Dicas e informações sobre casa e construção

Vale a pena pagar aluguel de casa ou apartamento para morar?

Será que vale a pena pagar aluguel de casa ou apartamento para morar ou é mais compensativo continuar morando de favor com os pais, parentes ou amigos?

A pergunta do título do artigo é um pouco provocativa, afinal, não é preciso pensar muito para concluir que não vale a pena, pois o ideal seria ter uma casa e não precisar pagar aluguel. Mas esta não é a realidade de todas as pessoas  e mesmo com as boas opções para financiamento de imóveis, muitos ainda não conseguem comprar a casa própria.

Existem casos de pessoas que moram com os pais ou de favor na casa de um amigo ou parente, mas que deseja ter sua própria casa. Este cenário é comum para recém-casados, pois muitos por não ter a casa própria vão morar com os pais e assim evitar pagar aluguel. Mas isto é bom? Até que ponto vale a pena morar de favor?

Quem casa quer casa

Este é um velho ditado que se aplica corretamente neste caso, afinal por melhor que seja o relacionamento com os pais ou sogros, há uma certa falta de privacidade e aquela coisa de ter seu cantinho mesmo. Creio que neste caso vale apena pensar em pagar aluguel até que seja possível a compra da casa própria.

A coisa complica muito com a chegada dos filhos e neste caso é bastante complicado continuar morando de favores. Embora cada caso seja um caso, é preciso levar em conta todos esses casos na hora de tomar uma decisão do momento certo de procurar uma casa para alugar.

Aluguel é dinheiro jogado fora?

Muitas pessoas fazem afirmações similares a esta, deixando a entender que é um desperdício de dinheiro pagar aluguel de uma casa ou apartamento para morar. Embora do ponto de vista econômico seja um dinheiro que não lhe dará nenhum retorno é preciso levar em conta o benefício de usar o imóvel. Nem tudo a gente faz por dinheiro e nem todo o dinheiro usado dará retorno financeiro, este é o caso do aluguel de imóveis.

Alugar uma casa vs apartamento

lugar uma casa tem algumas vantagens reais que você pode querer considerar.Uma casa é uma moradia unifamiliar que lhe dá a privacidade de ser o único inquilino ou família de inquilinos. Você tem muito mais flexibilidade ao alugar uma casa no que diz respeito ao tamanho. Se você precisa de muito espaço para uma família grande,uma casa pode ser a solução perfeita.Uma casa muitas vezes também tem o benefício adicional de ter uma garagem e estacionamento privado.

Uma das vantagens de alugar uma casa envolve animais de estimação. Alguns apartamentos permitem animais de pequeno porte, mas não permitem animais de estimação com mais de 20 quilos. Se você tem um cachorro grande, pode ser quase impossível encontrar um apartamento que os aceite. Você pode ser capaz de encontrar uma casa para alugar que aceita animais de estimação e até mesmo tem um quintal cercado para que eles possam ir para fora sem estar na coleira.

Uma das desvantagens de alugar uma casa é o custo.É quase sempre mais caro alugar uma casa que é do mesmo tamanho que um apartamento. Claro, as amenidades que vêm com o aluguel de uma única habitação familiar podem valer a pena o custo para você.

Outra desvantagem de alugar uma casa é que há sempre a possibilidade de que sua locação não pode ser renovada no final do seu prazo de locação. Não há garantia de que o locador não irá colocar a casa no mercado para vender no final do contrato. Alugar um apartamento também tem vantagens e desvantagens. Os apartamentos geralmente alugam por menos dinheiro pela mesma quantidade de metros quadrados que você pode encontrar em uma casa.. Muitas vezes, um apartamento terá comodidades que são atraentes, incluindo piscinas e casas de clube. Alguns grandes complexos de apartamentos têm atividades planejadas para os inquilinos ou permitem que você reserve o clube para festas ou grupos.

Complexos de apartamentos têm gestão profissional, que inclui serviços de reparo de plantão que estão facilmente disponíveis. Além disso, se você precisar de ajuda com um vizinho problemático ou qualquer outro problema, há alguém no local para lidar com o problema para você.

O tamanho do espaço disponível no apartamento pode ser uma desvantagem dependendo das suas necessidades. Apartamentos raramente estão disponíveis com mais de dois quartos e geralmente têm regras estritas sobre o número de crianças que podem residir na unidade.

Mais frequentemente do que não, apenas animais de estimação que pesam abaixo de 20 quilos são permitidos. Animais de grande porte raramente são aceitos. Quando você mora em um apartamento, você geralmente não tem um quintal onde você pode deixar seu cão sair. Você deve levar seu cão para fora com uma coleira e limpar imediatamente qualquer bagunça que o cachorro fizer. Além disso, se o seu cão late com frequência e perturba os outros inquilinos, você pode ser expulso. Outra coisa a considerar ao alugar um apartamento é que há uma certa falta de privacidade. Quando você tem paredes adjacentes, e unidades que freqüentemente se enfrentam, você deve ser muito mais atencioso com o volume da sua televisão, leitor de música ou computador. Além disso, encontrar estacionamento perto do seu apartamento pode ser um problema, a menos que haja estacionamento designado para sua unidade.

Fonte: https://blog.racon.com.br/meu-primeiro-imovel/alugar-comprar-ou-construir-qual-e-a-melhor-opcao-para-mim/

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade