Quando uma pessoa pretende vender a sua casa, normalmente ele imagina que irá vender e receber o valor à vista, pelo menos creio que seja esta a perspectiva da maioria dos vendedores, afinal, quem vende quer receber logo.
Mas na prática as coisas podem ser bem diferentes, pois nem todas as pessoas dispõe de recursos para pagamento de um imóvel à vista e as vezes recorre a outras formas de pagamento como financiamento ou a permuta por outros imóveis.
Vamos analisar cada uma dessas condições de pagamento.
Conforme citado acima, a venda à vista sempre é preferível do ponto de vista de quem vende. Aliás esta é uma premissa que norteia boa parte de todo o comércio.
Para que a venda seja a vista é necessário que o comprador disponha do montante total e isto pode ser bem raro, especialmente nos imóveis com valores muito altos. Imagine uma casa de R$ 800.000 ou R$ 1.000.000, quantas pessoas você conhece que poderia teria um montante desses na sua conta bancária?
Algumas características da venda de imóveis à vista:
Fazer a venda de um imóvel considerando a possibilidade de uma permuta amplia bastante as opções de negociação, isto acontece porque muitas pessoas desejam comprar um imóvel de um valor maior, mas para isso precisam incluir o seu próprio imóvel de valor menor na negociação.
É uma modalidade razoavelmente comum, pelo menos foi o que eu percebi quando coloquei a minha casa a venda, pois boa parte das propostas que eu recebi incluía de alguma forma outros imóveis na negociação.
Algumas características da venda com permuta:
A venda de um imóvel com opção de financiamento por parte do comprador é provavelmente uma das alternativas mais comuns de negociação na compra e venda de casas, apartamentos, terrenos e outros.
Neste caso o comprador recorre a um banco para pedir um empréstimo ou financiamento para pagar parte do valor do imóvel.
Digo parte do valor, pois não existe atualmente no Brasil financiamento de 100% do valor do imóvel. Então nesse caso o comprador terá de oferecer uma entrada em dinheiro e o restante pagar com o financiamento que o banco liberar.
Algumas características sobre a venda financiada:
Para concluir não é possível dizer qual é a melhor forma de fazer a venda da casa. Evidentemente que a melhor seria o pagamento à vista, mas isso limita bastante as opções que você tem de venda.
Se você não tem pressa de vender o imóvel, poderá insistir um pouco nesta alternativa, mas se abrir a opção para uma permuta e consequentemente para um financiamento as opções aumentam muito e torna-se mais fácil o fechamento de um negócio.
Portanto cada caso é um caso e os vendedores precisam avaliar qual é a melhor alternativa para a realização deste tipo de negócio. Eu desejo boa sorte.