Dicas e informações sobre casa e construção

Construção civil: o que é alvenaria e acabamento?

Veja as definições para alvenaria e acabamento que são termos bastante usados no mercado da construção civil. Saiba o que é feito em cada etapa e quais os profissionais responsáveis por elas.

O mercado da construção civil tem alguns termos são bastante comuns embora desconhecido para aqueles que não estão ligados diariamente com o ramo da construção civil, nesse caso existem alguns termos como alvenaria e acabamento que representam etapas da construção de uma obra é precisa ser bem atendido por pessoas que pretendem fazer a construção de suas casas, já que esses termos são muito usados por construtores, lojas de materiais de construção e outros.

Alvenaria

A alvenaria é a etapa da construção civil destinado a criação das estruturas de uma casa ou de um prédio qualquer, diz respeito à construção dos muro de sustentação e do muro de separação o que é muito comum na divisa dos terrenos. Pode ser usado para designar também as paredes de uma casa tanto a parte estrutural como as colunas, assim como a parte de vedação que geralmente é feita com blocos ou tijolos usados para levantar as paredes.

Alvenaria é de responsabilidade do pedreiro que é um profissional preparado para esse tipo de trabalho e este utiliza bastante concreto, ferro, cimento, blocos estruturais ou vedação, entre outros tipos de materiais para criar as estruturas de uma casa ou edifício qualquer. Geralmente é uma etapa de rápida execução.

Pode ser entendido com alvenaria qualquer construção feitas com pedra, tijolos e cal. No entanto, quando es constrói uma casa a fase chamada alvenaria, na verdade está se referindo a alvenaria estrutura, esta por sua vez pode se subdividir em não armada (simples) ou armada.

A alvenaria estrutural é o processo de construção racional composto por paredes como principal estrutura que dá suporte a edificação, logo na alvenaria estrutural fica claro que as paredes tem a função de estruturar, firmar ou dar suporte ao que está sendo construído.

A alvenaria estrutural não armada ou simples, é composta tão somente por blocos, pedras. concretos, argamassa e tijolos. Já alvenaria estrutural armada a alvenaria é reforçada com fios, barras e telas de aço, dispostas de forma a suportar a estrutura.

Acabamento

O acabamento como o próprio nome já sugere que é a etapa de finalização da construção de uma casa, apartamento ou imóvel qualquer. Por acabamento entende-se a colocação de pisos e azulejos da parede, pintura, colocação de gesso, assentamento de vasos sanitários, box de banheiro e uma infinidade de pequenas ações que são necessárias para fazer a conclusão da construção de uma casa. O acabamento é repleto de detalhes e para muitos ele consiste em uma das partes mais caras da construção de uma casa, mas isso depende muito do tipo de acabamento que a pessoa estiver fazendo.

Na etapa do acabamento é comum ter a presença de diversos tipos de profissionais de várias especialidades, como um marceneiro, assentador de piso, gesseiro, pintor e outros tipos de profissionais de suas especialidades. Geralmente esta etapa é mais lenta a sua execução em relação à alvenaria, isto graças aos detalhes e quantidade de pessoas que acabam se envolvendo com a obra.

11 DICAS para economizar no acabamento

  1. Em primeiro lugar faça um bom planejamento, considerar todas as fases do acabamento para não gastar de mais em uma e comprometer as demais.
  2. Pesquise e faça orçamentos em pelo menos 3 lojas antes de comprar os materiais. Não é necessário comprar em todos os materiais na mesma loja.
  3. Pesquise sobre profissionais, preços, qualidade do trabalho e tempo de entrega.
  4. Veja primeiro os itens essenciais, depois veja os mais decorativos, é possível complementá-los depois.
  5. Invista em materiais que tenham durabilidade e não apenas sejam bonitos e acabem por se desgastar logo, projete sua casa pensando no futuro.
  6. Está em dúvida sobre quais acabamentos escolher? Tenha duas coisas em mente: qualidade e durabilidade dos materiais e a neutralidade do design. Se está em dúvida escolher um desing muito marcante pode levar o ambiente do cômodo a "pesar" se não for bem pensado.
  7. Veja as marcas que confia, mas também esteja aberto a novas marcas que já demonstram qualidade.
  8. Sabe fazer alguma coisa? Você pode ajudar na finalização com pintura, por exemplo.
  9. Compre descargas econômicas e lampadas LED, são economia a longo prazo.
  10. Itens como espelho e aplicação de papel parede, só demonstram a má qualidade depois de algum tempo, então é melhor gastar um pouco mais no início e manter por mais tempo.
  11. Contrate profissionais que saibam o que estão fazendo e dê o tempo de fazerem um bom trabalho, apressa-los pode gerar retrabalho mais tarde.

REFERÊNCIAS

Manual do Construtor Etapas da Construção Ed. 9 - Alvenaria Estrutural. Por Edicase. Acesso em 12/8/19. Link.

Como Gerenciar Projetos de Construção Civil. Por Marco Antonio Portugal. Acesso em 12/8/19. Link.

Alvenaria Oficio De Pedreiro. Por Cabral Veríssimo. Acesso em 12/8/19. Link. 

Onde posso saber mais sobre o assunto?

Materiais de construção civil. Por Carmen Couto Ribeiro. Acesso em 12/8/19. Link. 

Vocabulário Da Construção Civil. Por Cabral Veríssimo. Acesso em 12/8/19. Link.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade