Dicas e informações sobre casa e construção

Telha italiana é boa para cobrir uma casa. Ela é moderna?

Saiba um pouco mais sobre modelos de telha italiana e sua relação de custo e benefício para cobertura de caças. Veja o preço e a quantidade telhas por m/2

No processo de construção de uma casa, a escolha dos materiais que serão usados desde o básico até o acabamento uma das tarefas mais importantes, a busca pelo melhor preço e pela melhor qualidade deve estar em constante equilíbrio não abrindo mão de nenhuma das duas coisas. Na cobertura da casa a escolha da telha que será usada é de vital importância, afinal além de ter o aspecto funcional é necessário ela ter também o aspecto aparente e estético, portanto escolher a telha adequada para o telhado é uma decisão que pode dar uma aparência muito diferente para sua casa.

A diversidade do tipo de telhas é muito grande com modelos para todos os gostos de todos os bolsos, eu escrevi um artigo mostrando os principais tipos de telhas que temos atualmente indisponível, mas a lista mostrada não é a totalidade, já que existe uma variedade realmente muito grande de telhas. As telhas cerâmicas são as mais comuns e mais baratas, ao mesmo tempo elas cumprem bem o papel de cobertura tendo a aparência estética relativamente boa. Contudo está na moda uso de telhas de concreto e também as telhas cerâmicas brancas visando um aspecto da sustentabilidade já que o branco absorve menos raios solares.

Telha italiana

A telha italiana é um dos modelos de telha cerâmica se tem uma ótima relação de custo e benefício, embora seja uma das mais baratas do mercado, sua qualidade não é questionável e a aparência estética também é muito boa, principalmente para telhados maiores, já que ela também é um pouco grande. É possível encontrar a telha no formato tradicional cerâmico eu também na cor branca, sendo esta última com custo relativamente mais alto do que modelo tradicional. O rendimento da telha cerâmica é de aproximadamente 14 telhas por metro quadrado aproximadamente. Lembrando que o metro quadrado do telhado deve ser calculado considerando o desnível que é natural de cada um deles.

Custo da telha italiana

Eu usei esta telha para fazer a cobertura da minha casa e paguei R$ 1,20 por unidade ou aproximadamente R$ 1.200,00 pelo milheiro. Porem este preço poderá ser alterado de região para região do país e dependendo da época em que você estiver comprando. O valor acima tem como base o mês de setembro de 2013.

Veja nesse link vários modelos de telhados que foram cobertos com o uso da telha italiana com variações decorrentes do tradicional e do branco.

Veja algumas perguntas e respostas sobre telhas e telhados para casa

Qual a vantagem da telha cerâmica?

Acredito que uma das principais vantagens seja o custo que é relativamente mais em conta do que alguns modelos mais sofisticados, como a telha de concreto ou mesmo a moderna telha sanduíche. Também tem a vantagem que por ser de barro ela tem bastante eficiência em termos de termodinâmica. Com isso ela se torna uma opção bem interessante para a cobertura de casas, com modelos bem variados que pode atender a todos os gostos.

Qual a vantagem da telha de concreto?

A telha de concreto tornou-se uma alternativa bastante comum nas construções, especialmente nas de médio e alto padrão. Talvez o grande atrativo dessa telha seja a beleza que ela proporciona, por ter uma cor mais esbranquiçada, ela deixa o telhado com uma aparência bem mais bonita do que as telhas de barro ou cerâmicas que são geralmente avermelhadas. Também contra a favor desse tipo de telha sua resistência, uma vez que ela é feita de concreto e oferece uma resistência bem maior do que as telhas de barro.

Qual a vantagem da telha de fibrocimento?

A telha de fibrocimento é uma opção bastante interessante para quem quer uma cobertura mais barata. O seu baixo preço e o seu alto rendimento é sem dúvida nenhuma os seus pontos fortes, sendo muito empregado na construção de casas mais simples, talvez exatamente por esses fatores. Vale lembrar que esse tipo de telha até tempos atrás utilizava amianto que foi o material proibido no Brasil. As novas telhas de fibra cimento não utilizam mais amianto e portando são seguras o seu uso.

Qual a vantagem da telha sanduíche?

A telha sanduíche é uma das opções mais usadas atualmente tanto na construção de telhados para casa, como na cobertura de grandes estruturas, como igrejas ou galpões, por exemplo.

A grande vantagem dessa telha é o fato dela ser térmica e acústica. Ela é produzida com duas chapas de aço galvanizado e no meio uma camada de isopor que permite o isolamento térmico e acústico. Como temos um problema bastante forte de calor no Brasil, especialmente nos meses de verão, essa telha atende perfeitamente bem ao propósito de atenuar um pouco esse calor no telhado e tem sido muito utilizado sendo uma das principais alternativas de telha atualmente.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade