Dicas e informações sobre casa e
construção

Quais as etapas de venda de uma casa?

Veja uma lista das etapas que devem ser seguidas para realizar a venda de uma casa ou imóvel qualquer, como documentação, divulgação, definição do preço, forma de pagamento e mais.

Ao colocar um imóvel a venda é importante estar ciente de que é um processo que pode ser longo a depender da situação. Existem etapas e normalmente são sequenciais, sendo que uma depende da outra.

Embora a quantidade dessas etapas e a ordem possa variar de caso a caso, acredito que a relação abaixo possa ser considerada como parâmetro. Vejamos:

Preparação do imóvel para venda

Inicialmente você deve fazer uma inspeção no seu imóvel e verificar a necessidade de reformas para deixar tudo em dia para venda.

Nem sempre será necessário grandes reformas, mas algumas manutenções serão bem-vindas. É bom ficar atento a isto, pois a falta de manutenção pode gerar questionamentos por parte dos compradores, podendo inclusive ser ponto de dificuldade para a negociação.

A limpeza do imóvel também é importante, isto inclui não apenas a parte interna, mas principalmente a parte externa.

Documentação

A etapa da documentação é de grande importância e você precisa certificar de que não há nenhum impedimento para a venda em relação a documentação do imóvel.

Se você pretende vender um imóvel e aceitar financiamento como parte do pagamento, é importante saber que este imóvel precisa ter escritura registrada em seu nome.

Além disso não pode haver pendências com a Receita Federal, prefeitura, condomínio, dentre outros.

Faça uma boa inspeção nessas questões documentais e certifique de que tudo está OK para que a casa possa ser vendida sem problemas.

Definição do preço de venda

Definir o preço que se espera vender o imóvel é uma etapa nem sempre fácil de fazer, mas é uma das mais determinantes para o sucesso da venda.

Para avaliação do preço de venda de uma casa muitos fatores podem ser considerados na hora de avaliar e calcular o preço e consequentemente o valor do imóvel. Fatores como: o terreno, aspectos da construção e a localização do imóvel.

Uma estratégia bem comum é observar o valor das casas com o mesmo padrão da sua para encontrar um parâmetro. Casas no mesmo bairro, com padrões de construção similares, tentem a ter valores próximos. Assim, uma análise do mercado também servirá para encontrar o valor do seu imóvel e assim determinar o seu preço.

Margem de negociação

Como você já deve saber, no Brasil, é comum em uma negociação as pessoas tentarem comprar um valor um pouco mais baixo. Na venda de imóveis isso não é diferente e é bem comum as pessoas oferecer um valor um pouco mais baixo esperando que você abaixe um pouco o preço de venda.

Então é importante considerar isto, muito embora o ideal seria você definir um preço e mantê-lo. Contudo se quiser ter uma margem de negociação é importante pensar nisso antes de definir o preço de venda.

Política de pagamento

A forma de pagamento de um imóvel pode ser feita em dinheiro, com a permuta por outros imóveis, permuta com automóveis ou financiamento imobiliário.

O mais comum é a combinação de dois ou mais desses fatores acima descritos. Mas cabe a você como vendedor definir qual a forma de pagamento que você está disposto a aceitar.

Existem situações que você quer vender a vista e não está disposto a receber financiamento ou outros bens como parte do pagamento. Defina isso com bastante clareza.

Anúncio e divulgação

As pessoas precisam saber que você está vendendo o seu imóvel, isto pode ser feito de inúmeras formas, mas é importante que você tenha um plano de divulgação para poder anunciar seu imóvel de forma que as pessoas tomem conhecimento disso. As formas mais comuns são:

  • Colocar uma placa de vende-se na frente do imóvel;
  • Anunciar em seus perfis nas redes sociais;
  • Criar uma página no Facebook e fazer anúncios patrocinados;
  • Divulgar em sites de venda de imóveis como o Vivareal;
  • Contar com auxílio de um corretor de móveis uma imobiliária para vender o seu imóvel:
  • Dentre outros.

Apresentação do imóvel aos interessados

Feito isso é esperar que os compradores apareçam e agora você precisa dispor de tempo e paciência para levar os compradores para visitar o imóvel.

Essa etapa bastante importante, pois terá de lidar com o público que certamente fará questionamentos, as vezes críticas, propostas, dentre outros.

Negociação

Normalmente um comprador interessado tende a fazer uma contraproposta, isto é oferecer um valor um pouco mais baixo ou propor a inclusão de imóveis ou automóveis como parte do pagamento.

É uma etapa que exige bastante cuidado e um pouco de técnica de negociação para poder chegar a um bom acordo para ambas as partes.

Se você definiu uma margem de negociação é hora de usá-la. Mas é preciso ter calma, pois nem sempre a primeira proposta é a melhor.

Confecção do contrato

Depois de acertado verbalmente é necessário fazer o contrato de compra e venda onde constará as regras e diretrizes que irão formalizar a negociação. Ao fazer o contrato é importante considerar que há direitos e responsabilidades de ambos os lados e isto precisa ficar muito claro.

O ideal é que o contrato seja feito por um advogado, então você poderia passar para ele todas as informações, bem como aquilo que vocês combinaram e ele então formalizaria isso em uma linguagem jurídica e mais adequada.

Processo de financiamento

Se a venda foi feita com a opção de financiamento por parte do comprador, esta etapa também envolve o vendedor, já que terá de providenciar documentação e acompanhar o de financiamento junto ao banco. Existe avaliação do imóvel onde um engenheiro do banco irá no imóvel e o ideal é que o vendedor acompanhe.

É uma etapa que dura mais ou menos em torno de 30 dias até assinar o contrato e mais uns 30 dias para sair o registro do imóvel.

Entrega do imóvel novo

Após a documentação estar OK e a escritura registrada o vendedor deverá dar posse do imóvel ao comprador. A forma de como isso será feito já deve ter sido combinado lá atrás, ficando agora apenas para conduzir os detalhes de desocupação do imóvel e a entrega definitiva da chave para o comprador.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.