Dicas e informações sobre casa e construção

Como valorizar uma casa na construção? 10 ideias úteis

Veja uma lista de dicas e ideias que podem ser feitas para tornar uma casa mais atrativa comercialmente e valorizá-la em caso de venda deste imóvel.

Historicamente as pessoas constroem casas por três motivos: para uso próprio, ou seja, moradia, locação ou para a venda dela. A motivação irá de certa forma determinar o projeto e como ela será edificada.

Mas de uma coisa todos que constroem casas sabem, ou pelo menos deveriam saber: Mesmo que não seja a intenção atual, um dia a casa poderá ser vendida, logo, é preciso construir pensando de alguma forma numa eventual venda dela.

Tudo que é feito para ser vendido, intencionalmente ou não, deve ter os atrativos necessários para que as pessoas possam se interessar por ela e consequentemente angariar compradores. Sendo assim, listo abaixo algumas dicas de coisas que podem ser feitas no projeto e construção da sua casa visando uma valorização dela.

Localização

Se você ainda não tem o terreno, procure comprar um lote em um local com boa localização. Isto está relacionado com o bairro que você escolhe, a rua e até a posição do terreno na rua.

Em muitas cidades, por conta dos problemas de segurança que temos, as pessoas têm optado cada vez mais por moradias em condomínios fechados ao invés de bairros abertos. Assim, a simples compra do terreno em um condomínio já torna a futura casa mais atrativa comercialmente em caso de venda no futuro.

3 dormitórios com 1 suite

O tamanho de uma casa é sempre um fator importante, mas a distribuição desse espaço também é. Assim, casas com 3 dormitórios são muito mais atrativas do que se tivesse apenas dois ou quem sabe um. O que acontece é que quem compra casa geralmente tem filhos ou planeja ter e se a pessoa tiver dois filhos, algo muito comum, precisa de um quarto para cada um, sem contar o quarto principal. A suíte também é algo que ajuda bastante a valorizar a casa.

Fachada apresentável

Criar uma fachada apresentável é sempre um recurso interessante e um atrativo que funciona muito bem. Um bom arquiteto pode ajudar muito nesta tarefa. Então, ao invés de fazer uma fachada quadrada e sem sal, invista um pouco para criar algo bacana na fachada da casa.

Acabamento fino nas paredes

Antigamente as pessoas pintavam as paredes em cima do reboco e pronto, mas fazer o acabamento das paredes com massa corrida a fim de deixá-la lisa e livre de imperfeições é uma tarefa necessária antes de fazer a aplicação da pintura.

Fazer o uso de gesso para dar acabamento no topo da parede na sua junção com o teto também é bom, sem contar que sancas de gesso, aliadas a uma boa iluminação também cria um atrativo interessante.

Móveis planejados

Outra mudança que ocorreu foi em relação aos móveis, pois antigamente levávamos eles quando mudávamos de casa. Isto não existe mais, pois o padrão hoje é de móveis planejados, ou seja, eles são criados de maneira personalizada para aquela casa e portanto fará parte dela.

Este novo conceito alia também maior valor a casa, uma vez que custa caro planejar os móveis de uma casa.

Pias com bancada integrada

Outra mudança que tem ocorrida e que agrega valor ao imóvel é usar pias com bancadas integradas, ao invés da tradicional pia de 1,5 metros com um gabinete em baixo.

Essa bancada que deve ser da mesma pedra que foi usado na pia, serve como uma extensão da pia e aumenta muito o espaço útil na cozinha. Algo bastante desejado para quem cozinha ou faz o uso contínuo deste espaço.

Invista em vidro

O uso de vidros é também cada vez mais comum e é bem visto por compradores por tornar a casa mais modernas. Janelas de sala, portas de correr de vidro e inclusive janelas de dormitórios têm sido feitas de vidro.

Papel de parede e boa iluminação

Além de um bom acabamento de paredes, como mostrei acima, em alguns casos o uso de papel de parede é recomendável para melhorar o aspecto da decoração da casa. Não deve ser usado de forma indiscriminada, mas sempre aliando com outros recursos e com a intenção de criar contrastes e quebrar o padrão de todas as paredes da mesma cor.

Porcelanato e revestimento de qualidade

O piso é outro item importante e que agrega grande valor a uma casa, assim, investir em um porcelanato de qualidade é sempre uma boa ideia. O tamanho dele também é relevante e se você tem uma casa com espaços grandes é melhor investir em pisos maiores.

Paredes de cozinha e banheiros devem ter um bom revestimento. Houve uma onda de colocar revestimento em apenas meia parede, mas sinceramente não sei se isto é uma boa ideia no sentido de valorizar a casa. Creio que as pessoas ainda não veem com bons olhos esta iniciativa.

Faça um telhado apresentável

Por fim e não menos importante, o telhado deve receber uma atenção especial. Há duas formas de fazer o telhado, sendo o tradicional ou aparente e o embutido.

Se for fazer o telhado aparente, invista em uma boa telha, como as de concreto por exemplo que deixam o telhado bonito e são muito resistentes. Já o telhado embutido pode ter uma estratégia diferente e as boas opções neste caso seriam as telhas ecológicas ou a nova e badalada telha sanduíche (duas camadas de zinco com isopor no meio).

Conclusão

Seja para morar ou para vender o aspecto comercial do imóvel sempre estará presente. Deve sempre pensar em pessoas e como a casa poderá ser útil e agradável para elas.

Tendo isso em mente e com a ajuda de um arquiteto é possível criar um imóvel que seja atrativo comercialmente e que tragam conforto e segurança para quem for nele morar.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade