Dicas e informações sobre casa e construção

Serviço de pedreiro e mestre de obra tem garantia?

Será que os serviços prestados por pedreiros de mestre de obras na construção de casas e outros tipos de moradia tem garantia? Veja o que o meu pedreiro disse quando eu fiz essa pergunta a ele.

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

Quando você compra um automóvel novo tem a garantia de que o carro irá funcionar como foi projetado para tal e caso algum problema aconteça dentro de um determinado período a concessionária realizará todos os reparos necessários. O mesmo acontece com produtos eletrônicos, eletrodomésticos, entre tantos outros tipos de produtos e serviços que são amplamente assistidos por garantia que pode variar de alguns meses a alguns anos. Mas quando você faz uma casa, será que o pedreiro ou o mestre de obras dá garantia do serviço que executou?

Pedreiro dá garantia?

Eu fiz essa pergunta para o pedreiro que construiu a minha casa já nos momentos finais da construção na mesma e para minha surpresa a resposta foi não. Segundo a versão dele não há necessidade desse tipo de garantia uma vez que depois de pronta a casa era funcionar bem. Fiquei pensando no momento até que ponto este pensamento estaria correto é porque eu não pensei nisso antes de contratá-lo para executar a obra da minha casa. Mas enfim, este é apenas mais um dos erros que um inexperiente como eu estava cometendo na construção da sua casa.

Responsabilidade do engenheiro ou pedreiro?

Eu sei que na verdade a responsabilidade técnica da obra é do engenheiro e não do pedreiro ou mestre de obras, mas não estou falando de problemas graves estruturais, por exemplo. O tipos de garantia que eu me referia era de problemas relacionados à erro de execução como vazamentos, piso que se solta, portas mal colocadas, vazamento no telhado, entre outros detalhes que não são questões pra ser levada a um engenheiro e sim o pedreiro que construiu.

Problemas após a mudança

Logo que mudei para casa percebi que havia um barulho muito forte na laje e depois de algumas observações percebi que isso ocorria quando está passando água pelo cano para encher a caixa. Como o cano provavelmente está solto em cima da laje, ele vibra muito e provocam ruído relativamente alto. Procurei o pedreiro comentei o problema a ele, que aparentemente ignorou, pois já faz vários dias desses comentários e até hoje ele não apareceu para olhar. Portanto a falta de garantia do serviço executado na construção civil é um problema bastante sério e eu recomendaria muito você conversar isso com seu pedreiro antes para evitar o que aconteceu comigo.

Algumas dicas antes de contratar um pedreiro

  • Faça uma boa pesquisa antes de contratar: Se você não tem um pedreiro de confiança e precisa contratar alguém, faça uma boa pesquisa e não contrate o primeiro que aparecer. É muito importante conversar com outras pessoas, verificar preços, propostas de cada um, bem como a disponibilidade dele para o desenvolvimento do trabalho.
  • Converse bem com ele visando conhecê-lo: Converse bastante com esse pedreiro afim de conhecer bem o seu trabalho, procure entender que tipo de construção ele costuma construir, suas experiências anteriores em projetos similares ao seu, bem como outros itens que julgar relevantes.
  • Se necessário converse com outros proprietários: Se você sentir dúvida, uma boa estratégia é conversar com outros proprietários para quem ele tenha trabalhado em construção. Visitar essas obras e analisar o trabalho que foi feito ali pode ser talvez a uma das alternativas mais sensatas a fim de entender se a qualidade que ele entrega está de acordo com aquilo que você espera.
  • Analise a equipe: Avalia se esse pedreiro trabalhar sozinho, com uma equipe pequena ou grande. Este é um detalhe bastante importante, uma vez que o pedreiro pode ser um bom profissional, mas as vezes não é um bom administrador e acaba contratando pessoas para trabalhar que não tem a mesma qualidade que ele. Então é preciso avaliar todos esses fatores para entender se você está contratando um bom profissional ou uma boa equipe.
  • Faça um contrato: Por fim e não menos importante, faça um contrato. O contrato é extremamente importante para você e para o pedreiro, pois nele você pode estabelecer o que você espera que seja feito, as obrigações, direitos de cada um. Com isso ambas as partes vão compreender exatamente o que precisa ser feito, como deve ser feito e em quais condições. O contrato ainda é útil, caso houver algum problema futuramente e você terá uma documentação do que foi contratado.

Pedreiro, empreiteira ou construtora?

Um detalhe importante que precisa ser levado em consideração é exatamente quem você está contratando e embora não mude muita coisa no aspecto da garantia, direitos e obrigações, contudo há algumas diferenciações importante que precisam ser feitas.

Você pode contratar um pedreiro, uma empreiteira ou uma construtora para fazer a construção da sua casa. Mas qual é a diferença entre eles?

  • Pedreiro: normalmente é um profissional da construção que você contrata e ele mesmo irá executar o serviço. É muito comum encontrar esse tipo de profissional, especialmente em obras pequenas ou quando a construção possa ser feita de maneira mais lenta, pois geralmente ele trabalhar sozinho, tendo o auxílio de um ajudante apenas.
  • Empreiteira: a empreiteira é formada por uma equipe maior, tendo um mestre de obras que é o responsável pela construção e um grupo de trabalhadores sob o seu comando. É muito indicada quando você quer uma construção mais rápida ou é uma obra maior onde a presença de várias pessoas trabalhando ao mesmo tempo pode significar ganho não apenas em tempo, mas na execução dos trabalhos como um todo.
  • Construtora: nesse caso trata-se de uma empresa que normalmente trabalhar com uma equipe grande, podendo ou não manter os mesmos profissionais do começo ao fim da obra. Ela é muito indicada para grandes construções ou quando você precisa que a edificação da obra seja feita não tempo muito rápido. Também tem como característica o fato de eles terem todos, ou a maioria, os profissionais necessários para a construção. Desta forma você contrata a empresa para entregar a casa com a chave na porta.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.