Dicas e informações sobre casa e construção

Vale a pena hipotecar um imóvel?

O que é e o que significa hipoteca? Em quais situações vale a pena hipotecar um imóvel para obter dinheiro proveniente de financiamento ou empréstimo bancário. Veja as dicas abaixo.

Hipoteca é o nome dado a uma situação onde uma pessoa dá uma propriedade como garantia de pagamento de uma dívida, ela é comum em transações bancárias como empréstimos e financiamento. Os bancos aceitam e certamente gostam deste tipo de hipoteca, uma vez que a maioria delas é de imóveis e estes são excelentes garantias pelo fato de serem imóveis no sentido correto de imobilidade, tem documentação que garante a posse a alguém e ter alto valor de mercado.

Vale a pena hipotecar um imóvel?

Mas será que vale a pena hipotecar um imóvel? Bem, em muitas situações a pergunta acima nem se aplica, já que para muitos casos não há alternativas, como nos casos de financiamento habitacional com a Caixa. Quando você compra um imóvel financiado, automaticamente ele é hipotecado, então aqui a questão é obrigatória.

Mas há situações em que você poderá definir se hipoteca ou não. Muita gente que tem uma casa, por exemplo e precisa de dinheiro para outros fins acabam hipotecando a casa e com isso conseguindo emprestar algum dinheiro no bando. Penso que é necessário pensar bem antes de fazer transações como esta, especialmente se a casa for a de moradia e única da família.

Outra questão importante é qual o motivo da hipoteca. Se for para fins dispensáveis é preferível não fazer. Contudo é uma avaliação de cada um, mas acho que vale a pena quando o uso do dinheiro trouxer benefícios reais para a pessoa e o risco for de baixo a moderado , no máximo.

Dinheiro versus hipoteca: uma visão geral

Onde quer que você se vire, você ouve como é ruim carregar dívidas. Então, naturalmente,é lógico pensar que comprar uma casa com dinheiro ou afundar o máximo de dinheiro possível em sua casa para evitar a enorme dívida associada a uma hipoteca é a escolha mais inteligente para sua saúde financeira.

Mas há muito a considerar ao considerar a compra de uma casa diretamente contra o financiamento. Aqui estão algumas das principais diferenças entre usar dinheiro ou uma hipoteca para comprar uma casa.

Dinheiro

Pagar em dinheiro por uma casa elimina a necessidade de pagar juros sobre o empréstimo e quaisquer custos de fechamento. Não há taxas de originação de hipotecas , taxas de avaliação ou outras taxas cobradas pelos credores para avaliar os compradores. Pagar com dinheiro geralmente é mais atraente para os vendedores também. Em um mercado competitivo,é provável que um vendedor aceite uma oferta em dinheiro sobre outras ofertas, porque não precisa se preocupar com o retorno de um comprador devido à falta de financiamento.

Uma compra caseira em dinheiro também tem a flexibilidade de fechar mais rapidamente (se desejado) do que uma envolvendo empréstimos, o que poderia ser atraente para um vendedor.

Hipoteca

Por outro lado, a obtenção de financiamento também traz benefícios significativos. Mesmo que um comprador tenha a capacidade de pagar em dinheiro por uma casa, pode fazer sentido não amarrar muito dinheiro para comprar imóveis.

Isso pode limitar suas opções se outras necessidades surgirem no futuro. Por exemplo, se a residência precisar de grandes reparos ou reformas, pode ser difícil obter um empréstimo ou hipoteca da casa própria, já que você não sabe como ficará sua pontuação de crédito no futuro, quanto a casa valerá a pena, ou outros fatores que determinam a aprovação para financiamento.

O que é um valor de hipoteca?

Antes de concordar em assumir um empréstimo hipotecário, faça questão de aprender tudo o que for possível sobre esse tipo de contrato de empréstimo isso inclui o básico.Um termo simples que você deve entender que você pode ouvir com freqüência durante o processo de solicitação e fechamento de um empréstimo é o valor da hipoteca. Este termo refere-se a quanto vale a hipoteca da casa.

Fonte: https://www.konkero.com.br/emprestimo/refinanciamento-de-imovel/quando-fazer-uma-hipoteca

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade