Dicas e informações sobre casa e construção

Dica de construção: Lixar madeira após primeira demão

Veja esta dica que mostra a importância de lixar madeiras após a primeira demão de selador ou fundo preparador que é usado antes da aplicação da tinta ou do verniz para madeiras. É muito difícil pintar uma porta e uma janela de madeira utilizando apenas um pincel comum? Quais as dicas e os detalhes que precisa ser considerados na preparação da madeira pintura dela?

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

A pintura da minha casa ficou por minha conta, já que eu não contratei um pintor para fazer o trabalho. Durante a construção eu gastei mais do que o orçamento previa ou poderia bancar e no final tive de colocar a mão na massa se eu quisesse terminar a casa e me mudar.

Na preparação da parede eu contratei um profissional apenas para dar a segunda demão de massa corrida e lixar, pois eu fiquei com medo de não conseguir fazer esta parte que era muito delicada. Já as madeiras das portas ficaram para o final e eu cometi um pequeno erro pelo qual atrasou um pouco mais meu trabalho.

Lixar depois do selador

O que eu fiz foi o seguinte: Lixei todas as portas e depois apliquei a primeira demão do verniz, o resultado foi que a madeira arrepiou e ficou muito ruim o resultado. Conversando com um pintor, ele me disse que o correto seria eu aplicar primeiro um fundo preparador para madeira e ai ela iria arrepiar, então eu deveria lixar e depois aplicar o verniz.

Mas como eu já tinham aplicado a primeira demão do verniz, tive de lixar novamente em cima dele e depois aplicar uma segunda demão para que os resultados ficassem bons.

Dica

A dica então é você estar ciente de que a madeira irá arrepiar, seja como verniz, selador ou fundo preparador. Sabendo disso o ideal é aplicar o fundo e depois lixar, assim você ganha tempo e evita ter de lixar duas vezes como eu tive de fazer.

Como pintar portas e janelas de madeira com pincel?

Madeira é um material bastante delicado em termos de pintura ou qualquer superfície que você venha aplicar sobre ela e para isso é necessário tomar alguns cuidados para que você tenha um bom resultado e que a pintura seja uniforme e durável. Mas a madeira é também um material bastante fácil de trabalhar e com alguns cuidados você consegue um bom resultado na aplicação da tinta ou verniz.

Preparação

Quando fui pintar as portas da minha casa, o melhor aplicar o verniz comecei lixando a madeira e depois já apliquei uma primeira demão de verniz. Conversando com meu sobrinho que é pintor profissional, ele recomendou que eu fizesse de maneira diferente, ou seja, antes de lixar madeira ideal seria que eu aplicar um fundo preparador e depois que estiver seco normalmente a madeira iria arrepiar e aí seria o momento ideal para eu lixar e deixar ela bem lisinha para receber o verniz. Portanto fica esta dica, pois na verdade depois que apliquei a primeira demão de verniz, mesmo estando com a madeira já lixada ela arrepiou e eu tive que lixar novamente para poder aplicar a segunda demão.

Na preparação você deverá também retirar as fechaduras e se isto não for possível, use fita crepe para envolvê-las, assim como as dobradiças da porta.

Aplicação do verniz

Pode ser feita com pincel, pois com ele você acaba tendo um pouco mais de agilidade na aplicação. Algumas pessoas recomenda o uso do rolo, mas sinceramente eu não gostei e achei que você perde muito tempo e é bem mais difícil fazer aplicação uma vez que alguns detalhes você não consegue fazer com o rolo. Outra dica importante é que você precisa usar o pincel acompanhando aveia da madeira, isto é, normalmente você passa o pincel no sentido vertical e não necessariamente no sentido horizontal.

PS: O ideal é usar sim o rolo de espuma, pois é mais fácil a aplicação e o resultado pode ficar melhor, principalmente se a superfície estiver bem lisinha para a aplicação. O uso do pincel foi uma opção minha apenas.

Diluição

Um cuidado que você deve ter é com a diluição do verniz que normalmente é feito com águaraz, também deve se considerar a quantidade certa de diluição para facilitar a aplicação do mesmo. Neste caso eu recomendo você seguir alimentação do fabricante do verniz que você estiver utilizando, mas normalmente a diluição não passa de 10%.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.