Dicas e informações sobre casa e construção

Geladeira frost free inverse é boa? Quais as vantagens?

Conheça as vantagens e desvantagens do refrigerador frost free inverse. Quais os diferenciais deste modelo em relação ao modelo tradicional. Perguntas e respostas sobre refrigeradores e sistema de refrigeração.

Uma das práticas mais comuns que havia antigamente era descongelar a geladeira, lembro disso e de como derramava água na cozinha e demandava um tempo suficiente para descongelar e depois limpar e colocar tudo de volta.

Tudo isso mudou com o sistema Frost free, que é uma tecnologia para refrigeração que não acumula gelo dentro da geladeira. Essa tecnologia, muito eficiente por sinal, tem se tornado padrão para os novos modelos de geladeira. Mas a pergunta que fica é: ela de fato é boa e funciona bem esse tipo de refrigeração?

geladeira frost free

Sistema Frost Free

Sim, funciona perfeitamente bem e vale muito a pena comprar uma geladeira com o sistema Frost Free. As principais características das geladeiras com essa tecnologia são:

Não precisa descongelar. Como já explicado acima este modelo de geladeira não acumulativo e você não precisa descongelar nunca geladeira, ele faz o processo de resfriamento sem acumular gelo.

Faz muito barulho: este é o lado negativo desse sistema de resfriamento, pois como ocorre dois círculos sendo um frio para resfriar e outra quente para fazer o degelo, ocorre uma espécie de choque de partículas e acaba gerando muito barulho. Quando comprei minha geladeira com esse sistema, cheguei inclusive acionar assistência técnica para tentar resolver o problema até que entendi que não era um problema e sim uma característica desse tipo de geladeira.

Geladeira duplex inverse

A geladeira inverse é aquela que tem o seu sistema de portas ou aberturas de maneira invertida, ou seja, no modelo mais convencional a porta da geladeira fica embaixo e a porta do freezer em cima. Já no modelo inverse o freezer fica embaixo e a geladeira fica em cima.

Veja aqui uma galeria de fotos de modelos de geladeiras inverse

Tanto em um modelo como o outro, esse tipo de geladeira é conhecido como duplex, já que ela tem duas portas ou duas aberturas independentes.

O termo inverse é usado para indicar que a posição das portas é invertido em relação ao uso tradicional.

Vantagens

Como quase tudo na vida, existem vantagens desvantagens que podem ser explorados. Abaixo algumas relacionadas ao modelo de geladeira inverse.

  • Maior uso do freezer: para aqueles que fazem o maior uso do freezer, talvez um modelo inverse seja uma boa opção pelo fato dele ficar posicionado em baixo o que facilita quando você tem um acesso mais constante do que na geladeira.
  • Estética: No aspecto estético ela também tem uma característica interessante pois pode ser diferente e trazer uma combinação ideal para os demais objetos da sua cozinha.
  • Gelar bebida rapidamente: Os modelos inverse e também os convencionais geralmente vem com uma função de gelar bebida de maneira rápida. Uma espécie de turbo que supostamente acelera a refrigeração de bebidas no freezer. Uso aqui em casa a aparentemente funciona bem, apesar da minha geladeira não ser inverse, mas é duplex.
  • Frost Free: Conforme explicado acima, o sistema Frost Free não acumula gelo e não precisa descongelar a geladeira. Isto acontece tanto para os modelos duplex ou não, pois está ligado ao sistema de refrigeração e não a estrutura da geladeira.
  • Dentre outras.

Algumas perguntas e respostas

Os modelos duplex gastam mais energia elétrica?

Com certeza. Os modelos de geladeira duplex sejam eles inverse ou não, tem uma característica que é ter geladeira e freezer, por isso são duplex. Esta combinação é perfeita para atender as necessidades de casa, mas também para o consumo de energia elétrica que será bem acima do que os modelos de geladeira convencional que tem apenas um congelador na parte superior. Eu emprestei uma geladeira para o meu filho desses modelos antigos e convencional, depois de um tempo ele resolveu trocar e comprou uma duplex. Logo no primeiro mês ele já ficou assustado com o resultado da conta que segundo ele aumentou bastante.

Os modelos frost-free são muito barulhentos?

Normalmente sim. O que acontece é que os modelos frost-free têm dois ciclos de refrigeração, sendo um frio que é usado para fazer o congelamento e o outro quente que impede a formação de cristais de gelo nas paredes do congelador. Esses dois ciclos se alternam e com isso ocorrem fricções entre as moléculas causado pela dilatação e contração térmica.

Sendo assim, é comum ouvir barulhos bem fortes como se estivessem quebrando pedras de gelo dentro da geladeira, com fortes estalos durante este processo causado pela dilatação e contração térmica.

A geladeira gasta mais energia que o chuveiro elétrico?

Muita gente acredita que o chuveiro elétrico gasta muita energia, sendo uma espécie de vilão no consumo energético, mas acredito que a geladeira gasta muito mais energia do que o chuveiro.

A justificativa para isso é que o chuveiro você o liga por alguns minutos durante o dia e mesmo que ele tem um alto consumo energético, isso vai acontecer em um período bastante limitado. A geladeira por sua vez fica ligado 24 horas apenas com alguns períodos de alternância, mas ela está constantemente pronta para ser acionada e consumir energia. Assim, se analisarmos o período em que cada um deles é usado e observarmos o gasto diário, veremos que a geladeira é que vai consumir mais energia exatamente por ficar muito mais tempo acionada do que o chuveiro.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade