Dicas e informações sobre casa e
construção

Como é feita a entrega de materiais de construção em apartamento?

Veja um relato baseado em minha experiência, quando às condições e dificuldades para entrega de materiais de construção em prédios de apartamentos, bem como mudanças e entrega de móveis.

Diferentemente do que acontece em casas, a entrega de materiais de construção em apartamentos é um pouco diferenciada e é um detalhe muito importante na hora de você considerar a reforma de um apartamento.

Passei por isso recentemente e como não tinha experiência em reforma de apartamento, tive de aprender algumas coisas e perceber que o processo de reforma nesses ambientes é um pouquinho mais complicado do que a reforma de uma casa residencial.

Em uma casa, o caminhão do material de construção encosta na porta eles descarregam. Mas em um apartamento, tirar o material de construção do caminhão levar até dentro do apartamento pode ser um pouco mais complicado. Embora possa haver variação de prédios para prédios e apartamentos para apartamentos, acredito que os pontos abaixo devam ser considerados.

Liberação na portaria

Assim como acontece em outros tipos de condomínio, o primeiro ponto é a liberação na portaria.

Existem dias e horários específicos que possa de ser feito a entrega de materiais de construção, entrega de móveis, mudanças, dentre outros. Normalmente é em horário comercial, das 8hs às 17h, de segunda a sexta-feira.

Além da questão do horário, também existe a questão da disponibilidade. Como veremos abaixo, normalmente existe limitação de uso do espaço, elevador e possivelmente escada. Sendo assim, pode ser que a portaria tenha de liberar, em alguns casos, um entregador por vez.

Local para descarga

Cada condomínio ou empreendimento terá sua própria política quanto a entrega, bem como o local onde o caminhão possa estacionar para descarregar o material de construção.

Mas é comum haver um local específico ou um local e forma mais adequada de fazer isto.

No prédio onde eu moro, caminhões grandes precisam descarregar na rua e entrar com o material no carrinho de mão pela entrada da garagem (subsolo). Se for um veículo pequeno, é possível entrar no espaço das garagens e estacionar em uma área delimitada próximo aos elevadores para a descarga.

Mas como afirmei acima, isto vai vadiar de empreendimento para empreendimento. Contudo a liberação de uso desses espaços dependerá da demanda desses espaços no momento da entrega, dos dias e dos horários estabelecidos pela portaria.

Elevador

Conseguir entrar no condomínio com o material é uma coisa, subir os materiais até o apartamento é outra.

Normalmente os prédios têm dois elevadores, sendo um social e outro de serviços. Então os materiais de construção precisam subir pelo elevador de serviços.

Neste caso é importante considerar que pode haver mais de um entregador ao mesmo tempo, bem como outros moradores também utilizando o elevador de serviços para diversos fins.

Então pode acontecer de ele estar bastante concorrido em alguns dias ou horários. Sem contar que dependendo da quantidade de materiais que você precisar subir, será necessário fazer por etapas o que demanda muito uso desse elevador causando inclusive certos congestionamentos em algumas situações.

Também é preciso levar em conta que os elevadores suportam uma capacidade máxima em termos de peso e portanto dependendo do tipo do material será preciso fracionar esta subida.

Escada

Mas existem casos em que os materiais que são entregues são grandes demais para caber no elevador e aí a alternativa é recorrer à escada.

Peças grandes de madeira para móveis planejados, trilho de alumínio, portas, dentre outros materiais podem ser grandes demais para entrar no elevador e nesses casos então é necessário subir com esses materiais pela escada.

É claro que esta é uma alternativa bem mais complicada e dependendo do andar que precisa subir ficar é muito trabalhoso e desgastante.

Embora não seja considerado material de construção, alguns tipos de móveis podem ter este mesmo problema. Este é o caso de alguns modelos de sofás que geralmente são grandes demais para caber no elevador, mesas, box de camas, colchões, dentre outros.

Então quando for comprar certos materiais de construção ou móveis, seria prudente orientar a loja da possibilidade de ter de usar escadas para a entrega em alguns casos.

No apartamento em que fiz a reforma, algumas peças dos móveis planejados tiveram de subir pela escada. Como era o 11º andar, realmente foi um trabalho bastante complicado para os entregadores.

Guindaste

Será que é possível usar um guindaste para subir com algum tipo de material, algum móvel ou peça qualquer que você vai utilizar no apartamento e que não caiba no elevador ou na escada?

Este é um caso bastante incomum e muito improvável para a maioria dos casos. É possível em algumas condições apenas, desde que haja viabilidade técnica, aprovação do condomínio e talvez até da prefeitura seja necessário obter autorização para isso.

Acredito que em boa parte dos edifícios aqui no Brasil esta opção seja inviável do ponto de vista técnico, mas como disse acima cada caso é um caso.

Pessoalmente nunca vi uma situação dessas e acredito que elas sejam casos muito raros aqui no Brasil. Sem contar que seria uma operação extremamente cara e portanto o objeto precisaria valer muito a pena.

Talvez a única coisa que me vem na cabeça no momento seria caso de um piano, pois ele tem um alto valor, pode ter uma grande importância para a pessoa e dependendo do tamanho do piano, caso não couber no elevador, ficaria bem complicado subir 10 ou 15 andares com ele na escada.

Conclusão

Eu fiz a reforma de um apartamento e pude perceber o quão complicado é lidar com essas questões.

A recomendação é de fazer um bom planejamento da compra dos materiais, bem como da entrega. Alinhar com a portaria e estar ciente dos locais de descarga, dias e horários para entrega, bem como orientar os entregadores quanto ao uso de elevador ou escadas.

Acho que já deu para perceber que fazer mudanças para apartamento é também uma dor de cabeça à parte né? Pois é.

Quando o empreendimento tem elevador ainda facilita. Mas esses prédios de até 4 andares, normalmente não tem elevadores e ai tem de subir pela escada mesmo. Haja esforço para isso.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.