CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Eletrodomésticos antigos consomem mais energia. Os novos são econômicos

Será que os aparelhos eletrodomésticos mais antigos são aqueles que consomem mais energia elétrica do que os modelos mais novos? Os novos são mesmo mais econômicos e eficientes.

Eu tinha uma geladeira bem antiga e depois resolvi trocá-la por uma nova, a mudança foi boa, mas uma coisa me chamou a atenção: a conta de energia elétrica caiu bastante. Mas por que caiu? Será que a geladeira antiga estava desregulada e gastava energia a mais? Depois que troquei outros eletrodomésticos para modelos novos não fiz comparação para certificar se houve mudanças na conta de luz, mas certamente houve.

Quando precisei entrevistar um técnico da Companhia Paranaense de Eletricidade para uma publicação em outro site, uma das perguntas que fiz a ele é qual a relação que existe entre aparelhos novos e antigos em termos de consumo de eletricidade e se os novos consomem menos energia que os antigos. A resposta foi enfática: sim, os aparelhos novos são mais econômicos.

A resposta completa para esta pergunta foi a seguinte: Tanto quanto os automóveis antigos consumem mais combustível que os de hoje. A evolução da tecnologia de materiais – principalmente – tem proporcionado condições para que sejam produzidos aparelhos e equipamentos cada vez mais eficientes sob o ponto de vista do consumo de energia. Um grande impulso a essa evolução foi dado pela conscientização de que o consumo racional de energia elétrica está profundamente associado à preservação dos recursos naturais e à manutenção da sustentabilidade do planeta.

Eletrodomésticos econômicos

consumo de energia eletrica classificação

Uma dica importante na hora de comprar seu eletrodoméstico é verificar a classificação dele em relação ao consumo de energia elétrica. A figura acima mostra o quadro de classificação que deverá estar exposta no equipamento. A Letra A significa um eletrodoméstico bastante eficiente em termos de consumo, mas na medida em que a letra aumenta em termos de classificação alfabética a eficiência energética diminui significativamente. O aparelho de ar condicionado, por exemplo, deve ter um enorme cuidado com isso, pois ele é um dos que consome mais energia elétrica. Recentemente comprei um desse e tive o cuidado de analisar bem isso e optei por um aparelho de classificação A, ainda assim o consumo é alto, agora imagine os de outras classificações.

Perguntas e respostas

Qual é melhor 110v ou 220v em termos de energia elétrica?

Sabemos que existe um padrão de 110v e 220v para a eletricidade que usamos no Brasil. Na hora de definir uma tomada, por exemplo, qual delas devo escolher? Qual é a melhor para se usar em casa 110v ou 220v?

Na verdade isto depende um pouco do padrão que é adotado no país ou região onde a pessoa mora. No Brasil, creio que a maioria dos casos adota o padrão 110 volts e ai o que acontece é que a maioria dos aparelhos eletroeletrônicos já vem com essa voltagem. Neste caso não chega a ser necessariamente uma questão de escolha.

Mas há casos em que você pode escolher entre uma e outra, como por exemplo no caso do chuveiro, já que na construção da casa você pode definir se irá usar 110v ou 220v. Eu por exemplo optei por 220v para os chuveiros quando construí minha casa.

Existem aparelhos que praticamente só usam 220v, como é o caso do ar-condicionado.

Quais lâmpadas são mais econômicas e gastam menos energia?

As lâmpadas consomem bastante energia elétrica porque na verdade acaba ficando muito tempo acesas, desta forma é fundamental para economizar energia usar modelos mais econômicos. Quais são as lâmpadas que gasta menos energia e ajuda a economizar na conta de luz?

As lâmpadas mais econômicas ou que gastam menos energia elétrica são as de LED, mas elas são relativamente fracas em termos de produção de luz e portanto é necessário uma quantidade maior delas para conseguir o mesmo efeito que as demais.

As lâmpadas fluorescentes por sua vez consomem 4 vezes menos energia elétrica, em média, e chegam a durar até 8 vezes mais. Isto em relação a uma lâmpada incandescente. A diferença básica é que a lâmpada fluorescente não produz calor (que é o princípio de funcionamento de uma lâmpada de filamento). Por isso, ela é chamada de “luz fria”.

As lâmpadas incandescentes são aquelas mais antigas e são as que consomem mais energia elétrica pelo fato delas produzirem calor. Este tipo de lâmpada tende a desaparecer do mercado.

Quais eletrodomésticos gastam mais energia?

De todos os produtos elétricos que usamos em nossa casa, quais são os eletrodomésticos que gastam mais energia e qual contribui para a formação da conta de luz que pagamos no final do mês? Eletrodomésticos mais novos gasto menos do que os mais antigos?

Basicamente todos os eletroeletrônicos que produzem calor como é o caso do chuveiro, geladeira, ferro de passar, lâmpadas incandescentes e outros. Esse tipo de aparelho geralmente está relacionado ao consumo maior de energia elétrica, daí a recomendação de usar o chuveiro de forma responsável, acumular roupas e passar de uma única vez e não manter a geladeira aberta por muito tempo nem ter o hábito de abri-la e fechar constantemente.

Os aparelhos ou eletrodomésticos antigos também podem consumir mais eletricidade do que os novos que geralmente tem tecnologia melhorada e portanto faz um consumo mais adequado, especialmente aqueles marcados com a letra A na tabela de consumo de eletricidade.

Um cuidado especial precisa ser dado ao ar condicionado que é um dos que mais consomem energia elétrica. Este aparelho tornou-se comum na s residências e por isso é importante ter um cuidado especial com ele.

Tem alguma dúvida? Acesse o CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade