Dicas e informações sobre casa e construção

Construção civil de antigamente e na atualidade

Recuo em relação à calçada e em relação ao mudo, Estrutura das paredes e forro, as diferenças entre a disposição dos cômodos da casa e uma variedade de materiais.

Analisar o modelo de construção civil de antigamente o modelo atual não é muito difícil, mas há características bem marcantes de cada época. A arquitetura mudou e é possível identificá-la em épocas diferentes, os processos de engenharia, o uso dos materiais de construção, entre outros. Sem ir muito longe podemos analisar em nossas cidades como era a construção civil de antigamente e de hoje. Podemos analisar as seguintes diferenças:

Recuo em relação à calçada

Nos bairros mais antigos é comum vermos as casas que foram construídas na calçada, isto é, antigamente não havia o hábito de recuar a construção em relação a calçada, como é obrigatório hoje. A vida era mais tranquila e não havia muitos problemas em ter uma janela na rua ou ficar sentada na calçada a noite nos dias quentes, por exemplo. Hoje é obrigatório um recuo cuja medida varia de cidade para cidade e de situação para situação. Em minha cidade é 5 metros.

De fato, esta proposta do recuo é bem melhor do que aquele amontoado de casas em cima da calçada. Se olharmos para o modelo americano ou de outros países, verá que o recuo existe não somente em relação a calçada, mas também em relação a outras casas e lá eles costumam ser bem maiores do que o 5 metros exigidos por aqui.

Recuo em relação ao muro

Hoje , com os terrenos cada vez menores é comum as pessoas construírem suas casas na divida dos terrenos, aproveitando melhor o pouco espaço que tem. Antigamente os terrenos eram grandes e as casas eram feitas no meio do terreno. A casa onde moro, que é em um bairro antigo tem um terreno de 400 metros quadrados e pelo visto parece que todos por aqui tem essas medidas. Na atualidade, exceto em condomínios ou bairros mais nobres é comum encontrarmos terreno com 250 metros, 200 e até 140 metros quadrados.

Eu considero que este realmente é muito pequeno, dado o tamanho dos terrenos que temos aqui, não há muito o que fazer em relação a isso. Mas você ter construções tão próximas umas das outras, inevitavelmente traz algum tipo de problema de privacidade, barulho e outros tipos de desconforto estão comuns em nossa cidade.

Estrutura das paredes e forro

Outra coisa que mudou bastante na construção civil foi a estrutura das paredes e o forro. Recentemente comprei uma casa antiga para fazer a demolição e percebi que além de ser toda de tijolo, eles foram assentados no barro e não na massa de concreto como é usado na atualidade. No forro também era comum o uso de madeiras, enquanto que hoje p mais usado é a laje de concreto.

Disposição dos cômodos da casa

Antigamente os cômodos eram grandes e ficavam ligados uns aos outros sem o uso de corredores. Hoje a atual arquitetura redefiniu este modelo de casas, colocando corredores que permitem distribuir o acesso aos cômodos.

As novas plantas das casas realmente trazem mais acessibilidade ao imóvel e a disposição de como ela é feita hoje proporciona não só o aproveitamento do espaço, como uma separação mais adequada dos ambientes. Aquela ideia de ter cômodo ligado a outro cômodo como é comum das construções antigas é bastante complicado e reflete um estilo de vida das famílias um pouco diferente do que temos hoje.

Uso de materiais

Por fim temos na atualidade uma variedade enorme de materiais que são usados na construção civil, como diversos tipos de portas e janelas, blocos de concreto e barro, o uso de vários tipos de ferro e em vários formatos e claro a imensa variedade de materiais de acabamento, como  pisos, porcelanatos, revestimentos, tintas e texturas, gesso, entre outros.

Quais são as matérias primas utilizadas na construção mais antigas?

Adobe ou simplesmente barro cru, em muitos casos é sinônimo de precariedade e material de pouca durabilidade, já que na maior parte das vezes só é visto barro cru em construções de casas muito pobres.

No entanto além de mais ecológico o barro cru pode ter muita resistência se empregado com técnicas corretas de construção e conservação.

Para ser ter uma ideia, partes da muralha da China que está de pé até hoje foram feitas a partir desta matéria prima. Inclusive muitos arquitetos e engenheiros defendem a utilização de Adobe pelo seu baixo impacto ambiental.

Pedra é um material muito resistente a ação do tempo e muito utilizado principalmente na arquitetura egípcia para a construção de pirâmides e túmulos, tais construções são conhecidos por todo o mundo.

O cimento dos romanos é realmente particular possui alta resistência a rachaduras e corrosões. Ele era composto por uma mistura de cinzas vulcânicas, cal e rocha. Juntos e aquecidos todos os itens da mistura reagiam a água do mar endurecendo. Tal qualidade do cimento empregado pelos romanos permitiu que fossem edificadas diversas construções como barragens, arcos, abóbadas e grandes palácios.

REFERÊNCIAS

Matéria: "Cientistas desvendam segredos de concreto super-resistente criado na Roma Antiga". Por Matt McGrath, Repórter de meio ambiente da BBC News. Acesso em 14/8/19. Link.

Matéria: "Adobe, matéria-prima tão antiga, pode ser alternativa para o futuro. A terra crua, uma das matérias-primas mais antigas e abundantes do mundo, está presente em casas tão sustentáveis quanto elegantes e modernas".  Por Kátia Stringueto e Keila Bis. Editora Abril. Acesso em 14/8/19. Link.

Matéria: "Saiba por que o concreto romano é 'indestrutível' ". History. Acesso em 14/8/19. Link.

Onde posso encontrar mais sobre o assunto? 

Conceituações: "APO: Introdução aos materiais de construção e normatização". Professora Carolina Barros. Acesso em 14/8/19. Link.

Artigo: "Transformações e Tendências na história da engenharia civil: do trabalho manual a sustentabilidade". Por Guilherme Ribeiro de Moura; Waldir Silva Soares Junior. Acesso em 14/8/19. Link.

Livro: "Planejamento, equipamentos e métodos para a construção civil". Por Robert L. Peurifoy, Clifford J. Schexnayder, Aviad Shapira, Robert L. Schmitt.  Acesso em 14/8/19. Link.

Matéria: "A Construção Civil no Brasil". Curiosidades. Site Engenharia 360º. Acesso em 14/8/19. Link.

"Saiba quais materiais eram empregados na engenharia da antiguidade". Curiosidades. Site Engenharia 360º. Acesso em 14/8/19. Link.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade