Dicas e informações sobre casa e construção

Dica de construção: Compre uma boa tinta para a pintura

Veja esta importante dica para ser usada no momento de pintar a sua casa. Entenda como uma boa tinta terá impactos positivos na sua obra e porque vale a pena investir um pouco mais.

Veja nos textos abaixo, alguns relatos de minha experiência com a pintura de casas e alguns desafios que ela impõe a pessoas um pouco inexperientes no assunto como eu. Analisarei neste artigo, as dicas relativas à escolha da tinta que é um fator importantíssimo para se obter a qualidade final esperada.

Quando construí minha primeira casa precisei fazer a pintura de duas, a primeira foi a que tinha acabado de construir e a segunda era a casa que eu morava, pois ela era alugada e tinha de devolver nas mesmas condições que eu havia alugado.

Então foi um período de muito envolvimento com pintura, escolha e compra de tintas e os demais acessórios necessários para esta atividade.

Caso 1: a casa construída

Na minha casa eu comprei uma boa tinta, que não era necessariamente uma primeira linha, mas era uma boa tinta. Como eu mesmo fiz a pintura, não tive problema nenhum com ela e o resultado foi bom. Na parte interna eu fiz a aplicação de duas demãos e isto foi o suficiente para alcançarmos um bom resultado, na parte externa também foram duas demãos, mas em um muro eu fiz uma única demão após o selador e ainda assim o resultado foi muito bom.

Eu optei pela linha Rende Muito da Coral, que não é primeira linha, como dizem os especialistas no assunto, mas ela foi o que eu precisa e tanto o rendimento, como a cobertura foi de excelente qualidade, sem contar que o preço dela é bastante acessível.

Caso 2: a casa alugada

Na casa que eu morava era necessário apenas fazer a repintura e isto porque havia apenas pouca coisa para cobrir, sujeira, marca de mãos do meu filho e coisas básicas. Então cometi o erro de comprar uma tinha barata e de qualidade inferior. Eu julgava que como era uma repintura, bastaria uma demão para resolver o problema, mas deu mais trabalho do que eu imaginava, pois a tinta manchava muito e ficava as marcas de um rolo para o outro. Não consegui fazer a pintura e precisei chamar um pintor profissional para terminar o serviço.

Aprendi que vale a pena comprar uma boa tinta, pois você acaba economizando mais e tem menos trabalho do que uma tinta com qualidade inferior. Na verdade isto se aplica a quase tudo na vida, inclusive há um ditado que diz que o barato sai caro, e as vezes sai mesmo.

Caso 3: a segunda casa construída

Tempos depois, eu vendi esta casa que construí e comprei um terreno e me aventurei em uma nova construção. Como eu já tinha esta experiência anterior, estava agora decidido e tentar não cometer os mesmos erros e isto incluía, obviamente a pintura.

Como eu já tinha usado a Rende Muito na casa anterior, bem como esta outra de qualidade bem inferior, que não vou citar o nome, por questões óbvias, optei novamente pela Rende Muito. Mas na frente da casa havia feito alguns detalhes na parece e para este caso acabei comprando um tinha de primeira linha, acho que era a Decora da Suvinil, pois como era na frente da casa, precisa de um tinha com durabilidade superior e que não trouxesse problemas tão cedo.

Mas tive uma bela surpresa. Esta frente da casa foi pintada com esse tinta de primeira, mas era uma cor bastante escura em comparação ao restante da casa e com o tempo ela acabou manchando, não sei se por conta do sol forte sobre a cor escura e por receber incidência direta de chuva.

O resultado hoje, com pouco mais de 4 anos de uso é que onde pintei com a Rende Muito, está perfeito ainda a pintura, já onde foi pintado com a Decora terei de refazer o mais breve possível.

Não estou dizendo que e culpa é da tinta, creio que seja em função da cor que absorve muito calor e talvez por eu ter aplicado massa acrílica que acabou gerando pequenas trincas e isto pode ter contribuído para absorver água e gerar as manchas.

A conclusão é que uma boa tinta é fundamental, bem como um bom preparo da parede onde ela será aplicada.

 

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade