Dicas e informações sobre casa e construção

Como fazer um muro normal e um muro de arrimo ou sustentação

Veja alguns vídeos que mostra informações importantes sobre a construção de muros para uma casa um prédio qualquer. Veja algumas dicas úteis para pedreiros de proprietários.

Os muros são parte da cultura construtiva no Brasil. Em outros países como os Estados Unidos, Canadá e países escandinavos, por exemplo a ideia de construir um muro em volta de casa parede um pouco absurda para a maioria das pessoas que preferem a liberdade de construir suas belas casas sem nenhum tipo de demarcação ou proteção em volta. Em muitos casos os muros que existem servem mais para decoração do que qualquer outra coisa.

Mas por aqui a ideia é outra e o muro é parte integrante de quase a totalidade de nossas casas. Há basicamente dois tipos de muros, um deles é o que nós poderíamos chamar de muro comum ou de demarcação de um terreno qualquer, o outro tipo é chamado de muro de arrimo que é usado em terreno com desnível a fim de criar uma sustentação para o futuro nivelamento do terreno.

O que é um muro de sustentação?

Os termos usados na construção civil são diversos e para quem não está acompanhando o dia a dia deste mercado pode ficar confuso diante de tantas terminologias que são usados por engenheiros, arquitetos, construtores e revendedores de materiais de construção. Um desses termos é o muro de arrimo.

Muro de arrimo ou de sustentação é um muro que é construído em um terreno a fim de fazer o aterramento dele para nivelá-lo e assim permitir a construção de uma casa. Esta é provavelmente a primeira etapa de execução da obra, ou seja, preparar o terreno para o início da construção.

Um muro de contenção é uma estrutura que mantém ou retém o solo por trás dele. Existem muitos tipos de materiais que podem ser usados ​​para criar muros de contenção, como blocos de concreto, concreto vazado, madeiras tratadas, pedras ou pedregulhos. Alguns são fáceis de usar, outros têm um tempo de vida mais curto, mas todos podem reter o solo.

Como fazer um muro?

Abaixo você verá alguns vídeos mostrando o projeto e a construção tanto do muro comum como p de arrimo ou sustentação, como foi explicado no item anterior.

Muro de arrimo

Este vídeo é de um projeto de um muro de arrimo, que explica como deve ser usado os tijolos no muro, inclusive para escoamento da água, a construção das vigas e o uso do ferro de maneira adequada. Mostra também o tempo necessário após a construção do muro para a colocação da terra.

Tipos de muro e processo de construção

Este vídeo está com o áudio em espanhol e foi produzido pela Universidade de Los Andes e mostra os tipos de muros, os materiais usados e o processo passo a passo para a construção de um muro. Bem interessante, por sinal.

Alguns cenários

Desnível do terreno

É comum encontrarmos terrenos com desnível, quando este é para a frente do terreno, então para nivelar é necessário tirar terra, mas quando o desnível é para o fundo ou para uma das laterais ai é necessário colocar terra o suficiente para mantê-lo no nível desejado para a execução da obra. Acontece que ao colocar a terra é necessário antes delimitar o espaço que esta deverá ficar, caso contrário ela invadiria o terreno vizinho. Então é feito a construção do muro de arrimo que é um muro especial por ter a responsabilidade de sustentar a pressão da terra que será compactada ali.

Muro de arrimo

Urbanização do Alto da Bondade

Os materiais usados e a forma de fazer este muro irá variar de caso para caso, pois quanto maior o desnível, maior será a quantidade de terra e consequentemente mais forte terá de ser o muro de sustentação. Normalmente ele é feito com concreto armado, mas o melhor a fazer é consultar um engenheiro que irá calcular a quantidade de terra necessária, a pressão e a resistência que o muro precisará ter. A partir desses dados ficará mais fácil determinar como  o muro será erguido, quais materiais poderão ser usados, entre outras coisas.

Construção sob o aterramento

O aterramento é útil na nivelação do terreno, mas ele não deve ser usado como a base para a construção, ou seja, ao construir a fundação da sua casa é necessário estabelecer esta sob a terra firme e portanto haverá a necessidade de colunas ou estacas para alcançar o solo original e assim dar consistência a fundação.

Nivelando o campo

O terreno irregular da natureza tem o seu encanto, até você tentar jogar croquet em um gramado montanhoso ou desfrutar de um jantar à luz de velas em um pátio fora do prédio. No entanto, instale um muro de contenção como contra recuo e você pode literalmente esculpir espaços ao ar livre funcionais, onde antes havia apenas declives precários.

Mais do que solucionadores de problemas, os muros de contenção também têm uma qualidade escultural que adiciona definição à paisagem, e podem ser feitos de vários materiais para evocar diferentes estilos. As madeiras empilhadas ou a pedra argamassada, por exemplo, podem dar uma aparência rústica, enquanto o concreto derramado é moderno e elegante.

Apenas lembre-se de que, ao planejar um tipo de muro de contenção para reter toneladas de solo, há pouco espaço para erros. Quão eficiente será o seu muro e quanto tempo ele durará décadas ou apenas alguns anos depende em grande parte de coisas que você não pode ver, como um pé sólido enterrado no chão e drenagem para evitar que a água se acumule atrás do solo.

Perguntas e respostas

Para que serve um muro de arrimo?

Este tipo de construção é usado quando um terreno apresenta uma topografia muito irregular, com desníveis acentuados para o fundo do terreno. Neste caso é necessário fazer um aterramento para deixá-lo nivelado e pronto para a construção. Aterrar um terreno requer uma base de sustentação e é ai que entra o muro de arrimo. Ele é construído com materiais e com métodos construtivos que permitem que ele seja forte o bastante para não desmoronar com a terra que será colocada ali, bem como com a sua compactação.

Qual a diferença entre muro de arrimo e o comum?

O de arrimo foi explicado acima e o comum é usado apenas para separar um terreno do outro ou para delimitar as dimensões de um lote. Normalmente ele tem apenas a função de separação e decoração, enquanto que o de arrimo é feito para aguentar carga de terra.

Como fazer um muro comum?

Existem situações em que a sequência abaixo pode ser diferente, mas de maneira geral as etapas são as seguintes:

  • Furar brocas om distâncias médias umas das outras.
  • Cavar uma valeta no local onde o muro será construído ligando as valetas aos furos das brocas.
  • Socar bem o fundo valeta
  • Colocar uma estrutura de ferro dentro dos buracos das brocas. A quantidade de ferros irá depender do tipo de muro e da resistência que você quer dar a ele, mas três ou quatro barras de ferro são o suficiente.
  • Criar uma mesma estrutura de ferro e colocar deitada dentro da valeta.
  • Preencher o buraco das brocas com concreto
  • Preencher as valetas com concreto.
  • Depois que secar, erguer a parede do muro com bloco cerâmico e argamassa.
  • Depois que as paredes estiverem levantadas preencher as laterais dos buracos das brocas e preencher de concreto, formando assim as colunas que darão sustentação ao muro.
  • Depois que estiver seco, chapiscar o muro
  • Depois aplicar o reboco.

Se o muro for feito com bloco estrutural ou de concreto, o processo é um pouco diferente e mais simples.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade