Dicas e informações sobre casa e construção

Tomadas e apagadores, onde colocar e qual a quantidade?

Veja algumas dicas relacionadas ao projeto elétrico de uma casa com detalhes sobre a quantidade de tomadas e interruptores que você terá em casa de como fazer uma boa distribuição deles dentro do oriente para evitar a falta ou excesso.

Tomadas e apagadores ou interruptores são itens importantes em uma casa e quando é necessário determinar os locais e as quantidades deles no processo da construção de uma casa, é necessários ter muito cuidado para não cometer erros de deixar uma parede com poucas tomadas ou colocar os interruptores que acionam as lâmpadas em locais inapropriados.

Lembro-me de uma casa que morei onde havia excesso de tomadas e as paredes ficava até feias de tanta tomadas que havia, já a casa onde moro atualmente tenho um problema inverso o que é a falta delas em alguns locais o que me obriga a usar as famosas extensões para que eu possa usar determinados aparelhos em locais específicos da casa. Outro problema que esta casa tem é que quando me mudei para cá não havia espaço para colocar o interruptor de acionamento do ventilador de teto por isso tive que comprar um controle remoto para fazer o acionamento via controle. Todos esses detalhes são para ilustrar a necessidade de um bom planejamento na colocação de tomadas e interruptores em uma casa, tanto na quantidade deles como nos locais onde serão colocados.

Modelo ideal

Acredito que não exista um modelo que poderíamos chamar de ideal, também não há fórmulas para isso, mas acredito que no caso de tomadas pelo menos uma delas por parede, salvo em algumas situações onde você poderia colocar mais que uma se houver necessidade. Os interruptores ou você apagadores como alguns podem conhecer, deve ficar em locais de acesso imediato ao cômodo como na entrada dele. Imagine você abrindo a porta da sala da sua casa à noite e tendo que cruzar todo o ambiente para então terá acesso ao interruptor para ligar a luz? Não faria muito sentido isto, correto? Desta forma o interruptor precisa estar imediatamente próxima porta para permitir melhor usabilidade do ambiente.

Projeto elétrico

Todos esses itens devem fazer parte do chamado projeto elétrico da sua casa, que entrem outras coisas deverá constar se a energia será 110 ou 220 volts, local da caixa de força, a distribuição das tomadas e interruptores, o tipo de lâmpada que você usará, entre outros aspectos.

Perguntas relacionadas

O que é um estabilizador de energia elétrica?

Um estabilizador de energia elétrica é um aparelho que serve para filtrar a energia elétrica antes dela ir para um determinado aparelho e assim evitar as famosas oscilações de energia que poderia causar dano ao aparelho. Normalmente os estabilizadores são muito comuns para computadores, mas pode ser usado para qualquer aparelho elétrico ligado na tomada, especialmente aqueles que demanda um pouco mais de energia e que são mais sensíveis. Então ele fica entre o aparelho e a rede elétrica e qualquer oscilação de energia ele tende a estabilizar evitando assim que o aparelho receba por exemplo uma sobrecarga maior do que ele está preparado para receber.

Todo aparelho elétrico precisa ter um estabilizador de energia?

Se formos analisar “ao pé da letra”, este seria o correto. Mas é óbvio que isso não é possível e muito menos uma coisa pratica. Desta forma, e o uso do estabilizador acaba ficando restrito alguns aparelhos que ficam fixos, como computadores e outros que demandam bastante energia elétrica bem como tem uma sensibilidade maior quanto a oscilação elétrica. Também vale ressaltar que existem locais onde a oscilação de energia é muito mais frequentes do que em outros, nesses locais talvez o uso do estabilizador possa ser estendido ao maior número de aparelhos elétricos.

Qual a vantagem da tomada dupla ou tripla?

Uso de tomadas com entradas duplas, triplas ou até mais que isso é bastante recomendável para uso em casa, especialmente em pontos estratégicos da casa onde a uma maior demanda por consumo de energia elétrica. Cito como exemplo o local onde você vai instalar o aparelho de TV, pois normalmente e você liga um aparelho de TV, o decoder da TV a cabo, talvez um videogame e outros. Assim, uma tomada dupla ou tripla é necessária para acomodar as diversas necessidades daquele local.

O ideal é fazer um bom planejamento para entender qual é a necessidade de consumo de energia e assim determinar a quantidade, o local e os tipos de tomadas que serão necessários em cada caso.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade