Dicas e informações sobre casa e construção

Vale a pena financiar uma casa ou apto no Brasil? Como funciona nos EUA?

Será que a modalidade de financiamento de casas e apartamentos no Brasil é uma boa alternativa para a compra do imóvel que tanto necessitamos. Como funciona e aqui e nos EUA.

O financiamento de casas tem se tornado comum no Brasil nos últimos anos, embora eles já existissem a muito tempo, foi somente nos últimos anos que houve uma busca maior por este tipo de crédito para compra da casa própria. O motivo disso certamente foi a queda nos juros e as novas linhas de financiamento de imóveis como o programa Minha Casa Minha Vida  que estimulou é muito compra de imóveis através de financiamento. Mas muitas pessoas reclamam da dificuldade e da burocracia de fazer um empréstimo dos bancos oficiais, como a Caixa para compra de imóvel residencial. Diante disso fica a pergunta: será que vale a pena financiar uma casa ou apartamento no Brasil?

Como funciona

Para ter acesso a uma linha de crédito necessário que o candidato esteja com nome limpo, tenha renda suficiente para cobrir o valor da prestação do imóvel e possa comprovar endereço na localidade onde deseja comprar aquele bem. Embora não sejam somente estas exigências, elas são pelo menos as mais importantes.

Vale a pena financiar casa ou apartamento?

Vale a pena fazer quando não houver alternativas, já que a taxa de juros ainda é alta e se você considerar que é um financiamento muito longo verá que nos final terá pago um montante muito significativo. Veja um exemplo abaixo:

Como funciona nos Estados Unidos?

financiamento casa apartamento eua

Veja a imagem acima, ela foi obtida em um portal de imóveis dos Estados Unidos (https://www.trulia.com), referente a uma casa em Cherry Hill em New Jersey. Note que ele já calcula para o cliente o valor que ele terá de pagar de prestação caso compre aquele imóvel. Observe a taxa de juros 3,53 ao ano, no Brasil a taxa de juros para compra de imóveis com valor similar a este dificilmente ficará abaixo de 8% ao ano. Você pode achar que isto não é uma diferença muito grande, mas observe o valor da prestação para um financiamento de 30 anos, se você pegar o mesmo valor financiado e projetar uma taxa de juros de 8% quem irá sofrer é a prestação que poderá sair do 1.162 e beirar facilmente os 2.500.

Pelo que estive consultando neste site, você faz a proposta de financiamento online, muito diferente da enorme burocracia que é aqui no Brasil.

É claro que as coisas melhoraram em termos de acesso ao crédito e mesmo a taxa de juros já caiu bastante, mas precisa melhorar mais, diminuir a burocracia e tornar o acesso ao dinheiro mais barato. Contudo, como explicado acima, ainda vale a pena fazer um financiamento para a compra de uma casa ou apartamento para moradia, já que a necessidade nos levar a fazer certos sacrifícios.

Perguntas e respostas

Por que se usa taxa de juros anual e não mensal para financiamento de imóveis?

Normalmente a taxa de juros para financiamento é anual, embora ela seja aplicada na prática mensalmente. O que acontece é que como o financiamento é uma modalidade de longo prazo, faz muito mais sentido calcular e trabalhar com uma taxa anual, mas a incidência dela é mensal. Assim se você tem uma taxa de juros anual de 12%, significa que ela terá uma aplicação mensal de 1%. Na prática não muda muito, pois o que vale de fato é a incidência mensal dela.

Os juros de imóveis são simples ou compostos e qual a diferença entre eles?

Praticamente todas as modalidades de financiamento utilizam taxa de juros compostos. A diferença entre eles é que os juros simples se aplica apenas ao final do período, enquanto que os juros compostos aplicam-se mensalmente, é o chamado juros sobre juros, já que cada mês o que foi gerado de juros no mês anterior, se não for pago é incorporado ao capital.

Por que os juros são mais altos no Brasil?

Esta não é uma pergunta tão simples para responder e teríamos de levar em conta muitos fatores econômicos, políticos, dentre outros. De uma maneira bem resumida podemos definir que o fato dos Estados Unidos ter uma economia muito mais estável do que a nossa, permiti a eles trabalhar com uma taxa de juros mais baixa. O Brasil é marcado por muita volatilidade no mercado e também por uma grande necessidade de atrair capital externo, com isso a estratégia acaba sendo trabalhar com taxa de juros mais altas, a fim de atrair investimentos. Mas esta é apenas um pedaço da história e uma visão muito limitada. Como eu já expliquei anteriormente, seria necessária uma análise política e econômica bem mais ampla para chegar a uma resposta mais adequada.

É verdade que as casas americanas são de madeira?

Sim e não. É verdade que boa parte das construções americanas são mesmo de madeira, este é um hábito que existe por lá e o padrão construtivo deles que diferem bastante do nosso. Mas não significa que todas as construções sejam de madeira, afinal existem construções mistas e também aquelas que são de alvenaria com umas que fazemos aqui no Brasil.

É mais fácil financiar uma casa no Brasil do que nos Estados Unidos?

Isto tende a variar bastante e creio que não seja possível determinar se em um local é mais fácil do que em outro. Acredito que existam dificuldades em ambos os casos. Talvez, nos Estados Unidos você tenha menos burocracia e um acesso mais fácil o crédito, isto é bem provável. Por outro lado, devemos observar que no Brasil existem muitos financiamentos através de programas habitacionais que não são comuns em outros países, como programa Minha Casa Minha Vida do governo federal, por exemplo.

Os imóveis nos Estados Unidos são muito mais caros do que no Brasil?

Para chegar a esta conclusão seria muito pertinente que a comparação fosse feita com imóveis no mesmo padrão e como as construções aqui são bem diferentes das americanas, as vezes fica difícil fazer esta comparação. Eu tenho hábito de acompanhar muitos programas de compra e venda de imóveis nos Estados Unidos e Canadá, com isso podemos perceber claramente que o valor dos imóveis lá tende a ser mais caro sim, mas há duas dificuldades em comparar: Primeiro é a questão do padrão dos imóveis e segundo se você fizer a conversão de moeda, que é outro fator que dificulta bastante esta comparação.

Posso mudar e morar no Estados Unidos?

De maneira nenhuma, exceto se você tiver uma autorização para isto. Esta autorização significa que você precisa ter um visto de permanência no país, que pode ser que estudante, trabalho, algumas atividades religiosas ou se você conseguir o green card que é a permanência definitiva, destinada a pessoas com descendência americana, em caso de casamento com um americano(a) ou quando você faz um investimento de pelo menos 500 mil dólares em algum programa de investimento aprovado pelo governo americano.

Fora esses casos você não pode mudar e morar nos Estados Unidos de maneira legalmente. O que acontece é que muitas pessoas vão para lá com motoristas e acabam ficando morando lá de maneira ilegal, mas esta não é uma prática recomendável de maneira nenhuma.

Mas, por que alguém compraria um imóvel lá, se você não pode morar lá?

Algumas pessoas mais abastadas podem comprar um imóvel lá para passar férias ou mesmo para fazer locação em períodos em que não estiver usando. Também vale lembrar que as pessoas que vão para lá legalmente, ver os critérios acima, podem fazer a compra de um imóvel sem problema nenhum. Por fim existem aqueles que compram talvez pensando em investimento, mas isto creio que se aplica a casos mais específicos e pessoas com maior poder aquisitivo.

Por Casa Dicas. Revisão: Carolina dos Santos

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade