Dicas e informações sobre casa e construção

Diferença entre aquecedor e climatizador

Veja as diferença entre os aparelhos de aquecedor e climatizador de ar. Veja algumas aplicações de cada um deles e algumas dicas importantes sobre eletroeletrônicos.

Entre os diversos objetos que usamos em casa os eletroeletrônicos são de longe os mais disputados na atualidade. A vida moderna incorporou muitas necessidades e conveniência que fizeram surgir todo tipo de aparelhos para ser usado em casa. Ar condicionado, computador, TV, aquecedor, microondas, climatizador, refrigerador, entre tantos outros.

Diferença entre aquecedor e climatizador

Entre eles estão o aquecedor e climatizador que são usados ainda em pequena escala, mas são importantes em determinadas regiões do país, especialmente em certas épocas do ano. Veja as diferenças entre eles.

Aquecedor

Como o próprio nome sugere, ele é usado em locais muito frio para promover o aquecimento do ambiente, seja uma sala, quarto, entre outros ambientes. Nos quartos eles costumam ter mais espaço em dias muito frio para aquecer a noite enquanto as pessoas dormem. Ele é um aparelho elétrico e não emite cheiro ou fumaça, deve ser usado com cuidado pois alguns aparelhos aquece algumas partes e não podem ser tocados sob risco de queimaduras. Ai entra uma atenção especial com crianças. Existe contudo aparelhos de ar condicionado que são também aquecedores, neste caso ele acaba sendo mais conveniente.

Climatizador

O climatizador não pode ser confundido com ar-condicionado, já que ele tem a função apenas de melhorar um pouco a temperatura emitindo um ar fresco ao invés do ar-condicionado que emite ar gelado e faz a troca de temperaturas do ambiente interno com o externo. Sua vantagem é que ele não gasta tanta eletricidade como  o ar-condicionado, mas também não produz o mesmo efeito térmico.

Ar condicionado vs. aquecedor

Ambos os sistemas são considerados um tipo de bomba de calor, uma vez que transferem (ou bombeiam)o calor de dentro da estrutura para o exterior para arrefecer as temperaturas internas.A principal diferença entre os dois é que uma bomba de calor pode inverter sua direção e transferir calor do exterior para elevar as temperaturas internas,utilizando uma válvula de reversão embutida no compressor.Um sistema de condicionamento de ar convencional deve contar com tiras de calor resistentes elétricas dentro do manipulador de ar ou utilizar o calor do forno para produzir / distribuir ar quente.

Como funciona uma bomba de calor

Embora as bombas de calor e os condicionadores de ar convencionais sejam diferentes, eles dependem dos mesmos princípios para condicionar a temperatura interna do ar.Ambos os sistemas utilizam um compressor para comprimir o refrigerante contido no sistema.Dentro do compressor,o gás é comprimido, fazendo com que sua temperatura aumente significativamente. O gás então flui através da serpentina de condensação,onde resfria à temperatura ambiente.À medida que o gás entra na serpentina do evaporador  localizada dentro da casa,ele se expande,fazendo com que sua temperatura caia rapidamente e resfrie a serpentina do evaporador.Um ventilador ou conjunto de soprador dentro do manipulador de ar extrai ar através da serpentina do evaporador resfriado para fornecer ar condicionado ao interior da casa.A principal diferença entre os dois sistemas é que uma bomba de calor pode reverter o processo, trocando a função das serpentinas do evaporador e do condensador para elevar as temperaturas internas.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade