Dicas e informações sobre casa e construção

Como aplicar textura e grafiato na parede ou muro?

Qual a diferença entre textura e grafiato? Pessoas sem nenhuma experiência com pinturas conseguem aplicar e obter bons resultados ou isso é coisa apenas para profissionais?

Aplicação de textura ou grafiato na parede ou no muro da sua casa é uma daquelas etapas que você mesmo pode fazer. Quando eu estava terminando a construção da minha casa é o dinheiro já tinha acabado, eu e minha esposa resolvemos encarar essa tarefa de fazer aplicação na parte externa com textura se pelo menos uma parede interna com grafiato. Acredito que o resultado final não ficou tão bom como se um profissional tivesse feito, mas foi aceitável o resultado considerando que foi feito por dois amadores em pintura.

O grafiato é um pouco mais difícil de fazer do que a textura, primeiro porque ele seca muito rápido e depois porque é necessário um pouquinho de habilidade para fazer os riscos certinhos sem ficar parecendo coisa de amador. A textura é passada com rolo e por isso é bem mais tranquilo, embora também exija um pouco de habilidade.

Como aplicar grafiato

Este vídeo mostra como fazer a aplicação do grafiato na parede com diversas dicas e um sistema de tira dúvidas com algumas dúvidas respondidas, como:

  • Qual a diferença entre textura e grafiato?
  • Como faço o grafiato com gliter?
  • Como faço o grafiato perolado?
  • Grafiato protege contra a umidade?
  • Entre outros

Este segundo vídeo já é um pouco mais prático, onde um profissional da área faz a aplicação do grafiato em um muro. Ele é muito bom para quem deseja ver como é feito na prática e pegar aqueles detalhes de como usar a desempenadeira, entre outros.

Eu tenho uma dica que vale para pessoas inexperientes como eu que é aplicar na parede de cima a baixo e não fazer a parte de cima para depois fazer a parte de baixo, pois neste caso talvez ficará a marca separando uma parte e outra.

Como aplicar texturas

Este vídeo é bem rapidinho, mas é o suficiente para você ver como deve ser aplicado a textura usando o rolo.

Minha dica para aplicar textura é você manter sempre a mesma estratégia, ou seja, se em um momento você passa o rolo de um jeito e em outro momento passa de outro, ficará diferente o resultado. Esta foi minha maior dificuldade. Isto inclui a forma de diluição, pois a mesma estratégia e quantidade de água usada na diluição de uma preparação, deve ser para as outras.

Perguntas e respostas

O que é granfino?

Granfino nada mais é do que um grafiato de malha fina. Por malha, entenda que é a espessura das pedrinhas que tem no meio da massa. Quando maior essas pedras, maior grossa será a malha e os riscos serão mais profundos e aparente. Existe uma malha bem fininha que é a 16 e ao riscar o grafiato os riscos ficarão bem sutis. Este tipo de grafiato é conhecido como granfino.

Gafiato ou textura?

O uso de um ou outro dependerá muito da qualidade estética que você quer para sua casa. Ambos tem basicamente as mesmas características em termos de proteção da parede. O que vai mudar é o efeito estético, já quem ambos são distintos neste sentido. Compare abaixo os resultados:

Parede com grafiato

Parade com textura

Posso usar grafiato em paredes internas?

Pode, mas com moderação. Não seria aconselhável aplicar grafiato em todas as paredes internas de sua casa, mas eventualmente uma parede ou parte dela como efeito de decoração pode ser feito sim e fica muito bom. Na minha casa, eu fiz metade da parede da sala que tem 4,5 metros de altura e depois pintei com uma cor diferente. Ficou muito bom.

Textura e grafiato protege a parede ou muro?

Sim. Esta é na verdade a sua principal função. Depois de aplicados e seco, esses produtos formam uma camada bastante uniforme e rígida que impede a penetração de umidade ou pelo menos ajudar a evitar.

Contudo, o ideal é ainda aplicar uma camada de impermeabilizante que pode ser o Vedapren ou similar que proteje contra a água da chuva ou ainda um impermeabilizante a base de cimento para ser usado nos rodapés ou locais que terão contato com terra ou mais frequentes a umidade.

Como se aplica textura?

Usando um rolo próprio que tem ranhuras. Esse rolo é usado como rolo de pintura, a diferença é que as ranhuras dele farão o desenho na parede. Existem diversos modelos de rolos e cada um deles irá produzir um desenho diferente. Há pessoas que usam outras técnicas de aplicação que não seja o rolo, mas ai é uma questão bem específica e não tem um padrão.

Antes disso, é preciso dissolver a textura em água até formar uma massa mais mole e que seja capaz de ser aplicada. Na embalagem já consta a quantidade de água que se deve usar para fazer a diluição. Se ficar muito mole ou muito ou muito dura, terá diferença no resultado, ou seja, você precisa aplicar na parede inteira a textura com a mesma consistência, pois se fizer uma parte com ela mais mole e outra parte com ela mais dura a diferença será visível.

Como se aplica grafiato?

Assim com a textura é necessário dissolver em um pouco de água para dar um ponto mais adequado a aplicação. Só que neste caso a aplicação é feito com a desempenadeira, da mesma forma que se aplica massa corrida. Após aplicar uma camada uniforme do grafiato vem a segunda parte que é riscar com uma desempenadeira de plastico. Há várias formas de riscar, como horizontal, vertical, nos dois sentidos, formando quadrinhos ou em espiral.

Textura e grafiato é mais usado em muros?

Não necessariamente. O uso desses produtos são comuns na área externa, seja em paredes ou muros. O que acontece é que além do aspecto decorativo ou acabamento, existe também a questão deles oferecerem certa proteção a parede contra umidade, por exemplo.

Mas o seu uso em áreas internas também é comum, mas não de maneira generalizada, ou seja, não se aplica grafiato em todas as paredes internas, mas pode ser que você queira fazer uma parede para efeito de decoração e diferenciar das demais, por exemplo.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade