Dicas e informações sobre casa e construção

Duchas para banho, com e sem desvio, com barra e externa

Veja aqui os vários tipos de duchas frias para banho, modelos com e sem desvio da água, modelos com barra de regulagem de altura e ainda as duchas externas para piscina.

Do ponto de vista prático, duchas e chuveiros são a mesma coisa, afinal, ambos são usados para tomar banho, mas há quanto a forma que eles soltam a água há diferença, uma vez que o chuveiro solta a água usando apenas a gravidade, enquanto que a ducha exerce forte pressão na água, o que permite que ela saia com força formando um jato de água muito bom para aquele dia em que você está bem cansado e quer relaxar um pouco no banho.

Abaixo, alguns tipos de duchas que podem ser encontradas no mercado e usado no seu banheiro. Veja alguns modelos:

Ducha com desvio

Esse tipo de ducha oferece uma mangueira que permite desviar a água para o conhecido “chuveirinho” que pode ser usado para banho em crianças ou mesmo para lavar apenas algumas partes do corpo.

De que as válvulas de desviador de fio são úteis

Uma válvula deve permitir que o chuveiro seja instalado sobre um banho, eliminando a necessidade de uma caixa separada. Isso economiza espaço no banheiro, evitando uma instalação de extras de tubos, torneiras e azulejos.Um lavador de borracha e o fluxo de água para o banho e forçar verticalmente através da cabeça do chuveiro.

Desviador de 3 válvulas

Esse tipo de desvio, localizado entre as torneiras de uma mangueira com duas torneiras, pode ser levado ao chuveiro e à banheira. As torneiras de água quente e fria são aplicadas para a água à temperatura correta. Normalmente, girar o aspirador no sentido horário 180 º permite que a água seja molhada. Girar o desviador no sentido anti-horário retornará o fluxo de água para a cuba.

Desviador de Duas Válvulas

Como no desviador de 3 válvulas, o banhista corre a água através da bica até que seja misturado à temperatura desejada. O desviador, com 2 válvulas cada na forma de um L, empurra a água para cima, para o braço do chuveiro e para fora do chuveiro. Este desviador de 2 válvulas pode ser localizado no centro de uma torneira que ajusta a temperatura com um único mostrador virado para a esquerda para água quente e para a direita para o frio, ou pode ser colocado entre as torneiras de uma torneira de 2 torneiras.

Veja aqui exemplos de duchas com desvio

Ducha sem desvio

É o mesmo produto, mas não contem a mangueira para o chuveirinho, neste caso ela exerce apenas a função principal. A ducha usa bastante água e é necessário que tenha bastante pressão. Geralmente se usa a água da rua e se for usar da caixa dágua, é necessário que esta esteja há uma boa altura para permitir a pressão necessária.

Há modelos com fixação no teto e na parede. Quanto ao formato ele pode ser redondo, quadrado ou retangular. Pode se ainda optar por modelos que tenha a regulagem de direcionamento do jato de água ou modelos fixos.

Veja aqui exemplos de duchas sem desvio

Duchas com barra

Este tipo defere dos demais modelos pelo fato de ter uma barra fixada na parede na posição vertical, permitindo assim que você possa regular a altura da ducha de acordo com a sua necessidade. Se uma criança for usar, basta abaixar, se um adulto ou pessoa de grande estatura for usar, basta subir a ducha e assim conseguirá a posição adequada para cada uso.

Benefícios das barras deslizantes de chuveiro

Além de ajustar a diferentes alturas e ângulos, barras deslizantes de chuveiro podem ser instaladas em casas onde a banheira não tem uma cabeça de chuveiro existente. A barra deslizante do chuveiro pode ser instalada como uma medida temporária para alterar o design de uma banheira ou como uma resposta permanente para um chuveiro difícil de usar.

Barras de deslizamento de chuveiro também podem ter vários chuveiros instalados e cada chuveiro pode ser ajustado para a altura desejada para uma massagem de corpo inteiro do chuveiro. 

Exemplos de ducha com barra

Duchas externas

As duchas externas são modelos mais adequados a uso em ambientes de piscina, praia ou outro local de recreação ao ar livre. Existem modelos de PVC como de metal, com preços e gostos para cada situação.

Exemplos de ducha externas

Aquecimento solar ou a gás

Vale lembrar que os modelos com ou sem desvio, bem como os modelos com barra são adequados para serem usados em locais onde há aquecimento da água por energia ou aquecimento solar e gás.

Preços

Os preços das duchas podem variar muito também, podendo chegar a valores superior a R$ 4.000,00 por uma única ducha. No entanto há modelos mais econômicos que podem ser comprados por menos de R$ 100,00. Na construção civil, especialmente na parte de acabamento essas disparidades de preços são comuns e atendem a todos os gostos e bolsos.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade