Vale a pena fazer um guarda-roupa embutido? O que é exatamente este tipo de móvel e quais as implicações, adequações e exigências para construir um no quarto ou dormitório de sua casa? Veja este artigo informativo.
Home » Móveis
O guarda-roupa é um móvel que usamos muito e ele tem uma importância significativa na organização de roupas, sapatos e outros objetos que podemos guardar nele.
Com o tempo a maneira como os guarda roupas foram construídos variou bastante e hoje podemos dizer que temos diversas formas, métodos e estratégias para a criação e fabricação de guarda roupas. Desde os modelos prontos que compramos nas lojas até os modelos sobre medidas ou planejado que podemos construir em casa usando o espaço que temos.
Basicamente os guarda roupas podem ser classificados da seguinte forma:
- Convencional: por convencional entenda aquele guarda-roupa que você compra pronto na loja e é, portanto, móvel. Este modelo tem como vantagem o fato de ser simples pois ele já vem pronto, bastando fazer a montagem, mas tem como desvantagem o fato de as vezes ocupar muito espaço ou não aproveitar todo espaço que poderia.
- Modulado: o guarda-roupa modulado é aquele que você também compra pronto, mas em módulos, ou seja, em partes separado e esses módulos são juntados dentro do quarto da sua casa para formar o guarda-roupa como um todo. Sua vantagem é o fato de você poder tirar e adicionar módulos a qualquer tempo. De certa forma ele é parecido com o planejado.
- Planejado: os modelos planejados são aqueles que são construídos sobre medida levando em consideração o espaço que você tem e aquilo que você deseja construir. Esse tipo de guarda-roupa é o que está mais na moda atualmente e é o que melhor aproveita de fato os espaços que temos em dormitório.
- Embutido na parede: embora ele seja também um modelo planejado, ele difere um pouquinho do anterior pois nesse caso envolve a própria estrutura da parede. Para construir esse tipo de guarda-roupa é necessário que durante a construção da casa seja feito a devida adequação na parede para instalação posterior das madeiras que fará o seu fechamento. Desta forma não é necessariamente tão simples e não é colocar em uma parede qualquer, pois exige esse planejamento de construção.
Como fazer guarda-roupa embutido na parede?
Vamos novamente diferenciar um guarda-roupa planejado de um embutido na parede. O primeiro você pode fazer em qualquer quarto, pois simplesmente irá criar o guarda-roupa no tamanho e na forma que você quer, mas usando o espaço que você tem dentro do quarto. O guarda-roupa embutido na parede requer alterações na própria estrutura da parede e isso só pode ser feito quando a casa estiver em construção ou se você estiver disposto a promover uma reforma estrutural.
Vale lembrar que isso não é possível em qualquer lugar e exige um planejamento e orientação técnica de um engenheiro civil para que você não correr o risco de alterar a parede da sua casa e colocar em risco a própria estrutura da parede.
Vale a pena fazer um guarda-roupa embutido?
Esse tipo de guarda-roupa é mais comum em casas grandes que tem muito espaço, assim facilita a sua construção. Nesses casos acredito que vale a pena se tiver um bom planejamento.
Em casas pequenas, como é a maioria no Brasil, acredito que esse tipo de guarda-roupa não faça muito sentido, exceto quando você tiver um excelente planejamento e conseguiu encaixá-lo dentro do projeto de construção ou reforma da sua casa.
Gostou? Compartilhe