Dicas e informações sobre casa e construção

Eletrodomésticos antigos consomem mais energia. Os novos são econômicos

Será que os aparelhos eletrodomésticos mais antigos são aqueles que consomem mais energia elétrica do que os modelos mais novos? Os novos são mesmo mais econômicos e eficientes.

Eu tinha uma geladeira bem antiga e depois resolvi trocá-la por uma nova, a mudança foi boa, mas uma coisa me chamou a atenção: a conta de energia elétrica caiu bastante. Mas por que caiu? Será que a geladeira antiga estava desregulada e gastava energia a mais? Depois que troquei outros eletrodomésticos para modelos novos não fiz comparação para certificar se houve mudanças na conta de luz, mas certamente houve.

Quando precisei entrevistar um técnico da Companhia Paranaense de Eletricidade para uma publicação em outro site, uma das perguntas que fiz a ele é qual a relação que existe entre aparelhos novos e antigos em termos de consumo de eletricidade e se os novos consomem menos energia que os antigos. A resposta foi enfática: sim, os aparelhos novos são mais econômicos.

A resposta completa para esta pergunta foi a seguinte: Tanto quanto os automóveis antigos consumem mais combustível que os de hoje. A evolução da tecnologia de materiais – principalmente – tem proporcionado condições para que sejam produzidos aparelhos e equipamentos cada vez mais eficientes sob o ponto de vista do consumo de energia. Um grande impulso a essa evolução foi dado pela conscientização de que o consumo racional de energia elétrica está profundamente associado à preservação dos recursos naturais e à manutenção da sustentabilidade do planeta.

Se você está querendo reduzir o uso de energia em sua casa,e reduzir sua conta de energia,os aparelhos mais novos são a chave.

Se você trocar os aparelhos antigos por novos mais eficientes em termos de energia, você não apenas economizará dinheiro em suas contas de luz,mas também ajudará a reduzir as emissões de gases do efeito estufa.Os eletrodomésticos podem responder por cerca de 30% do consumo de energia em casa portanto,escolher os produtos mais eficientes em termos de energia pode trazer grandes economias.

Quando você deve substituir aparelhos antigos?

Você ainda está usando uma geladeira ou uma máquina de lavar roupa de vinte anos? Pode parecer a opção parcimoniosa ou até verde para mantê-lo, mas você já considerou quanto está custando a sua execução?

Geladeiras e freezers estão funcionando 24 horas por dia, máquinas de lavar roupa e lava-louças têm que aquecer grandes quantidades de água.Portanto,utensílios de cozinha tendem a usar muitas vezes mais energia em suas vidas do que os utilizados para fabricá-los.E se você estiver comprando eletrodomésticos de segunda mão, considere os possíveis custos operacionais.Os equipamentos elétricos consomem cerca de 20% da energia de nossas casas; com aparelhos consumindo a maior parte disso.A eficiência energética dos aparelhos de cozinha melhorou dramaticamente nos últimos anos devido a regulamentações mais rígidas e tecnologia aprimorada.

Escolha aparelhos com eficiência energética

Ao escolher um aparelho,considere:

  • o melhor tamanho e potência para as suas necessidades
  • o modelo mais energético e eficiente em termos de água

Vale a pena pagar mais por um modelo mais eficiente em termos de energia,pois custará menos para ser executado.

Eletrodomésticos econômicos

consumo de energia eletrica classificação

Uma dica importante na hora de comprar seu eletrodoméstico é verificar a classificação dele em relação ao consumo de energia elétrica. A figura acima mostra o quadro de classificação que deverá estar exposta no equipamento. A Letra A significa um eletrodoméstico bastante eficiente em termos de consumo, mas na medida em que a letra aumenta em termos de classificação alfabética a eficiência energética diminui significativamente. O aparelho de ar condicionado, por exemplo, deve ter um enorme cuidado com isso, pois ele é um dos que consome mais energia elétrica. Recentemente comprei um desse e tive o cuidado de analisar bem isso e optei por um aparelho de classificação A, ainda assim o consumo é alto, agora imagine os de outras classificações.

Quanto custam seus aparelhos?

Para descobrir o custo de um eletrodoméstico e a quantidade crescente de energia,você precisa entender como a energia é medida.

Quais aparelhos consomem mais energia?

Aquecedores elétricos de imersão

Se você usa uma imersão para toda a sua água quente ou apenas para reabastecer quando acaba, é um verdadeiro bebedor de energia.Tente não usar sua imersão com muita freqüência e, se fizer isso, certifique-se de que ela esteja desligada quando você tiver água quente suficiente para suas necessidades imediatas.

Chuveiro elétrico

Se você tem um chuveiro elétrico separado (ou seja, um que aquece a própria água ao invés de obter água quente da sua caldeira), eles também são itens de alto consumo.A melhor maneira de controlar o consumo de seu chuveiro elétrico é reduzir o tempo gasto sob a água.

Desligue o que você não está usando

Outros aparelhos tendem a não usar tanta energia ou são usados ​​apenas por curtos períodos de tempo.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade