Dicas e informações sobre casa e construção

7 formas de economizar dinheiro para comprar a casa própria

Você fuma ou bebe, costuma viajar muito e usa cartão de crédito com muita frequência? Veja algumas dicas para ajudá-lo na economia de dinheiro para a compra de uma casa ou apto.

Muitos desejam comprar a casa própria mas não tem o dinheiro necessário para isso, mesmo aqueles que fazem o financiamento do imóvel precisa de dinheiro, já que a Caixa não financia 100% do imóvel e não bastasse isso 5% do valor do imóvel são gastos com documentação que precisa ser pago pelo comprador. Mas o que fazer quando o salário não aumenta e não sobra dinheiro para economizar para comprar a casa própria. Neste artigo relaciono 7 maneiras simples, ou não de fazer isso.

guardar dinheiro economizando

Pare de fumar e beber

Se você fuma ou bebe chegou a hora de parar. Não importa os argumentos de que isso é uma coisa difícil e que você fumou e bebeu a vida inteira. Pare e economize o dinheiro que você gasta com isso para sua casa. Faça um calculo é veja quanto você gasta por mês com cigarro e álcool, não o do carro, mas o que o você mesmo ingere e depois multiplique isso por 12 e vera o que daria para economizar.

Nota Fiscal Paulista

Ao fazer compras coloque o CPF na nota fiscal e participe do programa Nota Fiscal Paulista, isto se você estiver no estado de São Paulo. Este programa devolve parte do imposto que você pagou e pode não ser muito, mas ira te ajudar e você não terá trabalho nenhum.

Substitua o comer fora por comer em casa

Comer fora é legal, gostoso e muito mais prático. As mulheres especialmente gostam muito desta ideia, mas é também muito caro e deve ficar fora do cardápio de quem precisa economizar dinheiro para comprar a casa própria. Compre alimentos e faça em casa, sai mais barato e tem ainda a vantagem de você saber o que está comendo e como isso foi preparado.

Elimine o cartão de crédito

Cartão de crédito só em caso de necessidade mesmo. O ideal é parar de usá-lo ou até eliminá-lo mesmo para evitar a tentação de comprar. Cartão de crédito estimula muita gente a comprar sem poder comprar com a falsa ilusão de que só vou pagar depois, mas o depois chega e ai não tem jeito.

Deixe o carro na garagem

fazer poupança economizar dinheiro

Se você pode deixar o carro na garagem faça isso e economize bastante dinheiro com combustível, mecânica e estacionamento, por exemplo. Tem pessoas que não larga o carro por nada e as vezes usa o veículo para ir a lugares onde poderia ir a pé ou através de outro meio mais econômico. O carro é um dos itens que mais consome dinheiro, pois além do caríssimo combustível, há ainda os impostos, seguro, mecânica e dependendo do lugar onde você for terá de pagar ainda o estacionamento.

Pesquise e compare preços antes de comprar

Economizar dinheiro também significa comprar bem ou comprar direito. Tem coisas que temos de comprar todos os meses e não dá para abrir mão de tudo, mas nesses casos o importante e pesquisar, coparar os preços e depois comprar o barato. Já fiz isso com compras de supermercados, neste caso a estratégia é a seguinte.

  • 1º - Faça uma lista de tudo que precisará comprar
  • 2º - Visite três supermercados diferentes pesquisando o preço de cada item em cada um deles e anote na sua lista de compras
  • 3º - Refine a lista e separe os produtos com melhores preços em cada supermercado
  • 4º - Volte as três supermercados e compre aquilo que está mais barato em cada um deles.

Você deve ter pensado, mas isso dá muito trabalho? Sim, dá, mas os resultados compensam. O exemplo acima pode ser adotado para outros tipos de compras que você precisar fazer.

Deixe a viagem para depois

Viajar é muito bom, relaxa, tranquiliza, faz bem e por ai vai. Mas também é caro e muitas vezes você gasta aquilo que não poderia gastar. Deixe as viagens para depois e economizará um bom dinheiro que será muito útil para ajudar na compra da casa própria.

Os itens acima podem não ser muita coisa, mas junte eles e outros que não estejam relacionados aqui e coloque isso em um período, como um ano ou dois e verá que dará para economizar bastante. Ahh, a regra vale para todas as pessoas da sua casa e ai a economia pode ser maior ainda.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade