Dicas e informações sobre casa e construção

Qual a diferença entre aquecedor e climatizador?

Veja as diferença entre os aparelhos de aquecedor e climatizador de ar. Veja algumas aplicações de cada um deles e algumas dicas importantes sobre eletroeletrônicos.

Entre os diversos objetos que usamos em casa os eletroeletrônicos são de longe os mais disputados na atualidade. A vida moderna incorporou muitas necessidades e conveniência que fizeram surgir todo tipo de aparelhos para ser usado em casa. Ar condicionado, computador, TV, aquecedor, microondas, climatizador, refrigerador, entre tantos outros.

Diferença entre aquecedor e climatizador

Entre eles estão o aquecedor e climatizador que são usados ainda em pequena escala, mas são importantes em determinadas regiões do país, especialmente em certas épocas do ano. Veja as diferenças entre eles.

Aquecedor

Como o próprio nome sugere, ele é usado em locais muito frio para promover o aquecimento do ambiente, seja uma sala, quarto, entre outros ambientes. Nos quartos eles costumam ter mais espaço em dias muito frio para aquecer a noite enquanto as pessoas dormem. Ele é um aparelho elétrico e não emite cheiro ou fumaça, deve ser usado com cuidado pois alguns aparelhos aquece algumas partes e não podem ser tocados sob risco de queimaduras. Ai entra uma atenção especial com crianças. Existe contudo aparelhos de ar condicionado que são também aquecedores, neste caso ele acaba sendo mais conveniente.

Climatizador

O climatizador não pode ser confundido com ar-condicionado, já que ele tem a função apenas de melhorar um pouco a temperatura emitindo um ar fresco ao invés do ar-condicionado que emite ar gelado e faz a troca de temperaturas do ambiente interno com o externo. Sua vantagem é que ele não gasta tanta eletricidade como  o ar-condicionado, mas também não produz o mesmo efeito térmico.

Ar condicionado vs. aquecedor

Ambos os sistemas são considerados um tipo de bomba de calor, uma vez que transferem (ou bombeiam)o calor de dentro da estrutura para o exterior para arrefecer as temperaturas internas. A principal diferença entre os dois é que uma bomba de calor pode inverter sua direção e transferir calor do exterior para elevar as temperaturas internas, utilizando uma válvula de reversão embutida no compressor. Um sistema de condicionamento de ar convencional deve contar com tiras de calor resistentes elétricas dentro do manipulador de ar ou utilizar o calor do forno para produzir / distribuir ar quente.

Como funciona uma bomba de calor

Embora as bombas de calor e os condicionadores de ar convencionais sejam diferentes, eles dependem dos mesmos princípios para condicionar a temperatura interna do ar. Ambos os sistemas utilizam um compressor para comprimir o refrigerante contido no sistema. Dentro do compressor, o gás é comprimido, fazendo com que sua temperatura aumente significativamente. O gás então flui através da serpentina de condensação, onde resfria à temperatura ambiente. À medida que o gás entra na serpentina do evaporador  localizada dentro da casa, ele se expande, fazendo com que sua temperatura caia rapidamente e resfrie a serpentina do evaporador. Um ventilador ou conjunto de soprador dentro do manipulador de ar extrai ar através da serpentina do evaporador resfriado para fornecer ar condicionado ao interior da casa. A principal diferença entre os dois sistemas é que uma bomba de calor pode reverter o processo, trocando a função das serpentinas do evaporador e do condensador para elevar as temperaturas internas.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Várias opiniões

Algumas pessoas se sentiram a vontade para opinar sobre o uso de aquecedor e climatizador, veja abaixo alguns desses relatos.

Sobre climatizador de ar portátil quente e frio:

As vantagens de um climatizador de ar portátil quente e frio, é que ele pode ser carregado para qualquer cômodo que desejarmos climatizar, pois eles são leveis e fáceis de transportar, esse tipo de climatizador é mais barato que um ar-condicionado, por isso é uma boa opção para quem está com a grana curta e quer ter o ambiente numa temperatura mais agradável. O climatizador de ar portátil quente e frio, apesar de mais simples cumpre muito bem a função de climatizar o ambiente, o climatizador de ar portátil também evita o transtorno do quebra-quebra de parede que é preciso fazer quando optamos por instalar um ar-condicionado, pois basta ligar na tomada e pronto ele já está funcionando. E eles também gastam menos energia elétrica.

A desvantagem é que, mesmo o climatizador mais moderno não consegue ser muito eficiente em uma área muito grande.

Sandra Regina Ferreira, Viamão/RS


Os climatizadores são diferentes dos aparelhos de ar-condicionado pelo fato dele evaporar a água, sugando o ar do local. Ele diminui a temperatura dos ambientes de forma rápida, umidifica o ambiente, o que torna o ar com uma qualidade melhor, principalmente para pessoas com problemas respiratórios, não há necessidade de manter o cômodo fechado como com o ar-condicionado, o gasto de energia é mínimo, o seu valor é muito mais barato em compensação a outros eletrodomésticos com a função parecida. Não são objetos pesados, podendo ser levados de cômodos em cômodos com facilidade.

O climatizador funciona melhor apenas em lugares pequenos, não sendo funcional para ambientes grandes, o ar não é resfriado e sim úmido e ventilado. Nem todos os modelos têm a função de aquecer o ambiente, os que vem essa função tem um preço bem mais alto, e manutenção mais elevada, não é indicado para regiões com calores intensos.

Geovana Ferreira, Bocaiuva do Sul/Paraná


As ferramentas portáteis viraram tendência, com a nova vida moderna, onde tudo é correria, as pessoas querem coisas práticas e simples de usar, coisas que não precisam ficam acopladas em um lugar só, que para onde forem possam levar. Com isso, principalmente quem costuma viajar muito irá preferir um climatizador de ar portátil, que tenha a funcionalidade de ar frio e quente. O climatizador de ar portátil é perfeito por ser prático, durante viagens sempre utilizei, por sempre fazer viagens longas o climatizador de ar portátil é ótimo para usar no carro, deixando o clima melhor até mesmo que o ar condicionado portátil para carro, quando chegava ao meu destino ainda podia ficar utilizando-o. Além de refrescar ele também umidifica o ar, sendo uma vantagem essencialmente para quem tem algum problema respiratório.

Quando comparado ao ar condicionado convencional o climatizador de ar portátil esfria bem menos o ar, apenas refrescando-o.

Samara Barboza Lima, Irece-Bahia

Sobre aquecedor elétrico portátil:

Excelente custo-benefício. Cumpre bem ao que propõe. Em cômodos menores aquece de forma rápida sem fazer barulho. Por ser menor, permite que possa ser transportado para qualquer lugar. Pode ser usado em qualquer cômodo, inclusive no banheiro em dias muito frios. Seu design é moderno e bem discreto, podendo ficar em qualquer móvel sem chamar atenção negativa. Por ser bem silencioso pode ser usado em quarto de bebês pois não atrapalha a qualidade do sono.

Karina Gomes da Silva Coelho de Souza, Chapecó SC


O aquecedor elétrico portátil foi uma excelente aquisição que eu fiz. Ele é um aparelho realmente portátil pois é bem leve de carregar e cabe em qualquer lugar. Ele também é muito prático porque apesar de seu pequeno tamanho é capaz de aquecer o quarto todo. Ele foi muito útil para minha família pois nos mudamos para uma cidade fria, clima que não estamos habituados. Mas o aquecedor superou nossas expectativas. Já usamos no banheiro para deixar o ambiente aquecido antes de entrar para o banho. E como ele tem hélices, segundo o fabricante ele pode ser usado em ambientes úmidos, como o banheiro durante o banho. No caso do quarto, deixamos ele ligado de quinze a trinta minutos antes de dormirmos, com a porta do quarto fechada. O quarto todo fica bem quentinho. Porém, não tivemos coragem de dormir com ele ligado a noite toda, por medo de acidente.

Ítalo Gonçalves, Chapecó SC


Quem mora em lugares de frios como no Sul do Brasil, sabe da necessidade de ter um bom aquecedor em casa. Mas, como uma aquecedor de grande porte, como uma lareira, é aquisição para poucos, então uma ótima solução é o aquecedor elétrico portátil. Cumpre bem seu trabalho de aquecer o ambiente em dias frios e pode ser levado com você de um lado para outro da casa, sem grandes preocupações. Infelizmente, como nem tudo é perfeito, um aquecedor elétrico tem suas desvantagens. Como é ligado, obviamente, na energia, ele vai aumentar consideravelmente seu gasto de luz no mês. Isso devido o grande número de watts de potência e pelo tempo que o aparelho costuma ficar ligado. Um outro risco é se tiver crianças ou animais em casa. O aparelho deve ser mantido fora do alcance deles para não haver acidentes indesejados. Fora isso, é uma ótima aquisição para o inverno.

Gabriella Borges Fernandes, Chapecó, Santa Catarina

 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade