Dicas e informações sobre casa e construção

Como fazer um telhado verde ou jardim vertical?

Veja algumas vantagens de ter um telhado verde ou jardim vertical na sua casa, como maior conforto térmico, retenção de água da chuva, entre outros. Veja os materiais e como fazer.

Você já pensou em ter um telhado com plantas ao invés de telhas? Por que alguém faria isso? A resposta é que muitos estão fazendo e pelos mais diversos motivos. A ideia de um jardim vertical ou telhado verde já acontece em muitos países e no Brasil começa a ganhar força também. De acordo com especialistas, as principais vantagens são:

  • Conforto térmico. Reduz em até 13 graus na laje da casa. Isto é muito significativo em termos de aquecimento e economia de energia elétrica com ar condicionado, ventiladores e outros.
  • Área verde. Supri de certa forma a falta de áreas verdes nas cidades. Grandes cidades do mundo já estão usando jardins verticais como alternativa às ilhas de calor.
  • Retenção da água da chuva. Retém a água da chuva, contribuindo para evitar enchentes e sobrecarga no sistema de drenagem desta água.
  • Entre outros.

Como fazer um telhado vertical

Veja abaixo uma reportagem da TV cultura de São Paulo, mostrando uma tecnologia inovadora para jardins verticais.

Abaixo dois vídeos que mostram outras alternativas na construção de telhados verticais, com sistema de retenção de água, dicas de plantas para o telhado e valor que em 2010, na data da postagem do vídeo era de R$ 100,00 o m/2 sem contar a instalação.

Outro vídeo, aparentemente da mesma empresa ou de empresas associadas, mas com um processo e materiais um pouco diferente para a construção do telhado verde.

Algumas perguntas e respostas

Separei abaixo algumas perguntas e a suas respectivas respostas sobre o assunto dos telhados verdes e as construções sustentáveis em nosso país.

Por que os telhados verdes não tão comuns por aqui?

De fato, eles são relativamente raros ainda no Brasil e embora muito comentado em alguns círculos, são poucos os locais onde a gente pode encontrar de fato esse tipo de telhado. Eu acredito que há pelo menos três razões para eles não serem tão comuns assim no Brasil.

  • Cultura: A nossa cultura não é tão forte em hábitos por questões sustentáveis, especialmente da construção civil. O que mais vemos em nossas cidades são amontoados de concreto, ferro, asfalto e outros itens que de ambiental tem muito pouco. Aprendemos assim e continuamos fazendo desta forma, portanto é uma questão cultural não ter exatamente esse tipo de preocupação.
  • Tipo de construção: O segundo ponto a considerar é o tipo das nossas construções, que não proporcionam um ambiente muito favorável para a construção de telhados verdes. Na verdade, os processos arquitetônicos precisam beneficiar esse tipo de construção para que ele possa ganhar mais adesão, mas infelizmente ainda precisamos melhorar um pouco nesse aspecto.
  • Custo: Por fim temos que considerar também que o custo ainda é um empecilho, uma vez que não se trata apenas de construir uma estrutura adequada, mas também o custo de instalação do telhado verde e a sua consequente manutenção. É fato que tudo isso tornará um investimento um pouco maior do que fazer um telhado tradicional como nós costumamos fazer.

O Brasil é um local propício a este tipo de telhado?

Sim, o Brasil é um local ideal para investir em telhado verde, uma vez que nós temos uma incidência muito forte do sol por aqui e por vários meses do ano. Sem contar que temos um regime bastante abundante de chuva, o que torna bastante propício para esse tipo de solução sustentável em casas residenciais e também em prédios comerciais.

Isto pode mudar?

Pode. A questão ambiental e os recursos sustentáveis tem ganhado cada vez mais adesão no Brasil, isto pode ser observado pelo espaço que a mídia tem dado a esses assuntos, bem como a consciência coletiva que tem despertado para a necessidade de buscar soluções que visam trazer ganho energético e ao mesmo tempo solucionar os graves problemas ambientais que temos. Desta forma é de se esperar que tenhamos uma adesão maior daqui para frente, o que é uma excelente notícia e uma torcida grande que temos.

Por onde começar?

Converse com o seu arquiteto. Para fazer um telhado verde é necessário pensar inicialmente em projeto, afinal esta não é uma solução que pode ser feita de qualquer maneira e sem levar em conta diversos critérios que envolve o projeto da sua casa. Se você vai construir uma casa converse com o arquiteto para incluir esta possibilidade no projeto. Se você já tem uma casa pronta, converse também com arquiteto para analisar a situação já estabelecida e assim determinar de que forma a inclusão de um telhado verde pode ser útil e ao mesmo tempo viável em sua casa.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade