Dentre os diversos serviços que podemos ter em casa, um dos mais requisitados e a TV por assinatura. Por muito tempo a recepção de sinais de TV no Brasil foi feita por ondas sonoras que eram transmitidas por antenas das próprias emissoras e recebidas por pequenas antenas, as chamadas escamas de peixe nas residências. Esse tipo de serviço é conhecido por TV analógica e os canais possíveis de serem captados eram os que tinham sinais aberto como a Globo, SBT, Record, Band, Rede TV, Cultura e outros.
Depois a nova onda foi das antenas parabólicas, aquelas grandes, que na verdade apenas melhorava a qualidade do sinal e ampliava um pouco a grande de canais, mas continuava apenas recepcionando os canais abertos, como a possibilidade agora de incluir receber outros canais quem não tinham transmissão por antena própria na sua região, especialmente os canais públicos como a TV Senado, TV Câmara, entre outros.
Você pode ter pensado que as antenas de TV eram as notícias de ontem, mas elas ainda estão no mercado e oferecem benefícios aos usuários que a televisão poir cabo e por satélite não conseguem igualar. Eles não são para todos, mas para usuários que têm um bom suprimento de estações de transmissão em sua localidade, as antenas podem economizar dinheiro e melhorar a qualidade do sinal. Você não precisa se livrar do seu serviço de cabo ou satélite para instalar uma antena.
Antenas são, por padrão, poupadores de dinheiro porque seu trabalho é receber TV grátis. Se você usar o serviço de cabo ou satélite e pagar uma taxa de serviço local mensal para receber canais locais, poderá economizar essa taxa a cada mês cancelando o serviço local e usando uma antena.
Por fim a moda chegou nos sistemas de assinatura que é aquele que você paga uma mensalidade para receber um determinado numero de canais de televisão. Há pacotes básicos com poucos canais e mais baratos e pacotes com muitos canais e mais caros, sem contar ainda os pacotes avulsos que você pode assinar, como canais de filmes, esportes, internacionais e outros.
Mas a TV por assinatura pode ser recepcionada de duas formas pelo menos, que é por cabo que a própria operadora precisa levar até sua casa e via satélite onde a recepção é feita através daquelas mini-antenas. Nos dois casos a recepção é digital e hoje temos ainda a transmissão em alta definição, o chamado HD e, portanto não muda nada em termos de qualidade e de quantidade de canais, já que estes dependem do pacote que você comprou.
As empresas de TV por satélite e por cabo possuem redes massivas, transportando centenas de canais para milhões de clientes. Para atender a esses clientes da maneira mais eficiente possível, as empresas de TV a cabo e por satélite usam tecnologias de compressão digital para reduzir o tamanho do canal de TV. Isso permite que mais canais caibam no sinal que está sendo entregue ao cliente. Enquanto a transmissão via satélite também usa compressão digital, há muito menos canais no sinal de transmissão de TV em comparação com a TV a cabo. Como resultado, menos dados são perdidos e a imagem parece limpa e nítida em comparação.
Agora que temos canais de transmissão disponíveis e uma TV que aceita um sinal digital, estamos prontos para configurar uma antena. Como mencionado,é a televisão que precisa ser digital, não a antena. Isso significa que qualquer antena funcionará.
Os assinantes de satélites sabem que seu sinal de satélite pode desaparecer durante o mau tempo, o que é uma preocupação em áreas que sofrem avisos de tornados ou clima de inverno. Quando manter um sinal é extremamente importante, uma antena é um caminho a percorrer.
Já fiz assinatura por operadora de antena ou via satélite e hoje assino a NET que é via cabo e posso afirmar que do ponto de vista prático não há muito o que diferenciar uma da outra. No sistema Via Satélite há um problema de recepção em dias de tempo muito ruim, mas é raro de acontecer, também devemos considerar como diferença o fato desta apenas receber sinais de TV, enquanto que no sistema a cabo é possível por um mesmo cabo receber TV, internet e telefone.
Já o sistema a cabo por sua vez tem a vantagem acima descrita, mas tem como principal desvantagem a área de cobertura que é bastante limitada, na verdade esta área está limitada a cidades, bairros ou ruas onde a operadora passou o cabo. Bairros mais distantes, cidades pequenas ou localidades mais remotas geralmente não são atendidas pelo sistema a cabo e ai o sistema via satélite é a única alternativa.
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega