Dicas e informações sobre casa e construção

Fazer mudança em caminhão baú é melhor do que caminhão aberto?

Quais são as vantagens de se utilizar um caminhão baú ou daqueles modelos fechados para fazer o transporte de móveis e outros objetos durante a mudança de uma casa para outra?

Fazer uma mudança de casa não é uma coisa que todas as pessoas gostam de fazer, afinal dá muito trabalho e é muito desgastante ter que ficar carregando e descarregando móveis pesados de um lado para o outro.

A mudança de casa precisa ser vista com atenção e precisa de alguns cuidados especiais. Afinal de contas, serão transportados objetos, roupas e móveis que são do uso diário de seus donos e as vezes carregam a história da família. Portanto deve-se tem atenção ao tipo de caminhão que fará a mudança e aos profissionais contratados.

Ao fazer uma mudança a prática mais comum é as pessoas contratarem um transportador que pode usar um caminhão fechado no estilo baú ou um caminhão de carroceria aberta. Qual seria a vantagem de usar cada um deles e qual tipo de caminhão é melhor para fazer uma mudança?

Pois bem, resposta desta pergunta dependerá de alguns fatores, mas um consenso geral de que o caminhão baú como aquele tipo que é fechado é melhor para fazer mudança por algumas razões que podemos destacar abaixo:

Chuva

Em caso de chuva os móveis e utensílios estão protegidos e não sofreram danos neste caso, também colabora ainda com esta ideia o fato de não ficar exposto a poeira e sujeira que pode acontecer no trajeto do transporte dependendo do local e da época do ano em que estiver sendo feito.

Privacidade

Existe ainda a questão da privacidade e evitar de ficar expondo os seus móveis ou aquilo que você está transportando. Nem todas as pessoas gostam de fazer esse tipo de exposição, nesse caso caminhão baú pode ser útil para fazer um transporte adequado e assim você precisa ficar mostrando pra todo mundo que está mudando, muito menos o que você está transportando.

Organização

Por fim existe a possibilidade de você ter uma mudança mais organizada e garantir que estarás seguro uma vez com caminhão fechado não haverá problemas de perda de alguma coisa durante o transporte ou mesmo de algum móvel ou alguma peça ser atingido por elementos externos durante o transporte de mudança.

Conclusão

Apesar de em muitas situações um caminhão aberto ser perfeitamente apto para fazer a mudança, por questões de segurança, privacidade e por outros fatores acima expostos, acredito que o caminhão baú ou tipo fechado é o mais adequado para garantir uma mudança mais tranquila.

8 Dicas para garantir uma mudança bem sucedida.

  1. Antes de realizar a mudança, veja se todos os itens são necessários. Abra espaço e se desfaça dos volumes desnecessários antes da mudança. Aproveite para doar roupas, móveis, colchões e objetos que não são utilizados pela sua família, mas podem ser úteis para outra.
  2. Entre um caminhão baú ou aberto, escolha um baú, pelos motivos já falados acima. Ainda que seja mais caro, trará mais segurança a mudança e vai garantir que os móveis cheguem inteiros e sem nenhum faltando ou perdido pelo caminho.
  3. Preste atenção nos profissionais que vão realizar a mudança. Perceba se eles são cautelosa e precavidos, para evitar danos que podem vir de algum desleixo.
  4. Exitem empresas especializadas em mudanças, que cuidam desde o embalamento da peça até a entrega e colocação do móvel na nova casa, se forem móveis delicados ou houver espaço no orçamento.
  5. Se precisar de mais de uma viagem para levar os pertences, dê preferência para levar no caminhão os pertences grandes e essenciais, é possível que os objetos pequenos e roupas possam ser levados de carro e economizar uma viagem do caminhão.
  6. Embale corretamente os objetos observado a necessidade de casa um e também a responsabilidade socioambiental de evitar lixos e resíduos desnecessários.
  7. Seguro transporte: Algumas empresas de mudança já trazem um seguro transporte para cobrir algum eventual problema durante a mudança.
  8. Não esqueça de solicitar o desligamento dos serviços como água, luz, internet e TV a cabo da casa antiga e solicitar para a nova casa. Também altere onde necessário o seu novo endereço.

5 Dicas para acertar na embalagem dos móveis, objetos e roupas.

  1. Utilize caixas de papelão recicladas para proteger os objetos.
  2. Não esqueça de utilizar plástico bolha, reciclado de preferência para proteger móveis ou objetos mais sensíveis. É possível utilizar isopor para isto também
  3. Etiquete as caixas e embrulhos para evitar ficar abrindo todas quando precisar de algo específico.
  4. Utilize papelão ondulado resistente para objetos grande e de mais importância como geladeiras.
  5. Tome cuidado com alimentos e perecíveis. O ideal é não levar nenhum perecível na mudança e só fazer as compras ao chegar na nova casa, caso ocorra um imprevisto utilize caixas de isopor com gelo, mas não esqueça que elas são limitadas quanto a manter a refrigeração por muito tempo.

REFERÊNCIAS

Revista Exame, Volume 5. Acesso em 9/8/19. Link. 

Onde posso saber mais sobre o assunto?

Livro: Casa Organizada: A arte da organização para transformar a casa e a rotina. Por Thais Godinho. Acesso em 9/8/19. Link. 

Livro: Casa organizada o ano todo. Editado por Coordenação Alaúde. Acesso em 9/8/19. Link. 

Artigo: Como organizar uma mudança residencial. Blog caixa de papelão Deise, com foco na sustentabilidade. Acesso em 9/8/19. Link. 

 

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade