Dicas e informações sobre casa e
construção

Por que um imóvel não pode ser financiado? O que impede?

Saiba quais as situações em que uma casa, apartamento ou outro imóvel qualquer não pode ser financiado ou pelo menos que os proprietários decidem por não aceitar financiamento como parte do pagamento.

É comum em anúncios de imóveis a inclusão da informação de que aquela casa ou apartamento pode ou não pode ser financiada. Em alguns casos a afirmação é positiva, ou seja, aceita financiamento, mas em outros é negativa, portanto não pode usar recursos de financiamento para pagar parte do imóvel.

A decisão de aceitar um financiamento como parte do pagamento cabe ao vendedor ou proprietário do imóvel. Logo é uma decisão que ele pode tomar como bem quiser, mas geralmente quando se opta por não aceitar financiamento há certamente uma razão por trás disso.

O fato é que nem todos os imóveis podem ser financiados e o proprietário talvez sabendo disso já coloca isso como condição de venda.

Mas a pergunta que fica é a seguinte: o que impede um imóvel de ser financiado?

Podem existir várias razões para isso, acredito que dentre as principais podemos citar a falta de documentação, problemas com o imóvel, especialmente se for estrutural ou problemas documentais com o vendedor.

O banco que irá financiar poderá a seu critério estabelecer requisitos mínimos para comprador, vendedor e o próprio imóvel.

Vejamos alguns exemplos.

Falta de escritura

Um imóvel precisa ter uma escritura que diz quem é o dono dele. Essa escritura precisa ser lavrada em cartório e se o imóvel não tem uma escritura, logo ele não tem dono. Afinal, existe uma máxima no mercado imobiliário de que só é dono quem registra.

Mas existem imóveis que tem uma escritura parcial, isto é a pessoa tem uma casa, mas tem escritura apenas do terreno. Este é um típico caso de um imóvel que teria problemas para ser financiado.

Escritura não registrada

Mas não basta fazer a escritura é necessário registrá-la. É possível fazer a escritura, mas não fazer o registro dela. Neste caso você tem uma documentação parcial e isto também é motivo que impede um imóvel de ser financiado.

Falta de averbação

Feito a escritura e o seu devido registro, deve se levar ainda em conta se foram feitas construções no imóvel se essas construções foram averbadas, isto é incluída no registro.

Imagine que uma pessoa comprou um terreno, fez a escritura e registro. Até aí está tudo bem. Depois disso ele faz a construção da casa, mas não faz averbação da construção.

Neste caso ele tem documentação do terreno, mas não tem a documentação devida da casa. Em termos de documentação é como se a casa não existisse e este certamente é um motivo que impede o imóvel de ser financiado.

Condições do imóvel

Existe também a questão da condição do imóvel, afinal nem todos os imóveis podem ser financiados.

O financiamento habitacional é um empréstimo de longo prazo, podendo chegar a 35 anos. Isto significa que durante todo o período do financiamento o imóvel será a garantia e se ele tiver em condições tão ruins agora, como estará daqui 35 anos?

Então o banco, a seu critério, poderá impor limitação para financiamento de alguns imóveis se eles não oferecer em condições de servirem de garantia para um empréstimo de longo prazo.

Demora para receber

No caso de financiamento habitacional, o processo é mais demorado pois é necessário fazer aprovação de crédito, análise de documentação e outras burocracias que os bancos têm.

Depois de assinado o contrato de financiamento com o banco, o vendedor não recebe dinheiro na hora. No caso da Caixa isto só acontece 30 dias depois que é o prazo para o registro da escritura.

Neste caso se você considerar do momento da venda até o momento em que se recebe efetivamente o dinheiro, pode demorar bem mais tempo e isso às vezes pode ser um problema para alguns vendedores, afinal pode ser que eles não estão dispostos a esperar tanto tempo assim.

Problemas com o vendedor

Por fim devemos considerar ainda que para financiar um imóvel é importante considerar também a questão documental do vendedor ou do proprietário.

Isto porque no processo de financiamento são feitas diversas análises, como análise de crédito do comprador, análise documental e estrutural do imóvel, mas também análise documental do vendedor.

Se o vendedor tiver alguma pendência financeira ou jurídica envolvendo questões financeiras, isso pode ser um problema na hora do financiamento.

Isto acontece pois em alguns casos a justiça pode determinar a penhora do imóvel para servir de garantia para pagamento de dívidas do proprietário. Um caso clássico disso são as dívidas trabalhistas.

Então às vezes o que impede um imóvel de ser financiado não é o imóvel em si, mas o proprietário e neste caso deve se levar em conta que como proprietário envolve também o seu cônjuge, caso ele seja casado, evidentemente.

Conclusão

Todas as questões acima são passíveis de serem resolvidas, mas o que eu coloquei é que havendo esses problemas e enquanto não forem solucionados talvez um imóvel fique impedido de ser financiado e talvez por alguns desses motivos o vendedor opte por não aceitar o financiamento como forma de pagamento.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.