CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Tipos de energia e principais fontes de energia renovável e não renovável

Conheça os tipos de energia como hidrelétrica, eólica, nuclear e outros tipos. Veja também as principais fontes de energia como fontes renováveis e não renováveis, como a queima de carvão, geração com o calor do sol, movimentação de turbinas pelo vento e outras.

A energia elétrica presente nas residências, empresas, no campo e outros locais é indispensável para o exercício das atividades produtivas, para o conforto doméstico e a vida moderna como um todo. Muito se especula sobre os limites da capacidade de geração de energia e com a possível escassez de fontes de energia. Sem querer entrar neste mérito, gostaria apenas de mostrar os tipos de energia as principais fontes geradoras que temos disponíveis atualmente.

Tipos de energia

Energia Hidrelétrica

usina hidrelétrica

A Energia Hidrelétrica é proveniente da força da água, ou seja, uma enorme quantidade de água que alcança as turbinas, de elevada altura, o que faz com que a energia potencial seja transformada em energia mecânica. Em seguida a energia mecânica é transformada em energia elétrica pelo gerador e finalmente através das redes de transmissão a energia elétrica é levada para toda população. Veja no vídeo abaixo como é produzida a energia elétrica.

A energia elétrica que consumimos hoje no Brasil vem em sua grande maioria de usinas hidrelétricas que estão localizadas em diversas partes do país. Para gerar a energia elétrica nessas usinas são feitas enormes represas de água e a partir daí são feitas as quedas d'água. E a água que cai com força sobre enormes turbinas irão transformar a energia potencial em energia mecânica que será captada por um gerador e transformada em energia elétrica através dos transformadores que existem essas usinas. Portanto a energia hidrelétrica é produzida a partir da força da água que cai sobre as turbinas.

Enormes linhas de transmissão são criadas para levar esta energia em alta tensão das usinas hidrelétrica até o centro de distribuição e a partir dali ela é transformada em média e baixa tensão para ser distribuída para as residências, indústrias e outros tipos de usuários em todos os lugares.

Energia Eólica

usina eólica

Esse tipo de energia começou nos anos 1970, por causa da falta do petróleo. A energia eólica é gerada por meio da força do vento, em que grandes aero-geradores ligados à turbinas ao serem alcançados pelo vento ligam o gerador elétrico, e dessa forma produz energia elétrica. Essa energia não polui o meio ambiente.

No caso da energia eólica, o vento gira numa hélice, esta que é conectada a um gerador e produz assim a eletricidade. Para que exista uma central eólica, você precisa de vários sistemas destes interligados a uma central de transmissão de energia. Daí, a quantidade de energia que será produzida dependerá do tamanho das hélices que captam o vento e também dos ventos da região. Os ventos devem ser não apenas fortes, mas regulares para que possa ter um bom aproveitamento de energia eólica. Assim também é recomendado que não estejam ligados fenômenos climáticos, como os tufões.

O Brasil é considerado um dos maiores potenciais para esse tipo de energia em todo o planeta. No entanto, a energia eólica é muito pouco explorada por aqui, espera-se que com o Programa de Incentivo às Forças Alternativas de Energia, parte do Ministério de Minas e Energia, a energia eólica possa ser mais produzida, suprindo parte da nossa necessidade de energia.

Energia Nuclear

A Energia Nuclear se produz através de uma reação chamada fissão. Vale citar que a fissão é para a física nuclear a divisão de um núcleo de átomo pesado em dois ou diversos fragmentos, que é determinada por um bombardeamento de neutrões, e que libera uma grande quantidade de energia, além de diversos neutrões.

Energia Solar

painéis de anergia solar

O sol é um grande e importante produto de potência e de calor, que são proporcionadas pela radiação eletromagnética que ele liberta. Dessa forma, o Sol, por meio de distintos processos, é o responsável pela geração de dois tipos de energia elétrica, a fotovoltaica e a térmica.

A energia fotovoltaica têm duas formas de ser coletadas, por painéis ou por lâminas, que possuem a capacidade de capturar a radiação liberada pelo sol e assim produzir energia elétrica.

Já a energia térmica é gerada a partir de coletores solares. Ao captar a energia que veio do sol, transfere à água, usada normalmente em chuveiros elétricos, já que a água é aquecida ao receber a energia térmica.

Energia termelétrica

é popular também como calorífica, e é resultante da combustão de materiais de fontes não renováveis, como o gás natural, por exemplo. Saiba que essa energia pode ser usada tanto como energia mecânica como por eletricidade.

Fontes de energia

Renováveis

As fontes renováveis são aquelas que podem ser criadas de alguma forma e portanto não há escassez do ponto de vista de disponibilidade, um exemplo disso é o etanol que usamos no Brasil o que é produzido a partir da cana de açúcar que é um recurso natural que pode ser plantado e produzido de acordo com a necessidade. Alguns exemplos:

  • Biomassa - É usada na produção de energia a partir de processos, como por exemplo, a combustão de material orgânico.
  • Carvão vegetal - É usado como combustível para aquecedores, churrasqueiras, lareiras.
  • Energia eólica - É a energia que provém do vento.
  • Energia geotérmica - É a energia obtida a partir do calor que vem do interior da Terra. A energia geométrica pode ser uma fonte fundamental a produção de eletricidade, que pode ser utilizada para residências e indústrias, principalmente aquelas que trabalham com água aquecida.
  • Energia hidráulica - É a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água.
  • Energia maremotriz - É a forma de geração de energia por meio do uso da movimentação da água dos oceanos, que é provocada pelas marés.
  • Ondas - Vem do aproveitamento das ondas oceânicas.
  • Energia das correntes marítimas - É uma forma de energia marinha que é obtida por meio do aproveitamento da energia cinética das correntes marítimas.
  • Energia solar - É a energia proveniente do sol. É uma das principais e mais promissoras fontes de energia que temos.

Não Renováveis

Uma energia não renovável é aquela que é proveniente de algum recurso natural finito e que não pode ser produzido, como exemplo podemos citar a gasolina ou óleo diesel que são produzidos a partir da extração do petróleo que é um recurso existente na natureza, mas finito, ou seja, um dia ele acabará e não tem como produzi-lo. Alguns exemplos:

  • Carvão mineral - É uma rocha sedimentar combustível.
  • Gás natural - É uma mistura de hidrocarbonetos leves que é encontrada no subsolo.
  • Petróleo - É uma propriedade oleosa, inflamável.
  • Energia nuclear - É a energia liberada numa reação nuclear

Referências:

https://www.educacao.cc/ambiental/tipos-de-energias-hidreletrica-eolica-nuclear-solar-termica-etc/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia

Tem alguma dúvida? Acesse o CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade