Dicas e informações sobre casa e construção

Portas grandes de entrada e pivotantes, dicas e preços

Veja alguns exemplos de uso de portas pivotantes em residências. Veja quais são as suas utilidades, preços alguns modelos de portas como exemplos de sua colocação no devido lugar.

Quando iniciei o projeto da minha casa o arquiteto recomendou que eu colocasse uma porta pivotante na entrada da casa que dava acesso para a rua, esta recomendação estava baseada no projeto que eu estava desenvolvendo e traria uma beleza estética bem melhor para a entrada da minha casa. A princípio gostei da ideia e achei que poderia ser útil a colocação de porta pivotante, mas fiquei extremamente assustado quando visitando uma loja de materiais de construção percebi que o preço dela era muito alto, algo acima de mais de 2 mil reais por uma porta pronta. O modelo era bacana, mas o preço me assustou.

Naturalmente que este é o preço do modelo que seria melhor adaptável ao nosso caso e não significa que todas as portas pivotantes sejam tão caras assim. Contudo uma coisa é certa: no aspecto preço elas serão bem mais caras do que os modelos tradicionais, considerando que você irá comprar um modelo pronto

Para que serve uma porta pivotante?

Primeiro acredito que seja pelo aspecto estético, uma vez que ela tem uma abertura diferenciada já que o eixo de rotação da porta não é necessariamente o batente e sim com um deslocamento de uns 20 ou 30 centímetros em relação ao batente. Ela também pode ter um aspecto funcional, que poderia ocorrer em ambientes onde não há muito espaço para abertura da porta e assim o fato de ela ser pivotante poderia ganhar alguns centímetros no raio de abertura.

Cuidados e características

Uma característica importante das portas pivotantes é que elas precisam ser um pouco mais largas do que as tradicionais, isso acontece porque como explicado acima o eixo de abertura dela não é necessariamente batente e, portanto você perde um espaço de passagem pelo fato dela mudar o eixo para um pouco mais ao centro da porta. Também é importante considerar que não é qualquer tipo de material que você pode usar para esse tipo de porta, normalmente os modelos de madeiras e alguns modelos de alumínio podem ser mais indicados para portas pivotantes.

Exemplos

Neste vídeo você verá como pode ser feito a instalação de uma porta pivotante de madeira que é o exemplo de material usado pelo profissional mostrado no vídeo.

Preços

Como é comum quase todos os materiais de construção, a variação de preços pode oscilar de maneira muito significativa de um modelo para o outro. Fiz uma consulta no site da Leroy Merlin, na data da revisão desse artigo encontrei preços entre R$ 709,74 até R$ 5.550,90.

Com isso é possível perceber que há uma enorme diferença de preços entre um modelo e outro. Com isso, podemos afirmar, que os modelos de portas pivotantes, de certa forma segue o mesmo princípio dos demais modelos de porta, ou seja, você tem desde modelos mais simples e mais barato até modelo bem sofisticados e caros.

Perguntas comuns

Quais são os principais tipos de madeira usados para fabricação de portas?

Isto pode variar um pouco de acordo com a região do país, mas as madeiras mais comuns são ipê, peroba, itaúba, teca, garapeira, peroba rosa, eucalipto, pinus, dentre outros.

Vale lembrar que algumas portas podem ser feitas de madeira compensada, esse tipo de fabricação envolve morrer a madeira informar dela uma pasta que vai ser juntada novamente para moldar vários tipos de peças que são usadas na fabricação de móveis, portas e outras.

Quais os cuidados para escolher uma porta para a cozinha?

A cozinha é considerada uma área molhada e portanto está mais diretamente sujeita a presença de umidade. Este é um aspecto bastante importante para se considerar e desta forma as pessoas geralmente evitam portas de madeira na cozinha. Sendo os modelos de ferro, alumínio e vidro as mais indicadas para este ambiente, exatamente pelo fato da unidade. Por ser uma área que também pode ter maior acúmulo de sujeira, como gordura, é comum as pessoas lavarem as portas e naturalmente a madeira não seria bem-vinda neste caso.

Portas de vidro é uma boa estratégia?

O vidro é o material muito utilizado na construção civil e ultimamente tem sido empregado bastante o seu uso na fabricação de portas, especialmente de portas de correr. Sem dúvida ele agrega bastante valor a porta, graças a sua durabilidade e pelo fato de ser transparente e assim poder oferecer entrada de luz natural ao ambiente. É bem indicado para portas de cozinha onde a questão da iluminação é muito importante, sem contar que ele pode ser lavado e portas de cozinha geralmente pode acomodar um pouco mais de sujeira.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade