Dicas e informações sobre casa e construção

Cozinha conjugada com sala de jantar vantagens e desvantagens

Veja nossas dicas sobre os pontos positivos e negativos de fazer uma cozinha conjugada ou integrada entre sala de estar e cozinha pensando em praticidade e otimização de espaços.

A integração de sala de jantar com cozinha é uma realidade cada vez mais presente nas novas construções e também quando ocorre reformas de casas. A ideia é amada por uns e nem tanto por outros, mas é preciso considerar que o modelo conjugado traz diversas vantagens em relação ao modelo tradicional.

Em primeiro lugar, considere como deseja que sua cozinha funcione e interaja com sua sala de jantar ou sala de estar. Se você tiver uma área grande conseguirá um layout mais interessante.

Essa ideia pode ser bastante funcional para que o cozinheiro da casa participe da conversa com os convidados ou familiares enquanto prepara uma refeição, além de fazer com que espaços pequenos pareçam maiores.

Cozinha conjugada

Vantagens

Uma cozinha conjugada tem muitas das vantagens das ilhas de cozinha, pois usa menos espaço e proporcionam fácil acesso à casa toda. Essa ideia é ideal para cozinhas menores e oferece mais espaço de armazenamento disponível, podendo até mesmo alguns móveis da cozinha ficarem na sala, como o armário de pratos, que pode ser uma boa decoração.

  • As cozinhas em formato de U ou L permitem a integração das mesas de jantar e oferecem uma bancada de buffet para servir pratos de forma fácil e moderna, de modo que você tenha mais espaço em sua mesa de jantar.
  • Uma cozinha em linha reta geralmente tem menos espaço para móveis, mas pode ser projetada como parte da sala por ser discreta e poder fluir para o cômodo sem perder o estilo.
  • Muitas marcas oferecem ferramentas online para ajudá-lo a planejar e projetar sua cozinha enquanto integra seus aparelhos. Até mesmo aparelhos de bancada estão sendo tematizados, dos anos cinquenta retro aos modernos projetos contemporâneos e esquemas de cores diferenciados.
  • A união dos espaços faz com que a casa pareça maior e mais gostosa. Salas pequenas e cozinhas pequenas podem inclusive serem quebradas para que se tornem uma só e aparentem dar mais espaço à casa.
  • Pequenos espaços, como os apartamentos mais atuais, ganham muito com este tipo de integração, pois quanto menos parede houver, mais espaço disponível.

Desvantagens da cozinha conjugada

À medida que as cozinhas se tornaram mais abertas, a estética dos aparelhos tornou-se, consequentemente, mais importante. Refrigeradores, fornos e máquinas de lavar louça não podem estar velhas ou feias, para que você possa integrá-los com o restante da sua casa sem perder a beleza dos ambientes.

  • Muitas vezes, é mais fácil escolher aparelhos do mesmo fabricante para que você possa integrar alças, arestas, acabamentos de vidro e mais em todo o projeto. Isso pode acabar saindo mais caro, pois demanda que você compre peças novas.
  • Outra desvantagem é o gasto com um item essencial para uma cozinha aberta: uma máquina de lavar louça. Não há nada mais desagradável do que pratos sujos empilhados com visão para a mesa de jantar enquanto você está servindo a sobremesa.
  • Com uma máquina de lavar louça, você pode “esconder” pratos sujos à medida que você os remove da mesa de jantar, para que você não perca espaço na bancada ou crie uma bagunça desagradável.
  • Você também pode precisar de ventiladores e exaustores, ou seja, um gasto a mais. Certifique-se de que seus ventiladores sejam poderosos o suficiente para remover fumaça e calor.
  • A última coisa que você precisa quando se diverte com todos seus amigos é de uma sala esfumaçada e com cheiro de comida. Além disso, tenha cuidado para que o espaço do balcão não se torne espaço para armazenamento de itens do dia a dia, como chaves, sacos, papéis, correio e outros.

Portanto, se for investir em uma cozinha conjugada, certifique-se de analisar o orçamento e descobrir se poderá investir nos itens extras. Eles não são, obviamente, obrigatórios, mas podem facilitar muito seu dia a dia!

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade