Dicas e informações sobre casa e construção

Dia internacional da água e curiosidades sobre a água

Veja quando se comemora o dia internacional da água, as curiosidades sobre este importante recurso que temos, os conceitos de água doce e salgada, bem como os cuidados que devem ser tomados para a economia deste recurso finito.

A água é um dos recursos mais importantes da natureza de essencial uso para o desenvolvimento de várias atividades. Pensar em viver sem a água é algo surreal, uma vez que ela é utilizada para os mais variados fins e ajuda em atividades vitais que vão desde o processo de lavagem e cozinhar até mesmo beber o líquido.

O ser humano não conseguiria ficar mais do que cinco dias sem beber água, e caso isso chegasse a ocorrer a pessoa teria grandes chances de morrer, não resistindo aos impactos que esse comportamento causaria ao corpo, já que ele necessita da água para a realização de várias atividades vitais, valendo ainda lembrar que mais da metade do corpo é feito de água.

Para enaltecer a tamanha necessidade e qualidade que esse bem tão precioso tem em nossas vidas foi destinado um Dia Internacional para a água, onde são trabalhadas formas de conscientização do uso correto desse recurso para que ele sempre venha a ser utilizado de forma necessária, sem desperdícios.

Gostaria de saber mais sobre o Dia Internacional da água e algumas curiosidades a respeito desse recurso? Se sim, vamos lá!

O Dia Internacional da água

Água potável limpa

O Dia Internacional da água se comemora no dia 22 de março, sendo um momento instaurado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Esse dia não se trata apenas de formas de lembrar o quanto a água é importante e enaltecer a sua existência, mas sim desenvolver temas, lidar com questões que envolvem esse recurso e pensar em formas de usar ele de modo cada vez mais consciente, evitando desperdícios altos.

Mesmo que dois terços do planeta Terra seja formado por água, a preocupação com o recurso sempre é constante. Isso porque de toda essa quantidade de água a que é utilizada para o consumo de trata apenas de 3,5% dessa água, sendo ela a conhecida água doce, presente em lagos, rios e formas congeladas.

O restante da água que há no planeta Terra é a água salgada, que para ter a oportunidade de ser consumida precisa de um tratamento intenso e muito caro, onde diversos países não têm tantos recursos disponíveis para fazer tal investimento. Por isso, o ideal é sempre levar em consideração formas de uso consciente de água, economizando sempre, usando apenas em tarefas essenciais e evitando desperdícios.

Água doce e salgada

Como já explicado anteriormente, a água presente no planeta Terra se divide entre água doce e salgada, estando disposta em quantidades bem diferentes ao longo de regiões, onde uma determinada região possa ter uma quantidade maior de água doce do que a outra, porque é algo de configuração natural onde não s há um controle real sobre.

Mas, quanto à distribuição desses recursos nas residências e demais estabelecimentos, o processo se torna sempre o mesmo, usando a água doce. No entanto, com a crescente preocupação envolvendo a quantidade de água doce que há no planeta, se torna essencial o que conhecemos por consumo consciente, onde se reutiliza água e se evita desperdícios.

Cuidados que devem ser tomados para a economia de água

Os principais cuidados que precisam ser tomados para que a água esteja sempre em quantidades satisfatórias para o consumo são voltados para o processo de consciência, onde você consome apenas a quantidade necessária e evita fazer gastos grandes de água, e onde tem a oportunidade de reutilizar água, o faz, evitando que novas quantidade de água sejam usadas e o desperdício seja evitado.

As nossas dicas para o uso consciente de água são lavar calçadas e carros com água já utilizada, reusando a água, gastar menos água no banho deixando o chuveiro desligado enquanto passa o sabonete e shampoo, não deixando a torneira aberta quando está lavando as mãos, entre outros cuidados.

Curiosidades sobre a água

Agora vamos finalizar o nosso material trazendo para você algumas curiosidades bem interessantes sobre a água:

  • O corpo humano adulto possui cerca de 65% de água em sua composição
  • 12% da água doce do mundo está no Brasil
  • O Aquífero Guarani é maior do mundo, com 45 mil quilômetros cúbicos de água
  • Existe mais água na atmosfera do que em todos os rios do mundo juntos
  • Cerca de 2/3 da água do mundo é usada para a produção de alimentos
  • Nos EUA cerca de 26% da água usada em residências é gasta apenas com descargas
  • Para a produção de uma calça jeans são necessários 18 mil litros de água

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade