Dicas e informações sobre casa e construção

Torneira monocomando, Temporizadas, misturadores. Cozinha e banheiro

Veja neste artigo o que são e quais os principais tipos de torneira monocomando para uso na cozinha e banheiro de uma casa, com alavancas superiores e laterais. Leia o artigo e entenda as diferenças. Conheça os vários modelos de torneiras que podem ser usadas no banheiro, como as temporizadas, convencionais ou misturadores comuns, de monobloco ou monocomando.

Para quem deseja ter tanto água fria quanto quente nestes cômodos da casa, uma torneira monocomando é uma ótima escolha. Para a cozinha e para o banheiro, há uma grande variedade de modelos disponíveis no mercado.

Para escolher a que melhor atende às suas necessidades, é preciso levar em consideração para que serão destinadas e fazer uma análise do local de instalação.

O que é torneira monocomando?

As torneiras monocomando possuem um design mais minimalistas em design e estilo. Há uma grande variedade de opções que são vendidas por preços baixos e opções de cores para todos os tipos de interiores da cozinha e banheiro.

Uma torneira monocomando possui uma única alavanca que ajuda a controlar o fluxo e a temperatura da água. Essa única alavanca é de fácil operação, sendo ideal para qualquer usuário.

Seu modelo é altamente durável e fabricado através dos melhores padrões. Uma torneira monocomando é uma excelente escolha de torneira para qualquer cozinha ou banheiro.

Misturador monocomando

É cada vez mais comum ter em casa água fria e quente, através de misturadores de água quente e fria usados em torneiras monocomando de banheiros e cozinhas.

Um misturador monocomando tem a função de misturar duas temperaturas de forma diferente dos demais misturadores, porque não precisa de duas válvulas para ajuste. Os modelos são parecidos com os de uma torneira comum.

Ele funciona ao manusear o regulador para uma direção, que deixará a água mais quente, e manusear para outra direção, que deixará a água mais fria. Esse misturador é mais prático para escolher a temperatura sem dificuldade.

Tipos de torneiras monocomando?

As torneiras monocomando possuem um único bico que controla o fluxo de água por uma alça. Elas são ideais para quem quer uma maior praticidade e eficácia. Elas podem ser de dois tipos:

Torneira monocomando com alavancas superiores

A alavanca de torneira monocomando com alavancas superiores é movida para cima e para baixo para ligar e desligar o fluxo de água, e ao girar de um lado para o outro, é possível escolher se a temperatura da água será quente ou fria.

Ela permite total controle sobre ela.

Torneira monocomando com alavancas laterais

A torneira monocomando com alavancas laterais permite puxar e empurrar a alavanca lateral para ligar e desligar o fluxo de água, avançando com ela para cima ou para baixo para definir a temperatura quente ou fria.

Torneiras monocomando para banheiro

Elas possuem apenas um comando para controlar a abertura de saída da água quente e fria. A vantagem em relação aos misturadores comuns de dois comandos é a facilidade de controle, com maior precisão na hora de temperar a água. Esse tipo de torneira, além de aspecto funcional, é bela e conta com designs, modelos, materiais e acabamentos diferentes. Com elas, o seu banheiro terá o aspecto que você desejar.

Torneira monocomando para cozinha

A torneira monocomando é uma ótima opção para cozinhas, com ativador único, que serve para fornecer água fria, natural ou aquecida. Ela é ideal para quem mora em lugares que têm, constantemente, dias com temperaturas baixas. A água quente ajuda muito durante as tarefas diárias, como a lavar louça e preparar alimentos, sendo que há modelos de temperatura máxima de 60ºC à 80ºC.

Algumas podem ser instaladas diretamente na parede ou na pia, por isso, na hora de escolher deve-se levar em consideração o espaço que há para todos os utensílios na pia. Para fazer uma escolha é preciso levar em consideração ficar à altura da bica.

Instalação

Há casas e apartamentos que não estão preparadas para receber cubas com monocomandos embutidos na parede. Nesse caso, pode ser necessário fazer uma obra para adaptar o encanamento e a instalação para o aquecimento da água.

O sistema de água quente precisa estar conectado a instalação de gás encanado ou aquecedor solar. porém é possível instalar um aquecedor elétrico individual sob a pia.

Vantagens

Uma das principais vantagens é o controle de único comando para acionar água quente e fria, tudo de forma simples, eficiente e rápida.

Elas possuem design moderno que acompanham as mudanças visuais e que proporcionam uma maior resistência.

Sua durabilidade permite uma boa relação de custo benefício.

Torneiras temporizadas, misturadores e convencionais

As torneiras exercem um papel importante na usabilidade da pia do banheiro ou cozinha e dependendo do modelo poderá trazer mais benefícios ou problemas de uso. Há diversos tipos, modelos, cores e uso de materiais, bem como diferentes aplicações. Veja abaixo alguns exemplos e as principais características de cada um deles.

Torneiras convencionais

São os tipos comuns de torneiras para o uso em banheiros e possuem acionamento de abertura e fechamento manual. Podem ter formatos, tamanhos e materiais diversos. Basicamente elas se dividem em dois grupos, sendo: torneira de mesa e torneira de parede.

  • Torneira de mesa. Ela recebe este nome pois é um tipo de torneia que é fixada sobre uma base (a pia) e a entrada de água é por debaixo da pia. Veja aqui alguns exemplos.
  • Torneira de parede. Ela recebe este nome pois é um tipo de torneia que é fixada na parede e a entrada de água é também pela parede. Veja aqui exemplos.

O primeiro tipo é mais indicado e provavelmente mais comum por não envolver a parede e sim ser fixada na pia, o que facilita muito em caso de manutenção.

Modelos e diferenças

Há vários modelos de torneiras convencionais, sendo que as principais diferenças estão relacionadas a:

Cor

  • Cromado (a mais comum)
  • Branco
  • Preto
  • Ouro velho
  • Dourado
  • Entre outras

Tipo de acionamento

  • ¼ de volta (a mais comum)
  • Tradicional
  • ½ volta
  • Toque
  • Rotativo
  • Alavanca
  • Entre outros

Tipo de material

  • Aço inox
  • Plástico
  • Entre outros

Torneiras temporizadas

Esse tipo de torneira quando acionada tem um mecanismo que aciona automaticamente após um período fechando a torneira e evitando que a água escoe por mais tempo. Ela é muito usada em banheiros públicos, como em shopping center e outros locais, mas pode ser usada no banheiro de casa. A economia de água é alta, especialmente em casas onde há crianças que as vezes abre a torneira e esquece de fechar.

Veja aqui exemplos de torneiras temporizadas

Torneiras misturadores

É um tipo de torneira que deve ser usada quando a casa tem aquecimento central de água. Com isso a torneira recebe tanto a água quente como a fria e assim permite que você regule a temperatura da água através de dois acionadores ou de um único acionador com dupla função.

Há pelo menos três modelos de misturadores:

Convencionais

Esse tipo de misturador conta com dois acionadores e normalmente eles são peças separados, portanto, ficaria uma torneira e dois misturadores, sendo um de água quente e outro de água fria. Veja aqui exemplos de misturadores convencionais.

Monocomando

Este tipo de torneira tem um único acionador, mas como função dupla, já que ele tem água quente ou fria quando aberto em lados opostos. Veja aqui exemplos de misturador monocomando.

Monobloco

Este tipo é um modelo que também conta com dois acionadores, mas em uma mesma peça, ou seja, integrado à torneira. É um modelo mais indicado que o primeiro desta lista. Veja aqui exemplos de misturador monobloco.

Por Redação e G Produções Editoriais

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade