Dicas e informações sobre casa e construção

7 formas de economizar dinheiro para comprar a casa própria

Você fuma ou bebe, costuma viajar muito e usa cartão de crédito com muita frequência? Veja algumas dicas para ajudá-lo na economia de dinheiro para a compra de uma casa ou apto.

Muitos desejam comprar a casa própria mas não tem o dinheiro necessário para isso, mesmo aqueles que fazem o financiamento do imóvel precisa de dinheiro, já que a Caixa não financia 100% do imóvel e não bastasse isso 5% do valor do imóvel são gastos com documentação que precisa ser pago pelo comprador. Mas o que fazer quando o salário não aumenta e não sobra dinheiro para economizar para comprar a casa própria. Neste artigo relaciono 7 maneiras simples, ou não de fazer isso.

guardar dinheiro economizando

Pare de fumar e beber

Se você fuma ou bebe chegou a hora de parar. Não importa os argumentos de que isso é uma coisa difícil e que você fumou e bebeu a vida inteira. Pare e economize o dinheiro que você gasta com isso para sua casa. Faça um calculo é veja quanto você gasta por mês com cigarro e álcool, não o do carro, mas o que o você mesmo ingere e depois multiplique isso por 12 e vera o que daria para economizar.

É claro que não é com esse valor que você vai comprar a sua casa, mas as vezes diversos passos precisam ser dados e este certamente é um deles. Ele também ajuda a você definir outras metas de economia, pois para aqueles que fumam e bebem, como sabemos é bastante difícil de parar, mas se você colocar isso como meta é conseguir cumprir, verá que existem outras metas que você poderá estabelecer e assim conseguir também alcançar o objetivo.

Nota Fiscal Paulista

Ao fazer compras coloque o CPF na nota fiscal e participe do programa Nota Fiscal Paulista, isto se você estiver no estado de São Paulo. Este programa devolve parte do imposto que você pagou e pode não ser muito, mas ira te ajudar e você não terá trabalho nenhum.

Não chega a ser um valor muito alto, mas se você criar esse hábito, no final perceberá que conseguiu economizar algum dinheiro e isto pode ser útil para te ajudar a montar o seu capital necessário para dar entrada na compra de uma casa. Como já expliquei acima, não é através da restituição do valor da Nota Fiscal Paulista que você vai acumular o dinheiro que precisa para comprar a casa, mas será um item a mais que vai te ajudar e certamente ele será bem-vindo.

Substitua o comer fora por comer em casa

Comer fora é legal, gostoso e muito mais prático. As mulheres especialmente gostam muito desta ideia, mas é também muito caro e deve ficar fora do cardápio de quem precisa economizar dinheiro para comprar a casa própria. Compre alimentos e faça em casa, sai mais barato e tem ainda a vantagem de você saber o que está comendo e como isso foi preparado.

Como deve ser de conhecimento de todos, comer fora é caro, especialmente para aqueles que tem um hábito de fazer isso com muita frequência e talvez em locais um pouco mais sofisticados.

Este certamente é um dos itens mais fáceis que você economizar e dependendo do caso a economia pode ser muito significativa no final do ano, portanto é ponto item que eu levaria bastante a sério para você conseguir guardar um pouco mais de dinheiro.

Elimine o cartão de crédito

Cartão de crédito só em caso de necessidade mesmo. O ideal é parar de usá-lo ou até eliminá-lo mesmo para evitar a tentação de comprar. Cartão de crédito estimula muita gente a comprar sem poder comprar com a falsa ilusão de que só vou pagar depois, mas o depois chega e ai não tem jeito.

O cartão de crédito é o chamado crédito fácil, e como sabemos todo o crédito fácil costuma ser um problema para muitas pessoas que as vezes não mede as consequências e acaba usando em coisas que poderiam esperar um pouco ou de repente nem mesmo comprar aquilo.

Ter um bom planejamento financeiro do que realmente precisa gastar e usar o cartão em situações de necessidade, também pode ajudar você a ter uma boa economia de dinheiro que certamente será muito útil na hora de fazer a compra da sua casa.

Deixe o carro na garagem

fazer poupança economizar dinheiro

Se você pode deixar o carro na garagem faça isso e economize bastante dinheiro com combustível, mecânica e estacionamento, por exemplo. Tem pessoas que não larga o carro por nada e as vezes usa o veículo para ir a lugares onde poderia ir a pé ou através de outro meio mais econômico. O carro é um dos itens que mais consome dinheiro, pois além do caríssimo combustível, há ainda os impostos, seguro, mecânica e dependendo do lugar onde você for terá de pagar ainda o estacionamento.

É claro que existem situações em que não dá para você não usar o carro, ou às vezes não é a opção mais viável. Contudo o que precisa ser avaliado aqui é que se for possível, faça uso de outros meios de transportes, como bicicleta, transporte público ou mesmo caminhada já que além de você economizar dinheiro, pratica atividade física que algo muito necessário para a nossa saúde.

Pesquise e compare preços antes de comprar

Economizar dinheiro também significa comprar bem ou comprar direito. Tem coisas que temos de comprar todos os meses e não dá para abrir mão de tudo, mas nesses casos o importante e pesquisar, coparar os preços e depois comprar o barato. Já fiz isso com compras de supermercados, neste caso a estratégia é a seguinte.

  • 1º - Faça uma lista de tudo que precisará comprar
  • 2º - Visite três supermercados diferentes pesquisando o preço de cada item em cada um deles e anote na sua lista de compras
  • 3º - Refine a lista e separe os produtos com melhores preços em cada supermercado
  • 4º - Volte as três supermercados e compre aquilo que está mais barato em cada um deles.

Você deve ter pensado, mas isso dá muito trabalho? Sim, dá, mas os resultados compensam. O exemplo acima pode ser adotado para outros tipos de compras que você precisar fazer.

Deixe a viagem para depois

Viajar é muito bom, relaxa, tranquiliza, faz bem e por ai vai. Mas também é caro e muitas vezes você gasta aquilo que não poderia gastar. Deixe as viagens para depois e economizará um bom dinheiro que será muito útil para ajudar na compra da casa própria.

Passagens aéreas, traslados, diárias de hotéis, restaurantes, compras, custo com ingressos, dentre outros itens. Há muitos gastos envolvidos com uma viagem e normalmente os locais turísticos tendem a cobrar muito mais alto por quase tudo o que você consome, o que torna ainda mais alto o custo da sua viagem.

Para aqueles que pretendem comprar a casa própria e precisam guardar dinheiro para isso, fazer viagens, exceto aquelas de absoluta necessidade, não é uma boa estratégia e pode comprometer um valor significativo que poderia ser útil para você guardar para comprar na sua casa própria.

Os itens acima podem não ser muita coisa, mas junte eles e outros que não estejam relacionados aqui e coloque isso em um período, como um ano ou dois e verá que dará para economizar bastante. Ahh, a regra vale para todas as pessoas da sua casa e ai a economia pode ser maior ainda.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade