Dicas e informações sobre casa e construção

Quantas tomadas são necessárias em um quarto ou em uma casa?

Veja uma análise que mostra a quantidade ideal de tomadas que você poderá colocar em um quarto da sua casa ou mesmo na totalidade de todos os cômodos.

Olhe em volta e veja quantas tomadas você têm no seu quarto ou na sua casa? A quantidade de tomadas que um cômodo de uma casa como um todo vai ter é parte do processo de planejamento o projeto de uma casa. Nos dias atuais onde a quantidade de eletrodomésticos e aparelhos elétricos é cada vez mais crescente, é importante planejar bem a quantidade de tomadas em uma casa ou em um determinado ambiente para que você esteja bem servido onde você precisar.

Na minha casa eu coloquei quase 50 tomadas ao todo e o que parecia um pouco absurdo no início em termos de quantidade, na verdade é aquilo que tornou se o ideal para suprir todas as necessidades que temos de acesso à energia elétrica.

Tomada na parede

Uma tomada em cada parede

No caso específico de um quarto é muito importante colocar pelo menos uma tomada em casa parede, isto deve ser feito pensando na possível mudança de posicionamento dos móveis no futuro e assim você não ficar preso a uma única configuração ou layout dos móveis dentro do seu quarto.

Sala, cozinha e outros

Nos demais partes da casa regra pode também servir, ou seja, ao colocar uma tomada em cada parede você minimiza bastante o risco de você procurar por uma tomada próxima não encontrar. Mas existem casos de necessário colocar mais que uma ou usar tomadas duplas e triplas. Isso se aplica na sala onde você pode ter um televisor e outros aparelhos elétricos ou também na cozinha onde a demanda por tomadas é grande em função dos vários eletrodomésticos que normalmente as pessoas têm em casa.

Dicas para planejar as tomadas

  • Tenha inicialmente a proposta acima descrita de colocar uma tomada em cada parede;
  • Pense nos locais estratégicos onde haverá necessidade de várias tomadas no mesmo lugar, como é o caso de televisão, já que normalmente precisa de uma para a TV, uma para o decodificador da TV por assinatura e se tiver videogame, DVD e outros aparelhos ligados e ela, verificar a quantidade de tomadas necessárias. O XBOX, por exemplo usa duas, sendo uma para o aparelho principal e uma para o kinect;
  • Considere também sempre a possibilidade de ter tomadas extras, pois as necessidades mudam com o tempo e se houver necessidade de mais tomadas, elas já estarão ali;
  • Considere ainda a colocação de tomadas 110 e 220, especialmente em algumas regiões do país onde o uso de energia 220 é mais comum;
  • Mesmo se estiver no sudeste onde o padrão 110 é mais usado, há alguns casos que os aparelhos normalmente são 220, como é o caso do ar condicionado. Nesses locais, já deixe uma tomada 220 próxima ao local de instalação.
  • Sempre que possível opte por tomadas duplas ou triplas. É possível encontrar hoje as tomadas modulares que são aquelas que você compra os módulos e monta a quantidade de quiser por espelhos. Este tipo é muito bom, pois mesmo que tenha usado uma ou duas apenas, é possível modificar posteriormente e criar mais um ponto sem precisar quebrar nada.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade