Dicas e informações sobre casa e construção

Mudança de casa. Como alterar o endereço de correspondência?

Veja como incluir a mudança de endereço de correspondência na sua lista de tarefas para a mudança de casa. Fiz um checklist para você não se esquecer dos locais onde deva alterar o endereço.

Mudança gera uma espécie de caos momentâneo e quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra. Organizar uma mudança de endereço é algo delicado, requer bastante planejamento para tentar evitar o menor transtorno possível e garantir que as coisas aconteçam de forma mais organizada possível. Embalar os objetos frágeis, desmontar móveis, contratar o frete, entre outras atividades fazem parte do processo.

Pós-mudança

Mas a tarefa não termina quando você já está instalado na Nova residência, pois muita coisa ainda precisará ser feito, como solicitação de instalação de TV a Cabo, internet, telefone e outros serviços. Também entre as tarefas que ocorrem no pós-mudança está a alteração de endereço para correspondência.

Alteração de endereço

Correios alteração de endereço correspondência

Esta etapa é aparentemente simples, mas para evitar esquecer de alguma coisa, relaciono abaixo uma espécie de checklist dos possíveis locais onde você precisará alterar o endereço de correspondência:

  • Empresas de água e luz
  • Empresas de telefonia, incluindo todas as contas de celular. Isto deve ser levado em conta para todos os moradores da casa
  • Bancos. Observe aqui que mesmo que você não tenha conta em banco é possível ter de alterar na Caixa, por exemplo, o endereço de correspondência do FGTS, PIS e outros benefícios do trabalhador.
  • Documentos do carro. Outra coisa fácil de esquecer é o Detran, mas lembre-se que quando você pagar o licenciamento do seu carro, o novo documento poderá ser enviado pelo correios para sua casa e o endereço precisará estar atualizado.
  • Escolas. Altere também o endereço de correspondência em escolas onde seus filhos estudam ou mesmo você, isto inclui as escolas de educação básica, faculdades, escolas técnicas e outras instituições onde algum membro da sua casa tenha estudado.
  • Trabalho. Importante também notificar a empresa onde você trabalha sobre o seu novo endereço. Em algumas empresas você poderá fazer isso pela intranet, mas em outros casos terá de ir pessoalmente ao RH.
  • Sites. Aqui a lista poderá ser grande, mas você deve se concentrar em lojas virtuais onde você tenha feito alguma compra, algum serviço eletrônico que você tenha assinado e usado seu endereço físico, entre outros exemplos.
  • Entre outros.

Importância da alteração correta

Imagine que suas correspondências estejam indo sempre para o endereço antigo. Quem mora lá agora? Que tipo de informação está indo? Também é importante considerar que o novo morador não ficará satisfeito em ter de recebem um monte de correspondências sua, certo?

Além disso, poderá ocorrer a falta de pagamento de algum tipo de conta porque você não recebeu a devida correspondência. Apesar de hoje termos acesso a diversas formas eletrônicas para obter 2ª via ou o código de pagamento, mas muitas pessoas ainda optam por usar os meios físicos.

Outra boa justificativa para a mudança de endereço são os comprovantes de endereço que são solicitados em muitos locais, como abertura de contas em banco, abertura de crediário em lojas, compra de um automóvel financiado, junto a órgãos públicos como o Detran, Receita Federal, entre outros.

Então use o checklist acima e inclua nele outras situações em que você deva fazer a alteração de endereço e se possível tire um dia para fazer ligações, acessar os sites ou ir pessoalmente fazer todas as alterações e garantir que não se esqueceu de ninguém.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade