Dicas e informações sobre casa e
construção

Venda de casa a vista, permuta ou financiada?

Veja uma análise sobre as várias formas de pagamento em casa de venda de casa, apartamento ou outros imóveis. Do ponto de vista do vendedor, quais as diferenças entre a venda a vista, permuta ou por financiamento?

Quando uma pessoa pretende vender a sua casa, normalmente ele imagina que irá vender e receber o valor à vista, pelo menos creio que seja esta a perspectiva da maioria dos vendedores, afinal, quem vende quer receber logo.

Mas na prática as coisas podem ser bem diferentes, pois nem todas as pessoas dispõe de recursos para pagamento de um imóvel à vista e as vezes recorre a outras formas de pagamento como financiamento ou a permuta por outros imóveis.

Vamos analisar cada uma dessas condições de pagamento.

Venda à vista

Conforme citado acima, a venda à vista sempre é preferível do ponto de vista de quem vende. Aliás esta é uma premissa que norteia boa parte de todo o comércio.

Para que a venda seja a vista é necessário que o comprador disponha do montante total e isto pode ser bem raro, especialmente nos imóveis com valores muito altos. Imagine uma casa de R$ 800.000 ou R$ 1.000.000, quantas pessoas você conhece que poderia teria um montante desses na sua conta bancária?

Algumas características da venda de imóveis à vista:

  • É comum o comprador tentar um desconto maior, sob o argumento de que vai pagar a vista;
  • A conclusão da negociação tende a ser mais rápida;
  • Há menos burocracia envolvida no processo de compra venda e transferência do imóvel;
  • É um tipo de negociação mais rara, pelas razões acima explicadas.

Permuta

Fazer a venda de um imóvel considerando a possibilidade de uma permuta amplia bastante as opções de negociação, isto acontece porque muitas pessoas desejam comprar um imóvel de um valor maior, mas para isso precisam incluir o seu próprio imóvel de valor menor na negociação.

É uma modalidade razoavelmente comum, pelo menos foi o que eu percebi quando coloquei a minha casa a venda, pois boa parte das propostas que eu recebi incluía de alguma forma outros imóveis na negociação.

Algumas características da venda com permuta:

  • Normalmente a pessoa oferece um imóvel no valor menor e a diferença em dinheiro;
  • Pode acontecer da pessoa oferecer imóvel no mesmo valor que o seu e aí não haver torna;
  • No meu caso houve quem oferecesse imóveis no valor mais alto o que resultaria eu ter que dar uma torna em dinheiro, evidentemente que para mim e creio que pra maioria das pessoas que estão vendendo imóvel, isto não é uma alternativa válida;
  • É uma negociação mais difícil de fazer uma vez que você também precisa aprovar o imóvel que a pessoa está oferecendo e nem sempre agrada;
  • Em muitos casos, os compradores tentam inflacionar o valor do seu imóvel. É uma estratégia comum quando se tenta vender um imóvel, ou seja, anunciar por um valor as vezes mais alto do que ele realmente vale;
  • Dentre outros.

Venda financiada

A venda de um imóvel com opção de financiamento por parte do comprador é provavelmente uma das alternativas mais comuns de negociação na compra e venda de casas, apartamentos, terrenos e outros.

Neste caso o comprador recorre a um banco para pedir um empréstimo ou financiamento para pagar parte do valor do imóvel.

Digo parte do valor, pois não existe atualmente no Brasil financiamento de 100% do valor do imóvel. Então nesse caso o comprador terá de oferecer uma entrada em dinheiro e o restante pagar com o financiamento que o banco liberar.

Algumas características sobre a venda financiada:

  • A Caixa é provavelmente o principal banco em termos de financiamento imobiliário habitacional;
  • Conforme explicado, não existe financiamento de 100% do valor do imóvel e o percentual de financiamento pode variar de pessoa para pessoa dependendo do perfil do comprador;
  • É um processo mais burocrático e demorado, talvez por esse motivo muitos vendedores não aceitam financiamento como forma de pagamento;
  • Antes de fechar a venda e assinar o contrato de compra e venda, seria bastante recomendável recomendar que o comprador já fizesse uma proposta pré-aprovada do crédito que ele irá precisar;
  • Depois que assina o contrato com o banco, o dinheiro só vai cair na conta do vendedor aproximadamente 30 dias depois, este é o tempo médio usado para fazer o registro do imóvel;
  • Por se tratar de um financiamento de longo prazo é comum os bancos avaliarem o imóvel para ver se ele serve como garantia de longo prazo do financiamento. Pelo menos quando vendi uma casa, a Caixa mandou um engenheiro para fazer uma avaliação do imóvel. Creio que esta seja uma prática comum de outros bancos e que ainda esteja vigente até hoje;
  • Vale lembrar que nesse caso toda a documentação do imóvel, vendedor e comprador precisa estar em dia pois eles são bastante rigorosos neste aspecto.

Conclusão

Para concluir não é possível dizer qual é a melhor forma de fazer a venda da casa. Evidentemente que a melhor seria o pagamento à vista, mas isso limita bastante as opções que você tem de venda.

Se você não tem pressa de vender o imóvel, poderá insistir um pouco nesta alternativa, mas se abrir a opção para uma permuta e consequentemente para um financiamento as opções aumentam muito e torna-se mais fácil o fechamento de um negócio.

Portanto cada caso é um caso e os vendedores precisam avaliar qual é a melhor alternativa para a realização deste tipo de negócio. Eu desejo boa sorte.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.