Dicas e informações sobre casa e construção

Modelos de fogão a lenha com forno conjugado

Conheça os vários modelos de fogão a lenha com ou sem forno conjugado feitos de tijolos ou alvenaria, ferro fundido e ainda os modelos portáteis e modernos.

O fogão a lenha é uma das mais antigas invenções que temos e com ele gerações preparam alimentos dos mais diversos tipos e nas mais diversas regiões do planeta.

Aqui no Brasil ele foi muito usado nas áreas rurais e ainda é até hoje. Contudo, ele deixou de ser um produto de casas rurais e hoje é muito comum ter fogão a lenha nas áreas urbanas, especialmente em chácaras, restaurantes e nas casas maiores onde há espaço suficiente para isso.

Atualmente temos muitos modelos de fogão a lenha com ou sem forno conjugado. Os modelos mais comuns são os seguintes:

Alvenaria ou tijolo

Este é o modelo mais tradicional e rústico e é o que chega mais próximo daquilo que se fez no passado em áreas rurais. Com este modelo é possível fazer o fogão apenas ou integrá-lo também com forno, oque torna bem mais útil.

fogão a lenha

Exige um pouco de espaço e portanto é necessário ter uma ampla cozinha ou varanda para que seja possível fazer a sua construção.

Veja aqui vários modelos de fogões de alvenaria com forno conjugado

Ferro fundido

Há também uma linha industrial feito de ferro fundido que pode ser encontrado em diversos tamanhos e modelos. Os preços também são bem variados e estes modelos são indicados para quem tem um espaço menor.

Ele não tem o charme de um fogão caipira, mas pode ser uma opção para muitos casos.

Veja aqui os vários modelos de fogão a lenha de ferro fundido

Portátil ou goiano

Curiosamente existe outro modelo de fogão a lenha que poderíamos chamar de modelo portátil devida às suas características bem reduzidas. Mas muitas pessoas conhecem como fogão goiano.

Ele mescla um pouco do tradicional caipira de alvenaria com uma estrutura de ferro. É uma boa alternativa para locais onde há falta de espaço.

Mesmo sendo pequeno, ele tem versões com forno conjugado e portanto pode ser um fogão a de lenha completo.

Veja os modelos de fogão goiano ou portátil

Modernos

Por fim temos os modelos modernos que é geralmente de alvenaria, mas diferem na forma construtiva, materiais e métodos empregados e principalmente no acabamento que eles tem.

São modelos belíssimos e criados para integrar a projetos mais sofisticados de casa, sendo geralmente grandes, com acabamento impecáveis e variando bastante no seu formato.

Na verdade, muitos deles são recriados esteticamente por arquitetos para integrar ao projeto da casa, podendo assim ter formas bastante variadas.

Veja aqui a beleza de vários fogões de lenha com forno em estilo moderno

Principais usos

Seria desnecessário explicar quais são os usos ou finalidade de um fogão? Talvez sim, mas no caso do fogão a lenha, cabe aqui algumas pontuações, principalmente por quem já usou um por longos anos, como eu.

Cozinhar

O principal uso de um fogão de lenha é sem dúvida de cozinhar e hoje as pessoas usam para cozinhar em datas especiais, nos finais de semana, etc. Mas eu fui criado em um sítio no interior de Minas e lá não tínhamos fogão a gás, portanto o fogão de lenha era usado para cozinhar todos os dias, faça chuva ou faça sol.

Assar

Assar é outra finalidade dele. Usando o forno integrado é possível aproveitar o calor produzido pelas brasas para cozinhar e assar no forno ao mesmo tempo. Esta é a prática mais comum deste uso.

Pão de queijo, biscoito de polvilho, broa, pau-a-pique (kkkkkk muitos nem fazem ideia o que é isso. Também conhecido em Minas como João deitado, kkkkkkk), bolo de milho e tantas outras delícias podem ser feito em um forno de lenha.

Manter alimentos aquecidos

Em épocas em que não havia micro-ondas, a estratégia mais comum para manter os alimentos aquecidos era deixar no fogão a lenha. Isto porque, nele não é como o fogão a gás, que desligou esfriou. As brasas ficam acesas ainda por um bom tempo e mesmo a estrutura de tijolos do fogão se mantem aquecido por um bem tempo.

Manter pessoas aquecidas

Podemos dizer que é uma versão caipira das lareiras. Fiz muito isso nas épocas de inverno onde as temperaturas eram muito baixas na alta altitude em que vivíamos. Para ajudar, nossa casa era em uma baixada, próxima a um pequeno riacho e quem entende um pouco de meteorologia sabe o que essa combinação de alta altitude com baixada significa para fazer frio.

Então ficar ao lado de um fogão a lenha para se aquecer era uma prática comum e prazerosa dos bons e velhos tempos que não voltam mais.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade