Dicas e informações sobre casa e
construção

Vale a pena hipotecar um imóvel ou fazer consórcio habitacional?

O que é e o que significa hipoteca? Em quais situações vale a pena hipotecar um imóvel para obter dinheiro proveniente de financiamento ou empréstimo bancário. Veja as dicas abaixo.

Hipoteca é o nome dado a uma situação onde uma pessoa dá uma propriedade como garantia de pagamento de uma dívida, ela é comum em transações bancárias como empréstimos e financiamento. Os bancos aceitam e certamente gostam deste tipo de hipoteca, uma vez que a maioria delas é de imóveis e estes são excelentes garantias pelo fato de serem imóveis no sentido correto de imobilidade, tem documentação que garante a posse a alguém e ter alto valor de mercado.

Vale a pena hipotecar um imóvel?

Mas será que vale a pena hipotecar um imóvel? Bem, em muitas situações a pergunta acima nem se aplica, já que para muitos casos não há alternativas, como nos casos de financiamento habitacional com a Caixa. Quando você compra um imóvel financiado, automaticamente ele é hipotecado, então aqui a questão é obrigatória.

Mas há situações em que você poderá definir se hipoteca ou não. Muita gente que tem uma casa, por exemplo e precisa de dinheiro para outros fins acabam hipotecando a casa e com isso conseguindo emprestar algum dinheiro no bando. Penso que é necessário pensar bem antes de fazer transações como esta, especialmente se a casa for a de moradia e única da família.

Outra questão importante é qual o motivo da hipoteca. Se for para fins dispensáveis é preferível não fazer. Contudo é uma avaliação de cada um, mas acho que vale a pena quando o uso do dinheiro trouxer benefícios reais para a pessoa e o risco for de baixo a moderado , no máximo.

Compra a vista versus hipoteca

Mas há muito a considerar ao considerar a compra de uma casa com pagamento com recursos próprios do que o financiamento. Aqui estão algumas das principais diferenças entre usar dinheiro ou uma hipoteca para comprar uma casa.

Recursos próprios

Comprar com recursos próprios elimina a necessidade de pagar juros sobre o financiamento e outros custos envolvendo o processo de financiamento. Pagar com recursos próprios geralmente é mais atraente para os vendedores também. Em um mercado competitivo, é provável que um vendedor aceite uma oferta em dinheiro sobre outras ofertas, porque é mais simples, rápido e não precisará se submeter à burocracia dos bancos para emprestar o dinheiro.

Hipoteca

Por outro lado, a obtenção de financiamento também traz benefícios significativos. Mesmo que um comprador tenha a capacidade de pagar em dinheiro por uma casa, pode fazer sentido não amarrar muito dinheiro para comprar imóveis.

Isso pode limitar suas opções se outras necessidades surgirem no futuro. Por exemplo, se a residência precisar de grandes reparos ou reformas, pode ser difícil obter um empréstimo ou hipoteca da casa própria, já que você não sabe como ficará sua pontuação de crédito no futuro, quanto a casa valerá a pena, ou outros fatores que determinam a aprovação para financiamento.

O que é um valor de hipoteca?

Antes de concordar em assumir um empréstimo hipotecário, faça questão de aprender tudo o que for possível sobre esse tipo de contrato de empréstimo isso inclui o básico. Um termo simples que você deve entender que você pode ouvir com frequência durante o processo de solicitação e fechamento de um empréstimo é o valor da hipoteca. Este termo refere-se a quanto vale a hipoteca da casa.

Fonte: https://www.konkero.com.br/emprestimo/refinanciamento-de-imovel/quando-fazer-uma-hipoteca

Consórcio de casas, vale a pena consórcio de imóveis ou habitacional?

Quem deseja comprar a casa própria mas não tem todos os recursos financeiros, precisa recorrer a algum meio de financiamento, podendo ser um financiamento habitacional, como o da Caixa, um consórcio de imóveis ou outros meios. Analisaremos aqui o consórcio de imóveis, já que o financiamento da Caixa já foi bem analisado no texto: O que é financiamento imobiliário e Como funciona o financiamento de imóveis.

Como funciona um consórcio

O consórcio de imóveis funciona da seguinte forma:

Grupos: Primeiro é necessário uma administradora de consórcio, tomarei como exemplo aqui a própria Caixa Econômica Federal. Esta administradora fará a formação dos grupos, isto é, venderá cotas de consórcios às pessoas interessadas limitado a um número de cotas.

Parcela e sorteio: Cada integrante deste grupo pagará mensalmente uma parcela do seu consórcio e a soma de todas as parcelas de todos os integrantes do grupo, formará um monte financeiro e parte deste montante irá para sorteio onde todos os meses uma pessoa, ou duas dependendo do grupo, será sorteada.

Lances: Além do sorteio você pode dar lances que são montantes financeiros a fim de resgatar o bem desejado, se o seu lance for o melhor do grupo você também poderá ser contemplado com o valor contratado no consórcio para a compra da casa.

Juros: Como visto acima as parcelas não tem juros e isto torna bastante vantajosa, mas tem taxa de administração do consórcio, impostos e outros encargos. Na teoria você pegaria o valor da casa e dividiria pelo número de parcelas desejadas e encontraria o valor das parcelas, mas quando você adiciona a taxa de administração, os impostos incidentes e outras taxas, este valor sobe bastante.

Consórcio habitacional vale a pena?

consórcio habitacional financiamento de imóveis

Eu estava buscando uma alternativa para conseguir comprar uma casa e depois de avaliar bem o financiamento, resolvi tentar o consórcio acreditando ser uma opção mais vantajosa e fui até a Caixa e eles fizeram uma simulação de consórcio e sinceramente não achei vantajoso pelos seguintes motivos:

Como ou tinha pressa em comprar a casa acreditei que a melhor alternativa seria dar um lance, mas eu teria de dar aproximadamente 70% do valor do imóvel que eu quisesse ser contemplado por lance e isto não me agradou.

O valor das parcelas, como explicado acima não é assim tão baixo e com todas as taxas embutidas ele acaba não ficando muito atrativo.

Por ser de prazo bastante limitado, o valor das parcelas acaba ficando altas se comparados às prestações de um financiamento habitacional, por exemplo.

E um investimento que demanda paciência e não deve ser admitido por pessoas que como eu tinha pressa em comprar a casa, pois não dá para controlar quando você terá o dinheiro, tudo depende do grupo, seja por lance e principalmente por sorteio.

Conclusão

Acho que o consórcio de imóveis é uma alternativa viável para aqueles que não têm muita pressa para comprar a casa ou o imóvel desejado. Pode ser usado como uma alternativa de poupança, por exemplo. Para quem tem pressa, creio que o financiamento habitacional seja a melhor alternativa pois é mais ágil, embora o montante final que você paga pelo imóvel é bem maior.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.