Dicas e informações sobre casa e construção

Quantas tomadas são necessárias em um quarto ou em uma casa?

Veja uma análise que mostra a quantidade ideal de tomadas que você poderá colocar em um quarto da sua casa ou mesmo na totalidade de todos os cômodos.

Olhe em volta e veja quantas tomadas você têm no seu quarto ou na sua casa? A quantidade de tomadas que um cômodo de uma casa como um todo vai ter é parte do processo de planejamento o projeto de uma casa. Nos dias atuais onde a quantidade de eletrodomésticos e aparelhos elétricos é cada vez mais crescente, é importante planejar bem a quantidade de tomadas em uma casa ou em um determinado ambiente para que você esteja bem servido onde você precisar.

Na minha casa eu coloquei quase 50 tomadas ao todo e o que parecia um pouco absurdo no início em termos de quantidade, na verdade é aquilo que tornou se o ideal para suprir todas as necessidades que temos de acesso à energia elétrica.

Tomada na parede

Uma tomada em cada parede

No caso específico de um quarto é muito importante colocar pelo menos uma tomada em casa parede, isto deve ser feito pensando na possível mudança de posicionamento dos móveis no futuro e assim você não ficar preso a uma única configuração ou layout dos móveis dentro do seu quarto.

Sala, cozinha e outros

Nos demais partes da casa regra pode também servir, ou seja, ao colocar uma tomada em cada parede você minimiza bastante o risco de você procurar por uma tomada próxima não encontrar. Mas existem casos de necessário colocar mais que uma ou usar tomadas duplas e triplas. Isso se aplica na sala onde você pode ter um televisor e outros aparelhos elétricos ou também na cozinha onde a demanda por tomadas é grande em função dos vários eletrodomésticos que normalmente as pessoas têm em casa.

Dicas para planejar as tomadas

  • Tenha inicialmente a proposta acima descrita de colocar uma tomada em cada parede;
  • Pense nos locais estratégicos onde haverá necessidade de várias tomadas no mesmo lugar, como é o caso de televisão, já que normalmente precisa de uma para a TV, uma para o decodificador da TV por assinatura e se tiver videogame, DVD e outros aparelhos ligados e ela, verificar a quantidade de tomadas necessárias. O XBOX, por exemplo usa duas, sendo uma para o aparelho principal e uma para o kinect;
  • Considere também sempre a possibilidade de ter tomadas extras, pois as necessidades mudam com o tempo e se houver necessidade de mais tomadas, elas já estarão ali;
  • Considere ainda a colocação de tomadas 110 e 220, especialmente em algumas regiões do país onde o uso de energia 220 é mais comum;
  • Mesmo se estiver no sudeste onde o padrão 110 é mais usado, há alguns casos que os aparelhos normalmente são 220, como é o caso do ar condicionado. Nesses locais, já deixe uma tomada 220 próxima ao local de instalação.
  • Sempre que possível opte por tomadas duplas ou triplas. É possível encontrar hoje as tomadas modulares que são aquelas que você compra os módulos e monta a quantidade de quiser por espelhos. Este tipo é muito bom, pois mesmo que tenha usado uma ou duas apenas, é possível modificar posteriormente e criar mais um ponto sem precisar quebrar nada.

Perguntas relacionadas

Qual é a melhor marca de tomada?

Comparar marcas de tomadas equivale a comparar marca de vaso sanitário ou de secador de cabelo. Quero dizer com isso que a muitos critérios para ser avaliados e que existem pessoas que tem um gosto diferente do outro, experiências diferentes e, portanto, preferências diferentes.

Creio que a escolha da marca deva seguir em primeiro lugar a escolha do modelo que atenda suas necessidades, ou seja, primeiro observe o modelo e depois a marca.

Assim por mais que você esteja interessado em comprar um produto de determinada marca, se ele não tiver o modelo que atenda suas necessidades, não tem como fazer a escolha desta forma. Então analise a sua necessidade, os modelos disponíveis e depois a marcas. Agindo assim você poderá chegar a uma escolha mais consciente.

As tomadas antigas devem ser substituídas pelos novos modelos?

Sim, as tomadas antigas que ainda existe devem ser substituídas pelas novas modelos de três pinos, tão logo isto seja possível, como por exemplo na reforma de uma casa.

Os dois modelos funcionam bem, o problema é que os novos aparelhos elétricos que compramos já vem com os três pinos e, portanto, eles exigem que a tomada também seja de três pinos. Se você não tem, terá que recorrer aos adaptadores que embora funcione, não são soluções ideais para se usar regularmente.

O que você deve fazer é caso esteja pensando em fazer uma reforma na sua casa, aproveitar e fazer a substituição de todas as tomadas antigas pelos novos modelos. Dependendo da quantidade que você tem, vai gastar um pouquinho, mas vale a pena pois você já eliminará a necessidade de ficar usando adaptadores.

 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade