Dicas e informações sobre casa e construção

Vantagens e desvantagens forno elétrico e do micro-ondas

Veja quais são algumas das vantagens e desvantagens do forno elétrico e de micro-ondas no uso em casa. O que eles conseguem fazer bem feito e o que deixa a desejar nas suas funções.

O forno elétrico e micro-ondas são eletrodomésticos bastante úteis em uma residência, como eles estão disponíveis para venda em vários tamanhos e com funções diversas, atendem aos mais diferentes tipos de públicos e necessidades que as pessoas têm em suas casas. Existem vantagem e desvantagem do uso de cada um deles conforme veremos abaixo

Vantagens e desvantagens forno elétrico

Forno elétrico tem como vantagem a praticidade e rapidez com que ele possa ser utilizado, não gasta gás de cozinha e pode ser usado para os mais diferentes fins na cozinha. Como desvantagem existe o fato de não produzir o mesmo resultado se comparado ao forno convencional a gás, isto quando aplicado aos fornos pequenos e bem domésticos, naturalmente que os fornos elétricos profissionais conseguem fazer a mesma coisa sem problema nenhum. Chamado forninho elétrico infelizmente deixa a desejar um pouco de algumas funções domésticas.

Estilo

Uma vantagem dos fornos elétricos é a aparência deles. A maioria dos fornos elétricos vem com uma superfície de cozimento de vidro agradável que certamente pode adicionar talento a qualquer cozinha. Além disso, essas superfícies lisas são mais fáceis de limpar do que suas contrapartes de gás, que exigem a remoção de queimadores e placas para limpar os derramamentos.

Fácil de usar

Outro aspecto positivo dos fogões elétricos que os potenciais compradores devem levar em consideração é sua facilidade de uso. A energia está sempre ligada com fornos elétricos, e com o giro de um botão ou a pressão do botão, você está pronto para ir. Além disso, a bancada lisa de fogões elétricos oferece um lugar sólido para descansar panelas e frigideiras. Eles também tendem a vir equipados com um espaço extra sob o forno para armazenamento, que os fornos a gás geralmente não têm.

Desvantagens

Embora eles possam ser mais fáceis de operar e sejam mais baratos de comprar do que os fornos a gás, os fornos elétricos tendem a cozinhar os alimentos mais lentamente do que os seus equivalentes. Isto é especialmente verdadeiro, pois às vezes é difícil dizer se o forno está ligado na configuração correta, já que você não tem uma chama aberta.No entanto, deve-se notar que os fornos elétricos distribuem calor melhor quando assados, e o calor seco que eles produzem é ótimo para assar. Outra grande desvantagem com fogões elétricos são quedas de energia. Dependendo da sua localização, as falhas de energia podem ser algo com que você lida regularmente. Se for esse o caso, sempre que a energia estiver baixa, seu fogão não funcionará.

 

Vantagens e desvantagens do micro-ondas

Com forno micro-ondas têm como vantagem sua enorme praticidade e rapidez com que executa as diversas funções. Esquentar leite, água, aquecer o prato de comida, entre outras funções rápidas são as principais atribuições o que facilita muito a vida cotidiana que está cada vez mais corrida. Como desvantagem existe também a questão da limitação para algumas coisas mais sofisticadas, como cozinhar, assar bolo, entre outros. Nesses últimos casos não são todos os fornos micro-ondas que consegue fazer bem feito, portanto dependerá um pouco do modelo e da qualidade do próprio forno.

Principais vantagens:

  • Aquece rápido
  • Descongela rápido
  • É pratico
  • Não faz sujeira

Principais desvantagens:

  • É limitado quando a cozimentos ou assaduras mais complexas;
  • Esfria muito rápido também aquilo que foi aquecido.

Vantagens óbvias dos microondas

Fogão de microondas tem um número de vantagens:

  • Ocupa pouco espaço e é fácil de usar;
  • O modo de temperatura e o tempo de cozimento são automatizados;
  • Não aquece o ar na cozinha, porque não há chama aberta;
  • Fácil descongelar e aquecer alimentos de conveniência;
  • É adequado para cozinhar pratos dietéticos sem gordura;
  • Produtos que cozidos em forno de microondas retêm vitaminas;
  • Alimentos cozidos podem ser servidos na mesma louça.

Desvantagens dos microondas

Ao comprar um forno de microondas de um determinado modelo, confiamos na garantia do fabricante e nas explicações do vendedor. Mas é bom saber antecipadamente sobre o inconveniente de usar este tipo de eletrodoméstico.

  • A principal desvantagem de um forno de microondas é considerada um aumento no fundo da radiação eletromagnética. Mas sabe-se que a distribuição da radiação fora da câmara de microondas ocorre somente após muitos anos de exploração.
  • Outra desvantagem é um sabor incomum dos pratos, que é diferente do habitual cozinhado no fogão ou no forno.
  • Fogão de microondas é antieconômico. Seu consumo de energia grande - 1000 watts de energia necessária para cozinhar carne ou batatas.
  • O forno de microondas limita o número de receitas convencionais.É impossível brindar com bastante óleo de girassol, você não pode cozinhar ovos e grandes tortas.
  • Não é desejável ligar o dispositivo em marcha lenta ou para aquecer algo pequeno.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade