Dicas e informações sobre casa e construção

Diferença entre a urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Entenda algumas das diferenças mais evidentes entre a urbanização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Veja alguns exemplos com a visita em algumas ruas no Brasil e exterior.

A urbanização é o processo formado por diversas características de uma determinada localidade que também conhecemos como cidade ou área urbana. O termo é muito amplo e pode envolver aspectos ligados à população, a geografia, ao planejamento da paisagem, infraestrutura, como água, esgoto, eletricidade e outros serviços urbanos como transporte, educação saúde e muitos outros.

Embora o conceito seja basicamente o mesmo, na prática a urbanização em países desenvolvidos é tratada de forma bastante diferente dos países subdesenvolvidos, embora seja muito difícil estabelecer com detalhes essas diferenças, algumas delas são bastante evidentes como pode ser vistas abaixo.

O processo de urbanização

O processo de urbanização é tema de estudos amplos de estudantes ainda em anos iniciais do ensino fundamental, e trabalha com característica central o processo onde a quantidade de pessoas que mora no campo vai diminuindo e a quantidade de pessoas que se encontra nas cidades vai aumentando, compreendendo-se que a população que antes era do campo passa a migrar para as cidades em busca de melhores condições de vida.

Essas condições de vida melhores que estão disponíveis nas cidades podem contar com alta oferta de empregos, oportunidade de estar mais próximo aos recursos, como estudo, pontos de compra e venda e lazer, acesso amplo a saúde, entre outros recursos.

Quando a pessoa do campo percebe que há a oportunidade de viver na cidade e se desprende de toda a atmosfera do campo para ter melhores condições de vida no espaço urbanizado, ela se desloca até ele em um processo que, quando ocorre em massa e muda a configuração do ambiente, é conhecido como urbanização do espaço.

Um espaço rural conta com grandes áreas verdes, quantidades grandes também de animais que ficam distribuídos de forma aleatória no espaço, falta de veículos em maiores quantidades, entre outros. Já o espaço urbano ou urbanizado conta com muitas casas, pontos comerciais, espaços de lazer, grandes concentrações de pessoas e veículos, poucas áreas de verde e mais áreas de trânsito, entre outros.

Urbanização nos países desenvolvidos

Nos países desenvolvidos urbanização é feita de uma maneira um pouco mais planejada isto pode ser observado claramente andarmos por uma rua de uma grande cidade nos Estados Unidos ou no Canadá, por exemplo. Você não precisa ir pessoalmente até esses países para perceber isso, utilizando o serviço do Google chamado de Street View é possível navegar pelas ruas de milhares de cidades pelo mundo inteiro e perceber claramente a organização nas ruas, nas construções, do espaço urbano, da paisagem, entre outros aspectos.

Cidade moderna

A urbanização em países desenvolvidos, como já dito acima, é um processo que acontece com maior intensidade, pode ser mais percebido e ainda é mais recorrente, sendo que pessoas que mora em países subdesenvolvidos procuram melhores condições de vida imigrando para países desenvolvidos, acelerando ainda mais o processo de urbanização dessas regiões.

De todos os aspectos que influenciam o processo de urbanização em países desenvolvidos, o que mais pode ser encontrado como fator crucial é a industrialização do espaço provocada pela geração de indústrias que traz maiores oportunidades de emprego, tanto no setor secundário, quanto no setor terciário, com salários mais altos e investimento no trabalhador com condições bem melhores do que em países subdesenvolvidos.

Veja abaixo alguns exemplos:

Rua típica na cidade de Toronto no Canadá. Forte presença do verde com ruas altamente arborizadas.

Rua na cidade de Chicago nos Estados Unidos. Perceba a ausência de fios de eletricidade nos postes.

Rua ampla e espaçosa em Vancouver no Canadá:

Exibir mapa ampliado

Principais características:

  • Marcado por forte industrialização, em alguns locais com verdadeiras cidades industriais;
  • Grande oferta de emprego e com melhores condições de renda. Em parte graças aos sindicatos e leis trabalhistas;
  • Abertura econômica, que permite a exportação de seus produtos, alavancando assim a economia local;
  • Investimentos em habitação, saúde, saneamento e principalmente em educação;
  • Modernização tecnológica, na cidade e no campo com valorização das atividades agrícolas;
  • Entre outros

Urbanização nos países subdesenvolvidos

Os países subdesenvolvidos sofrem com problemas da urbanização e o descontrole que é muito evidente em vários locais. A aglomeração de pessoas em grandes cidades é um problema bastante sério e um desafio para autoridades públicas no sentido de organizar a paisagem urbana e proporcionar às populações o melhor acesso ao transporte público, moradia, serviços essenciais e consequentemente a qualidade de vida. No Brasil, por exemplo, é muito comum encontrarmos nas grandes cidades as chamadas favelas e mesmo fora dessas favelas é fácil perceber a falta de planejamento urbano impactando negativamente na paisagem e modo de vida das pessoas.

Favela

O processo de urbanização de países subdesenvolvidos conta como fator crucial melhores condições de vida no que tange aos aspectos de acesso a saúde, educação, lazer e entretenimento. Tudo isso é procurado pelas pessoas que moram no campo e passam a ir para as cidades, procurando facilitar processos, onde antes eles precisavam se deslocar grandes distâncias para comprar um único produto que agora pode ser conseguido apenas caminhando até a esquina de casa.

Os países subdesenvolvidos trazem o que conhecemos como países emergentes, que são aqueles que mesmo participando desse grupo tem a oportunidade de chegar a participar dos países desenvolvidos, demonstrando tendência ao crescimento. O processo de urbanização nesses países em especial é como uma transição, onde as pessoas vão em busca de melhores condições de vida, mas com algum esforço ainda tem a oportunidade de conseguir emprego e com ótimas condições ao trabalhador.

Veja alguns exemplos em algumas cidades do Brasil.

Uma rua em São Paulo.

Uma rua no Rio de Janeiro:

Exibir mapa ampliado

Principais características:

  • Forte migração do campo para as cidades em busca de emprego;
  • Grandes populações urbanas com pouca capacidade de absorção dessas pessoas, resultando na favelização de muitos ou da forte exploração das periferias das grandes cidades;
  • Pouco acesso a educação e consequentemente com pouca capacidade profissional;
  • Cultura do endividamento com compras parceladas e financiamentos de bens não duráveis, como automóveis, por exemplo;
  • Entre outros.

Diferença entre o processo de urbanização desses países

A principal diferença entre o processo de urbanização dos países desenvolvidos e dos países subdesenvolvidos diz respeito à realidade que cada tipo de pessoa passa nessa região, onde antes eram apenas interesses de melhoria da situação de vida e inserção social, mais a frente se configura como uma necessidade de geração de renda, e que só alavanca o crescimento individual da pessoa que migra ou imigra, urbanizando o espaço ainda mais.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade