Dicas e informações sobre casa e construção

Financiamento de imóveis para jovens ou universitários

Carro, universidade ou imóveis? Qual deveria ser a prioridade de um jovem quanto a sua opção de investimento? Existe Financiamento de imóveis para jovens ou universitários?

Eu quando era jovem tinha como sonho comprar uma moto, depois parece que o sonho dos jovens passou a ser a compra de um carro que aparentemente ainda é o principal alvo daqueles que começa a trabalhar e ganhar seu primeiro dinheiro. Muitos porém tem uma visão diferente e preferem investir na compra de uma casa ou um terreno visando investimentos mais sólido para possivelmente o casamento no futuro. Mas a pergunta é: existe alguma linha de financiamento de imóveis específica para jovens ou para universitários, por exemplo?

Financiamento para jovens

Na verdade não existe um financiamento para compra de imóveis que seja específico para jovens universitários, mas é possível que esses jovens tenha acesso ao financiamento tradicional de imóveis que são aplicados a todas as pessoas. Segundo o site da Caixa para ter acesso a essas linhas de créditos habitacionais é necessário ter pelo menos 18 anos de idade ou ser emancipado com 16 anos completos, não ter restrição no nome e ter capacidade de pagamento das prestações que ele contrair.

Cartão de crédito universitário.

O cartão de crédito universitário é com taxas reduzidas ou sem taxas considerando e não é necessária comprovação de renda, basta o comprovante de matrícula para sua confecção. No entanto o estudante deve ficar atento, já que em algumas empresas de cartão por aplicativo, a anuidade é completamente gratuita sempre, e não por um período limitado.

O problema da renda

Contudo um grande problema para quem está na universidade ou mesmo para jovens que não estão estudando é a questão da comprovação de renda, uma vez que boa parte deles ainda não tem experiência e consequentemente o salário é baixo. Neste caso é importante considerar que a Caixa considera a chamada renda familiar para determinar os limites de crédito que será destinado para compra do imóvel. Desta forma é possível juntar a sua renda com a renda do seu pai, mãe, irmãos outras pessoas que mora na sua casa para que possam comprovar a renda. Junte tudo isso se encontrará a renda familiar que será considerada para determinar limite de crédito e consequentemente o valor da prestação.

Imóvel, carro ou universidade

Este é um triângulo interessante e possivelmente alvo de dúvidas de muitos jovens. Não tenha dúvida que a universidade deve ser a prioridade, em segundo lugar o imóvel e terceiro o carro. Naturalmente que isto se considerado do ponto de vista de investimento, mas lamentavelmente muitos têm invertido esta ordem.

Veja abaixo uma avaliação de cada um para os jovens:

  • Universidade: A universidade deve vir em primeiro lugar pois é um investimento para toda a vida e ela servirá de base para o emprego que por sua vez é a base para imóveis, automóveis, bem como outras aquisições que a pessoa precisará ter durante a sua vida. Sem formação, a chance de conseguir um emprego diminuiu bastante, mesmo que consiga a remuneração tende a ser menor.
  • Imóvel: Já em segundo plano deve aparecer a intenção de compra de um imóvel e embora este seja um investimento de longo prazo, pode começar cedo, economizando um pouco a cada mês para compra de um terreno, ou para dar entrada no valor de financiamento de um apartamento, por exemplo. Este deve ser o ponto de vista almejado por aqueles que pensam em contrair um casamento, por exemplo.
  • Carro: Automóvel embora seja de uso diário e o seu valor seja relativamente mais baixo se comparado com os itens acima, ele não deve ser a prioridade para os jovens, embora, quando possível, trará bastante comodidade para locomoção. O automóvel entre os jovens é visto por muitos como status e isto é péssimo do ponto de vista de investimentos.

 

Como conseguir financiar um terreno, uma casa ou apartamento?

Não existem muitos segredos, mas há regras importantes que as pessoas precisam conhecer para avaliar sua situação e assim determinar se é possível ou não ser aprovado em um processo de financiamento habitacional. Veja o artigo Como funciona o financiamento de imóveis, conheça nossas dicas e tire as suas dúvidas relacionadas ao assunto.

8 DICAS para universitário sobre finanças pessoais.

  1. Aproveite os livros da faculdade sobre finanças pessoas e não se fixe apenas em questões técnicas, dê preferencia a questões práticas com relação à finanças pessoais, pois segundo estudo dirigido por Miguel e Suzete quanto mais avançam os anos na faculdade mais o aluno tem conhecimento sobre finanças, e quanto maior seu conhecimento, mais facilidade terá para lidar com as próprias.
  2. Para aqueles que contrataram financiamento estudantil: é importante que se possível sejam feitas economias e abatimentos quando possível na dívida contraída. Já planeje-se e invista no seu futuro com consciência financeira.
  3. Elabore um orçamento, veja o que você pode gastar em diversão e não esqueça de fazer economias para o futuro.
  4. Tenha um valor guardado para emergência, além das economias para longo prazo.
  5. Cuidado com o cartão de crédito, os juros são altíssimos, então não gaste mais do que pode pagar.
  6. Não seja impulsivo e priorize gastos realmente necessários.
  7. Aplicativos de controle de finanças pessoais podem ser bem úteis, já que a maioria dos universitários vivem com o celular na mão.
  8. Livros e materiais didáticos. Invista em PDFs e materiais online, existem muitos livros em pdf que universitários compartilham entre si gratuitamente. Se não for o caso o livro precise ser comprado, pois é obrigatório para a disciplina,  e custa R$ 300,00 você mais 9 colegas podem se juntar comprar o e-book dele e cada um paga apenas R$ 30,00 e vocês podem utiliza-lo individualmente.

REFERÊNCIAS

LIZOTE, SUZETE ANTONIETA; VERDINELLI, MIGUEL ANGEL. Educação Financeira: um Estudo das Associações entre o Conhecimento sobre Finanças Pessoais e as Características dos Estudantes Universitários do Curso de Ciências Contábeis. In: Anais, XIV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2014. p. 21-23. Acesso em 12/8/19. Link.

Onde posso saber mais sobre o assunto?

Finanças Pessoais - Guia Meu Próprio Negócio Especial Ed.06: Ideias Inovadoras. Por On Line Editora. Acesso em 12/8/19. Link.

Finanças e Estratégias de Negócios para Empreendedores. Por Steven Rogers. Acesso em 12/8/19. Link.

Startups: Manual de finanças para pequenas e médias empresas. Por José Roberto Machado. Acesso em 12/8/19. Link.

Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade