Dicas e informações sobre casa e construção

Ventiladores de teto no quarto, sala e cozinha. Onde colocar?

Veja algumas dicas de como usar ventiladores de teto na sala, cozinha e quartos de uma casa. Algumas vantagens e desvantagens de usar esses modelos em relação aos tradicionais.

Ventiladores de teto são ótimas alternativas em relação aos ventiladores tradicionais, pelo fato deles ficarem presos no teto eles não ocupam espaço e ainda distribuem melhor o ar pelo ambiente tornando mais agradável em dias de muito calor. Os ventiladores tradicionais têm a vantagem da mobilidade e assim poder ser usado em vários locais, mas as vezes acaba atrapalhando pelo fato de ter de ficar no chão ou em cima de um móvel.

Quarto

O quarto é um local bastante indicado para um ventilador de teto e a justificativa para isso é o fato dele proporcionar mais conforto a noite em dias de calor. Especialmente os modelos que permitem a ventilação dupla, isto é, para cima ou para baixo. Como muitas pessoas não gostam de dormir com o vento em cima delas, poderá usar a ventilação para cima e assim manter o ambiente fresco.

ventilador de teto

Sala

A sala é outro cômodo que pede um ventilador de teto, tanto a sala de estar como a sala de jantar. Geralmente nesses ambientes as pessoas da família se reúne para ter alguns momentos de conversa, ver TV, ler um livro ou fazer as refeições. Então o ventilador poderá ajudar a proporcionar um bem estar das pessoas ali presentes.

Cozinha

Mas dá para colocar ventilador de teto na cozinha, ou melhor, é uma boa alternativa colocá-lo na cozinha? Bem, a cozinha é um lugar bastante quente, especialmente quando o forno estiver sendo usado e portanto pode ser uma boa alternativa ter um ventilador de teto, mas há também o inconveniente de juntar muita gordura e por isso a limpeza do mesmo deverá ser mais constante.

Vantagens do ventilador de teto

  • Não ocupa espaço: Esta é uma característica interessante do uso desse tipo de produto, uma vez que ele está fixado no teto e não usar o espaço útil do ambiente. Isso pode ser particularmente importante para espaços pequenos e que não teria muito espaço para colocação de um ventilador de pé o mesmo de mesa.
  • Distribui melhor o ar: Pelo fato dele ficar na parte superior, ele joga o ar de cima para baixo e como não a resistência de outros objetos, a distribuição do ar tende a ser mais uniforme dentro do ambiente, proporcionando assim um resultado melhor e mais efetivo em termos de ventilação local.
  • Tem opções de regulagem de velocidade e de fluxo do ar (para cima ou para baixo): Uma característica bem interessante desse tipo de ventilador é que você pode jogar o ar para cima ou para baixo, sem contar que a maioria deles oferece diversos níveis de regulagem de ventilação. Com isso você pode usar o ventilador tanto em dias muito quentes onde a necessidade de grande fluxo de ar, como apenas para fazer uma leve brisa no ambiente.
  • Pouca manutenção: Normalmente esse tipo de ventilador da pouca manutenção, isto se você fizer uma instalação adequada. Mas pelo fato de você não ter contato físico com ele, nem ficar tirando e colocando de um lado para o outro, a chance de quebrar o problema são muito pequenos.
  • Tem cores e modelos variados para combinar com vários tipos de ambientes: Os modelos disponíveis no mercado vão desde os mais simples até os mais sofisticados e que atendem a todos os tipos de ambientes. Também tem a ver com o tamanho das pás e cada um que pode ser maior ou menor e com isso atender ambientes com tamanhos diferentes.
  • Entre outros

Desvantagens do ventilador de teto

  • Em dias muito quentes ele acaba não resolvendo o problema: Ele é muito útil para dias que não esteja tão quente, mas quando a temperatura se eleva muito, o que ele faz é a distribuir ar quente pelo ambiente e aí não resolve muito problema, em alguns casos até agravar. Por isso às vezes é importante ter uma combinação de ventilador de teto e ar-condicionado, ficando este último para ser usado em temperaturas muito altas.
  • No quarto é importante que ele tenha controle de ar para cima: Como explicado acima os ventiladores de teto normalmente tem controle para baixo e para cima, se ele não tiver isto acaba sendo uma desvantagem, especialmente para o uso no quarto. O que acontece é que as vezes para dormir o ideal é você jogar o ar para cima, evitando assim que a ventilação fique direto em cima de você.
  • Pode ser ruim para a saúde: Ele pode não fazer bem para todas as pessoas, já que ao circular o ar, também circula poeira e isto pode ser problema para pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios. De fato, a circulação de ar é responsável também por circular tudo que está nele, incluindo poeira e outros problemas que podem ser levados para as pessoas no que diz respeito a respiração. Por isso muita gente não gosta que eu ventilador ficar soprando diretamente sobre elas, sem contar que é muito necessário fazer uma limpeza periódica das pás do ventilador porque elas acabam acumulando sujeira.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade