Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir laje com blocos cerâmicos ou laje de isopor

Veja como construir uma laje de uma casa usando blocos cerâmicos como vedação ou laje de isopor. Veja alguns vídeos mostrando como funciona na prática a sequencia de colocação deles.

Para construir uma laje de uma casa é possível utilizar os tradicionais blocos cerâmicos que servirão de enchimento entre as vigas de concreto que são usadas na laje para dar a sustentação ou você poderá substituir os blocos cerâmicos por blocos de isopor que é bastante usado hoje em dia e tem como forte argumento o fato de ele ser mais leve, uma vez que eles não tem o papel de fazer sustentação e sim de preencher o espaço para colocação do concreto que vai em cima da laje.

Laje cerâmica

Para construir uma laje com blocos cerâmicos é necessário primeira a colocação das vigas de sustentação da laje, depois são colocados os blocos cerâmicos entre as vigas para fazer a vedação fazendo uma espécie de piso contínuo que servirá de base para a colocação do concreto. Depois da colocação dos blocos cerâmicos algumas pessoas costumam colocar uma manta treliça ferro para ajudar no reforço do concreto, mas isso se você não tiver usado a laje treliçada que já faz isso. Em seguida deve ser colocado o concreto que será a estrutura que dará uniformidade de sustentação da laje. Veja o vídeo abaixo mostrando como isto é feito

Laje isopor

A laje de isopor segue o mesmo princípio, modificando apenas o fato de que ao invés de bloco cerâmico são usados os blocos de isopor. Vale lembrar que em ambos os casos é necessário fazer o escoramento da laje para que ao colocar o concreto as vigas não venham a ceder.

Além do uso do isopor na laje, muitas pessoas têm adotado o EPS que é o tipo de isopor que estamos falando, para a construção de paredes, são as chamadas casas de isopor onde toda a estrutura dela, como paredes e laje são feitas com EPS.

Parece ser uma modalidade bastante promissora, especialmente pela velocidade de construção que chega ser muito mais alta do que o método tradicional.

Você pode ver aqui diversos vídeos explicativos e com exemplos mostrando como é feito a casa de isopor, seus benefícios e algumas possíveis limitações ou desvantagens também.

Veja abaixo um vídeo mostrando como construir uma laje com isopor.

Perguntas e respostas

Qual a vantagem da laje cerâmica?

Ela é bastante tradicional e portanto é fácil de encontrar no mercado. Dá uma boa sustentação e é largamente usada na construção civil tanto para casas ou apartamentos. Ela tem também diversos modelos que atendem bem a todas as necessidades.

Qual a sua desvantagem?

Ela é pesada e por ser cerâmica pode absorver mais o calor. É importante entender que o calor do sol aquece o telhado e este calor é transferido para a laje e depois é transferido para o ambiente. Desta forma, se não houver nenhum material que bloqueie este calo, inevitavelmente o ambiente da casa ficará mais quente.

Qual a vantagem da laje de isopor?

Ela é leve é portanto não dá uma sobrecarga na laje, muito fácil de usar e manusear e tem como grande característica o fato do isopor ser térmico e acústico, o que é muito bom para se usar em casa. Portanto sob este aspecto é uma boa vantagem usar o isopor como fechamento da laje.

Qual a sua desvantagem?

Lembro que um vizinho meu estava construindo e usou lajes de isopor. Ele não tinha concretado a laje ainda e um dia deu um vento muito forte e tirou boa parte dos blocos e esparramou pelo chão. Pode ser uma desvantagem para manuseio. Fora isso, não vejo muita desvantagens do uso do EPS (isopor) para a construção de laje.

Qual a diferença de preço entre eles?

Quando construí minha casa em 2015, lembro que cotei os dois valores e a diferença de preço era mínima, coisa de 1 ou 2 reais de diferença no metro quadrado. Então sob o ponto de vista econômico, tanto faz você usar um com o outro.

Se a diferença financeira é pequena, creio que os benefícios pesam a favor do EPS como vimos neste artigo. De qualquer forma é importante fazer uma pesquisa de preços na sua cidade para verificar qual compensa mais, isto em termos financeiros.

Mas fica seguro uma laje com isopor?

Fica, pois não é a lajota que dará sustentação a laje, é o concreto que você fará em cima e apoiará nas vigotas. Quando este concreto secar, ficará tão forte que se possível fosse, creio que mesmo que tirasse as lajotas ele não cairia.

E as casas de isopor?

Como visto acima, é uma tendência que a meu ver, veio para ficar. No caso das casas de isopor, toda a parede é construída com EPS ou invés de lajota, bloco ou tijolo, como acontece nas construções tradicionais. Segundo os especialistas nesta técnica de construção, o que ocorre é que como as placas de isopor são grandes e já vem prontas, o tempo de construção é muito menor e isto torna a construção mais barata.

Além disso, o isopor é térmico e acústico, que por si só já é uma grande vantagem. Além disso, os dois lados da parece são revestidos com uma malha de aço que depois é rebocada, com uma massa mais forte e quando seca se tornará uma parede de concreto deixando assim a estrutura muito forte.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade