Dicas e informações sobre casa e
construção

Vale a pena fazer casa em condomínio para vender?

Será que vale a pena investir tempo e dinheiro comprando terrenos em condomínios fechado para fazer casas para vender? Este tipo de empreendimento é lucrativo? É arriscado? Como saber?

Fazer casa para vender é uma atividade bastante comum e que diversas pessoas exploram. Pode ser sim uma atividade bastante lucrativa, mas exige um pouco de experiência e diversos cuidados precisam ser tomados para que você não perca dinheiro.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que se você é uma pessoa física e pretende fazer da construção e venda de casa uma atividade comercial, precisará abrir uma empresa para este fim. Eu não sou contador e por isso recomendo que você procure um contador que poderá dar as orientações corretas quanto ao tipo de empresa que precisa ser aberta e as demais providências que precisam ser tomadas. Mas geralmente trata-se de uma empresa de incorporação imobiliária ou construtora, dependendo do caso.

A questão condomínio

Embora a prática de construir casas para vender seja comum, conforme já citei acima, nesse artigo gostaria de analisar a questão de casas em condomínio. Será que neste caso é mais vantajoso e haveria a possibilidade de melhor ganho?

Para responder a essas perguntas, separei alguns pontos que pretendo considerar, como podemos ver abaixo:

Maior valor agregado

A construção de uma casa em condomínio certamente agregará mais valor ao imóvel, tornando assim mais atrativo para venda e consequentemente mais valorizado.

Isto pode ser verdadeiro pois em um condomínio fechado você tem uma melhor segurança, mais privacidade e em geral pode gozar de um padrão arquitetônico um pouco mais diferenciado.

Esses fatores somados podem sim ser um diferencial importante na hora de você vender a sua casa e consequentemente conseguir um preço melhor do que se ela tivesse sido construída em um bairro aberto.

Vale lembrar que não existe segurança ou privacidade 100%. O que considero é que nesses casos é melhor, mas longe de ser perfeito.

Boa demanda

Pelos motivos acima citados e por outros, a demanda por imóveis em condomínio fechado é relativamente alta. Posso dizer isso, pois vendi duas casas que construir inicialmente para moradia, mas depois precisei vender (2014 e 2022). As duas eram em condomínio fechado e confesso que não tive muitas dificuldades para fazer a venda delas.

Segurança, privacidade, espaço livre, padrão arquitetônico, dentre outros fatores tornam a demanda por casas em condomínio fechado bastante acentuada.

Então, onde há mais demanda ou procura, geralmente tende a ter preços mais altos também. É a famosa lei da oferta e da demanda.

Status

Embora os fatores citados acima sejam bastante objetivos e justificáveis, não podemos deixar de considerar que para muitas pessoas morar em um condomínio fechado é um fator de status, isto é, de alguma forma isso agrega um valor pessoal para aquela pessoa que acaba optando por uma casa em um ambiente como esse do que em um bairro aberto.

Essa questão do status é bem complicada e particularmente não concordo, pois acredito que todas as pessoas deveriam ter as mesmas oportunidades e não haver diferença nenhuma entre elas. Mas infelizmente, sabemos que em maior ou menor grau isso pode existir.

Se uma pessoa quer exclusividade ou está disposta a pagar por um status, consequentemente ela não terá dificuldades em pagar por um valor mais alto.

Valores mais altos

E por falar em valor mais alto, é exatamente isso que geralmente acontece. Isto é, se você construir uma casa em um condomínio fechado e outra em um bairro aberto com o mesmo tamanho, mesmo padrão construtivo, dentre outros, o preço da casa construída no condomínio tende a ser maior. É claro que exceções podem existir, mas estou colocando aqui de maneira geral.

Ora, então nós temos aqui a chave para entender a pergunta principal e dar uma resposta bastante satisfatória: se eu construir duas casas em locais diferentes e uma delas tende a valorizar mais, fica claro então que construir em um condomínio visando a venda do imóvel é um negócio muito mais interessante.

Melhor custo-benefício

Para finalizar posso concluir que vale a pena construir uma casa em um condomínio fechado para vender, pois ela terá o melhor custo-benefício. Isto é, o comprador conseguirá enxergar mais valor agregado a um imóvel neste local e consequentemente terá para si mesmo de que fará um melhor investimento.

Para quem vende isto é bom, pois aumenta a demanda e consequentemente pode trazer mais lucratividade.

Conclusão

É importante ressaltar que em quase todos os casos há exceções. Por isso não estou dizendo para você sair por aí construindo casas em condomínio de qualquer forma e achando que poderá ganhar muito dinheiro com isso.

Como já citei no início eu preciso de um pouco de experiência nesta área, bastante aprendizado, saber comprar o terreno certo, construir de maneira adequada e com um bom projeto arquitetônico, dentre outros fatores.

Se fizer um trabalho bem-feito nesse sentido, a chance de ter uma boa remuneração na venda é mais provável.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.