Dicas e informações sobre casa e construção

O que é poço artesiano e quais as regras para perfurar

Saiba o que é um poço artesiano, quais os passos devem ser seguidos para a perfuração do poço, como a escolha do local, o projeto, a licença da perfuração, o teste de vasão, entre outros aspectos que devem ser considerados.

Não é novidade para ninguém que o Brasil é um país afortunado em aspectos hídricos não é mesmo? Com um território vasto, o Brasil é um dos países com uma das maiores reservas naturais de água do mundo, dando notoriedade por ser um país de suma importância para a humanidade como um todo. Assim, é fundamental que o consumo consciente seja feito de modo a garantir recursos suficientes para as gerações futuras.

Aquífero água

Partindo desse princípio, uma prática muito comum e praticada ao longo dos séculos são os poços artesianos. Mas afinal de contas, você do que se trata um poço artesiano e quais são as regras necessárias para que um seja perfurado? Confira tudo que preparamos para você saber tudo sobre esse assunto, confira.

O que é um poço artesiano?

Prática muito comum ao longo dos anos, os poços artesianos sempre foram muito utilizados como fonte de recurso hídrico, especialmente em zonas rurais onde a atuação do poder público é mais fraca, assim sendo necessário medidas que venham a compensar essa ausência.

Os poços artesanais nada mais são que perfurações no solo com o intuito de encontrar um recurso hídrico. De modo geral, a sua principal diferença entre os poços artesianos e as demais variações, está simplesmente na não necessidade de bombas para a utilização da água. Os poços artesianos geralmente realizam perfurações em aquíferos e por isso a água flui com naturalidade e muita força, não necessitando da utilização de bomba para canalizar a água.

Quais as regras para que o poço seja feito?

Quando se deseja perfurar o solo a fim de encontrar recursos hídricos uma série de cuidados devem ser levados em consideração, tendo em vista que é uma prática que exige muita atenção e seriedade para ser feita. Isso é fundamental para garantir que o que será feito não trará nenhum prejuízo ao meio ambiente e aos utilizadores do poço.

Para que a construção de um poço artesiano seja feita, a primeira coisa que se deve ter em mente é que você precisa de um profissional capacitado que o mesmo seja feito. Somente um profissional será capaz de avaliar os riscos envolvidos no processo e agir com responsabilidade para garantir que nenhum dano será trazido às pessoas e ao meio ambiente. Além disso, o profissional será responsável pela viabilidade técnica do sistema, ou seja, ele será o responsável legal do projeto do poço.

Para a construção do poço será necessário seguir a norma ABNT NBR 12212, a qual corresponde ao projeto de poço para a captação de água subterrânea. Além disso, antes de iniciar a construção será necessário a licença de órgãos competentes da região.

Quais os passos devem ser seguidos para a perfuração do poço?

Antes mesmo de você sair por aí perfurando o solo, é necessária uma avaliação prévia para você entender alguns aspectos importantes para fazer um poço. Confira os passos que você deve seguir antes de fazer um poço artesanal:

Análise do terreno

Uma análise prévia do terreno é necessária para você perfurar o solo e fazer o seu poço artesiano. De modo geral, o seu terreno deve ter pelo menos 8 metros de comprimento por 3 metros de largura. Esses são os parâmetros mínimos exigidos.

Elaboração do projeto

O próximo passo é você elaborar o projeto do poço. Para isso será necessário contar com a ajuda de um profissional especializado no assunto.

Licença da perfuração

Para que você não cometa nenhuma ilegalidade, você deverá comparecer aos órgãos competentes e solicitar a licença para a perfuração do poço. Isto é necessário pois a água é um bem comum e portanto o seu uso deve ser regulado para que um não use demais e outros não possam usar.

Você deve procurar os órgãos ambientais de seu estado que são os responsáveis pela outorga, que nada mais é do que a licença para o uso da água em caso de perfuração de poço, desvio de rio e captação de água em lagos ou rios.

Você pode obter mais informações sobre licenças de poços e sobre a lei, outorga e fiscalização no site da Agência Nacional de Águas.

Início das obras

Com a licença em mãos, você já pode dá início às suas obras.

Teste de vazão

O teste de vazão é fundamental é fundamental para atestar a qualidade da água e a sua potabilidade. É fundamental para evitar problemas de saúde a todos os utilizados do poço.

Outorga de uso

Por fim, você precisará da outorga de uso. Esse documento é uma forma de garantir que você tem direito de utilizar os recursos hídricos.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade