Dicas e informações sobre casa e construção

Financiamento habitacional: Quais documentos para comprovar renda

Veja quais documentos você pode usar para fazer a comprovação de renda junto à Caixa Econômica Federal para aquisição de um financiamento habitacional para compra da casa própria.

Normalmente, se você estivesse solicitando um empréstimo ou precisasse verificar sua renda para um provedor de serviços de saúde ou para determinar sua elegibilidade para benefícios, você simplesmente forneceria uma cópia do seu holerite mais recente.No entanto, se você for autônomo ou administrar seu próprio negócio, provar que sua renda não é tão simples, porque você não recebe multas.No entanto,existem várias maneiras de comprovar sua renda usando os registros financeiros e comerciais que você tem à sua disposição.

Copie as declarações de impostos de seus próprios registros.Se você reteve cópias de suas declarações fiscais,basta fazer cópias dos anos solicitados para enviar à agência ou ao credor.

  • Se você tem um contador,ou usa o serviço de preparação de impostos,você também poderá obter cópias das declarações de imposto que você precisa através delas.

Normalmente, sua declaração de imposto deve mostrar o mesmo nome e sobrenome do nome para o qual você está solicitando um empréstimo ou benefícios.Se você mudou seu nome nos últimos anos, como por causa de um casamento ou divórcio recente, talvez seja necessário fornecer uma prova adicional dessa mudança de nome.

Um dos fatores mais importantes no processo de financiamento habitacional é a comprovação de renda ou quais os documentos que podem ser utilizados para comprovar a renda necessária para aprovação do financiamento. Este ponto precisa ser bem avaliado pelas pessoas que pretende comprar a casa própria e solicitar o financiamento da Caixa, por exemplo. Também é importante considerar que a renda que você comprovar irá determinar o limite da prestação mensal que você irá pagar, pois pelas regras atuais apresentação não poderá exceder 30% da renda familiar mensal.

 

Quais documentos podem ser usados para comprovar renda?

Sabendo que a comprovação da renda e de vital importância para o financiamento habitacional, precisamos saber quais documentos podem ser usados para fazer isto e a lista desses documentos pode variar de pessoa para pessoa dependendo de certa forma de como você trabalha recebe o seu rendimento. Mas normalmente os documentos mais comuns o que são aceitos para comprovação da renda familiar são os seguintes:

Holerite

Se você trabalha como empregado o que é assalariado a melhor forma de você comprovar a renda através do holerite, que é um documento que constará o seu ganho mensal. Portanto ele é aceito pela Caixa em outros bancos como um documento de comprovação de renda, seja para você ou para outro membro da sua família que fará parte do financiamento também, visto que a caixa considera a renda familiar, ou seja, de todas as pessoas que moram na mesma casa.

Pró-labore

Se você é um empresário ou um trabalhador autônomo que tem uma empresa, mesmo que seja uma empresa individual, poderá fazer a comprovação de renda através do pró-labore que é um uma retirada mensal obrigatória para empresários e o contador poderá fornecer os documentos que comprovam extra retirada e, portanto pode ser também usado em caso de financiamento habitacional.

Declaração de imposto de renda

Contudo o melhor documento para você comprova renda seja você autônomo, empresário ou assalariado é através da declaração de imposto de renda, o que é o documento formal que mostra todos os rendimentos que você teve, seja através de salários, retiradas pró-labore, ganhos com outras rendas formais ou mesmo informais. A declaração de imposto de renda é aceita como documento de comprovação de renda em caso de financiamento habitacional, acredito que seja a opção mais simples já que independe de você ter tido ganhos formais e informais.

Comprovante de renda para indivíduos autônomos

Provar renda enquanto você trabalha por conta própria pode exigir um pouco mais de esforço se você não se organizar.Dê uma olhada nos documentos abaixo para ver o que você pode usar para provar sua renda quando você trabalha por conta própria.

  • Declaração de salário e imposto para trabalhadores independentes.Essas formas comprovam seus salários e impostos como um indivíduo autônomo.É uma das provas mais confiáveis ​​de renda que você pode produzir,pois é um documento legal.
  • Demonstração de lucros e perdas ou documentação do razão.Este resumo de seus custos, despesas e receitas pode demonstrar sua renda para um credor.
  • Extratos bancários .Um extrato bancário pode provar um fluxo estável de renda se você tiver um histórico de depósitos estáveis.É melhor manter uma conta separada para despesas de negócios para que você não confunda nenhuma transação com suas despesas pessoais.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade