Dicas e informações sobre casa e construção

TV a cabo ou via satélite por antena. Qual é melhor TV por Assinatura

Quais as diferenças entre os principais sistemas de transmissão de TV no Brasil como o sistema analógico e digital por antenas parabólicas ou ainda via cabo. Veja um panorama geral.

Dentre os diversos serviços que podemos ter em casa, um dos mais requisitados e a TV por assinatura. Por muito tempo a recepção de sinais de TV no Brasil foi feita por ondas sonoras que eram transmitidas por antenas das próprias emissoras e recebidas por pequenas antenas, as chamadas escamas de peixe nas residências. Esse tipo de serviço é conhecido por TV analógica e os canais possíveis de serem captados eram os que tinham sinais aberto como a Globo, SBT, Record, Band, Rede TV, Cultura e outros.

Antena parabólica

Depois a nova onda foi das antenas parabólicas, aquelas grandes, que na verdade apenas melhorava a qualidade do sinal e ampliava um pouco a grande de canais, mas continuava apenas recepcionando os canais abertos, como a possibilidade agora de incluir receber outros canais quem não tinham transmissão por antena própria na sua região, especialmente os canais públicos como a TV Senado, TV Câmara, entre outros.

Os benefícios de usar uma antena de TV

Você pode ter pensado que as antenas de TV eram as notícias de ontem, mas elas ainda estão no mercado e oferecem benefícios aos usuários que a   televisão poir cabo e por satélite não conseguem igualar.Eles não são para todos,mas para usuários que têm um bom suprimento de estações de transmissão em sua localidade, as antenas podem economizar dinheiro e melhorar a qualidade do sinal.Você não precisa se livrar do seu serviço de cabo ou satélite para instalar uma antena.

Antenas economizam dinheiro

Antenas são, por padrão, poupadores de dinheiro porque seu trabalho é receber TV grátis.Se você usar o serviço de cabo ou satélite e pagar uma taxa de serviço local mensal para receber canais locais,poderá economizar essa taxa a cada mês cancelando o serviço local e usando uma antena.

TV a Cabo e Via Satélite

Por fim a moda chegou nos sistemas de assinatura que é aquele que você paga uma mensalidade para receber um determinado numero de canais de televisão. Há pacotes básicos com poucos canais e mais baratos e pacotes com muitos canais e mais caros, sem contar ainda os pacotes avulsos que você pode assinar, como canais de filmes, esportes, internacionais e outros.

Mas a TV por assinatura pode ser recepcionada de duas formas pelo menos, que é por cabo que a própria operadora precisa levar até sua casa e via satélite onde a recepção é feita através daquelas mini-antenas. Nos dois casos a recepção é digital e hoje temos ainda a transmissão em alta definição, o chamado HD e, portanto não muda nada em termos de qualidade e de quantidade de canais, já que estes dependem do pacote que você comprou.

As empresas de TV por satélite e por cabo possuem redes massivas, transportando centenas de canais para milhões de clientes. Para atender a esses clientes da maneira mais eficiente possível, as empresas de TV a cabo e por satélite usam tecnologias de compressão digital para reduzir o tamanho do canal de TV.Isso permite que mais canais caibam no sinal que está sendo entregue ao cliente.Enquanto a transmissão via satélite também usa compressão digital,há muito menos canais no sinal de transmissão de TV em comparação com a TV a cabo.Como resultado,menos dados são perdidos e a imagem parece limpa e nítida em comparação.

Antena de TV de Transmissão

Agora que temos canais de transmissão disponíveis e uma TV que aceita um sinal digital, estamos prontos para configurar uma antena.Como mencionado,é a televisão que precisa ser digital,não a antena. Isso significa que qualquer antena funcionará.

Obter a paz de espírito

Os assinantes de satélites sabem que seu sinal de satélite pode desaparecer durante o mau tempo,o que é uma preocupação em áreas que sofrem avisos de tornados ou clima de inverno.Quando manter um sinal é extremamente importante, uma antena é um caminho a percorrer.

Qual é melhor

Já fiz assinatura por operadora de antena ou via satélite e hoje assino a NET que é via cabo e posso afirmar que do ponto de vista prático não há muito o que diferenciar uma da outra. No sistema Via Satélite há um problema de recepção em dias de tempo muito ruim, mas é raro de acontecer, também devemos considerar como diferença o fato desta apenas receber sinais de TV, enquanto que no sistema a cabo é possível por um mesmo cabo receber TV, internet e telefone.

Já o sistema a cabo por sua vez tem a vantagem acima descrita, mas tem como principal desvantagem a área de cobertura que é bastante limitada, na verdade esta área está limitada a cidades, bairros ou ruas onde a operadora passou o cabo. Bairros mais distantes, cidades pequenas ou localidades mais remotas geralmente não são atendidas pelo sistema a cabo e ai o sistema via satélite é a única alternativa.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade