Dicas e informações sobre casa e construção

Leilão de casas e apartamentos da caixa. Data e condições de compra

Veja como consultar quando ocorrerá o leilão da Caixa em seu estado e quais as condições para a compra de uma casa ou apartamento pelo leilão da Caixa. Veja o editar e outras informações.

Comprar uma casa ou apartamento pelo leilão pode ser uma boa alternativa para quem está procurando um imóvel para comprar em melhores condições de preço. Isto ocorre pois o leilão de imóveis da Caixa, por exemplo é uma modalidade onde há relatos de venda de imóveis com valores muito baixo em relação aos valores praticados no mercado. A razão para isso é que boa parte desses imóveis que vão para leilão são casas e apartamentos que os mutuários não pagaram as prestações e a Caixa para receber este saldo vende o imóvel pelo melhor valor, o que nem sempre é pelo valor de mercado.

Quando ocorrerá o leilão da Caixa

Durante o ano a Caixa poderá realizar diversos leilões em regiões diferentes do país, portanto não haverá um único leilão e também ele não é centralizado em um único local. Para saber qual será a próxima edição do leilão de casas, apartamentos e outros imóveis em seu estado, acesse este link no site da Caixa, selecione o estado desejado e clique em Buscar. Como resultado você poderá ter uma tela como a que é mostrado na imagem abaixo:

Leilão imóveis caixa data local

Primeiro ele mostrará quais os tipos de imóveis estarão a venda no leilão e também a quantidade de cada um deles. No dados do leilão você terá a data, hora e local que ocorrerá a venda dos imóveis acima citados.

Edital e lista de imóveis

Observe os botões do edital e anexo e também o botão para mostrar todos os imóveis que serão vendidos. Neste caso é muito importante ler o edital que mostrará as condições de venda como:

  • Condições básicas
  • Preço mínimo e formas de pagamento
  • Como pode ser feito os lances
  • Lance vencedor e o pagamento que deve ser feito no ato do leilão
  • Ata do leilão
  • A lista de imóveis que serão vendidos com todas as informações sobre eles.

Lista dos imóveis

Sobre este último item cabe uma importante observação que é o valor de avaliação do imóvel e o valor mínimo que a Caixa venderá aquela casa ou apartamento. Veja abaixo alguns exemplos que peguei de um editar no estado de São Paulo:

TipoValor mínimoValor avaliaçãoEstado / situação
Casa42.370,2375.000,00Ocupado
Terreno75.427,29193.000,00Desocupado
Apartamento133.895,14150.000,00Ocupado
Casa63.910,41105.000,00Ocupado
Apartamento169.556,94183.000,00Ocupado
Casa190.532,15285.000,00Ocupado
Casa178.224,32221.000,00Ocupado

Como pode ser visto há realmente evidências que um imóvel pode ser arrematado por um valor muito abaixo daquele que o mercado avalia como justo. É preciso observar também a coluna situação do imóvel já que muitos estão ocupados, isto é, o antigo morador ainda estará lá e, portanto cabe a você tirá-lo da casa ou do apartamento e não a Caixa. Este é um detalhe bastante importante a ser observado.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade