Dicas e informações sobre casa e construção

Estudar em casa: 5 dicas úteis para estudantes domésticos

Estabeleça alguns horários, tenha um local adequado, faça anotações, use e abuse da internet, transforme o estudo em estilo de vida. Veja as dicas para quem deseja estudar em casa.

É cada vez mais comum nos dias atuais encontrarmos pessoas que estão estudando em casa. Talvez a grande razão de tudo isso seja o fenômeno da educação a distância que está cada vez mais conhecido, funciona da seguinte maneira, ao invés de exigir que o aluno vá até a escola, o estudo, o conhecimento vai até o aluno e isto significa levar a escola até a casa do aluno. Então seja por algum curso EAD que a pessoa estiver fazendo ou outra forma de estudo qualquer, é importante criarmos algumas disciplinas e regras para transformar nossa casa em um bom local de estudos, e poder assim colher os frutos deste estudo. Veja abaixo algumas dicas:

educação a distância

Estabeleça alguns horários

Estudantes domésticos podem ser facilmente dispersos por alguma atividade na casa, como TV, pessoas, telefone, visitas, etc. Tudo isso pode atrapalhar um pouco ou muito a concentração nos estudos, por isso a dica aqui é estabelecer horários para estudar e buscar um local onde possivelmente haja a menor interferência possível.

Qual é o horário que você consegue se concentrar melhor? Por exemplo, para pessoas que tem uns filhos pequenos, talvez o melhor horário você a noite depois que eles fossem dormir, para outros pode ser de manhã logo quando você acorda e assim por diante.

Ter um horário adequado em que você possa se concentrar para estudar e organizar todo seu material de estudo é um diferencial importante E muito necessário, caso contrário você acaba sendo desestimulado por tentar fazer duas coisas ao mesmo tempo.

Tenha um local adequado

Assim como os horários são importantes, ter um lugar adequado e separado também é, a prática de estudar de frente para a televisão não é aconselhável, então veja em sua casa qual é o local mais apropriado. Este deverá ter boa iluminação, ventilação adequada, silêncio, e também acesso limitado das demais pessoas a fim de evitar interferências e barulhos.

Onde você se sentir mais confortável para estudar? Para alguns pode ser sentado no sofá da sala, outros vão querer fechar a porta do quarto tem uma escrivaninha, enquanto outros vão querer estudar em alguém lugar na área externa ou algum local mais aberto.

Qualquer que seja sua opção, o lugar precisa oferecer conforto e assim proporcionar um ambiente em que você possa se concentrar e estudar de maneira mais tranquila.

Faça anotações

Outra dica útil é anotar aquilo que de mais importante você tenha estudado. A nossa memória as vezes é curta e por mais que tenhamos entendido tudo no momento do estudo, não temos a garantia que amanhã não teremos esquecido ou ficaremos com dúvida. Para contribuir com a organização e disciplina dos estudos pode - se usar um caderno, agenda ou post it para escrever os assuntos mais relevantes contribuindo assim para um entendimento melhor.

Embora você seja tentado a pensar que o celular é o melhor local para fazer anotações, eu particularmente acredito que não. Quando você está estudando a melhor ferramenta que você possa usar para anotações talvez ainda seja bom e velho papel.

Minha justificativa para pensar nisso é que não papel você não tem regras, isto é, você pode escrever, pode desenhar, pode rabiscar e fazer tudo isso junto se isto for de ajudar a compreender e lembrar depois daquilo que você está estudando. No celular você ficaria um pouco mais preso e talvez não teria tanta facilidade para fazer a nota anotações livres.

Use e abuse da internet

A internet pode ser uma ferramenta muito eficaz no auxílio a estudantes domésticos, pois ela oferece muito conteúdo como vídeo aulas, artigos, tutoriais, dicionários e bibliotecas online, entre outros recursos que podem ajudar muito aqueles que desejam estudar em casa.

As opções que nós temos na internet para consulta e também ferramentas que ajudam no processo de aprendizado são tantas que as vezes fica difícil até escolher por onde seguir.

Vou dar alguns exemplos que podem ser usados para ajudar no seu processo de estudo a distância:

  • Videoaulas no Youtube
  • Cursos na Udemy
  • Artigos na Wikipedia ou outra enciclopédia digital
  • Dicionários on-line, como o Pliberam
  • Milhares de sites e blogs com conteúdo nas mais diversas áreas do conhecimento
  • Dentre outros.

Transforme o estudo em estilo de vida

Concluindo então é preciso repensar algumas coisas quanto a prática do estudo em casa. Talvez por conta de um curso a distância que uma pessoa esteja fazendo aconteça uma mudança de hábito, mas o ideal mesmo é haver uma mudança de estilo de vida. Estudar em casa pode ser útil para a vida toda, portanto seja através de um curso a distância ou outro recurso online deve-se criar o hábito de estudar sempre ainda que algumas horas por dia, estude em casa e transforme seu lar em uma escola permanente. Você certamente será muito beneficiado(a) e seus filhos, parentes e amigos terão um grande exemplo e influência.

E de fato, existem pessoas que estudam tanto que tornam isso é um estilo de vida. Isto não é nenhum exagero e também não estou dizendo que você precisa ficar estudando 24h, mas é necessário você ter o hábito de estudar sempre, ainda que seja em formatos diferentes, como leitura, assistir um vídeo, ouvir um podcast a respeito de um assunto que você queira aprender, conversar com pessoas de maneira mais organizada e sistemática, entre outros.

Por Casa Dicas. Revisão: Carolina dos Santos

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade