Dicas e informações sobre casa e construção

É possível arrendar uma casa ao invés de financiá-la?

Existe no Brasil a modalidade de arrendamento de imóveis ou apenas financiamento habitacional? É possível arrendar uma casa pela Caixa ao invés de financiá-la?

O arrendamento de bens é uma modalidade bastante antiga e praticada em diversos locais, basicamente entende-se por arrendamento quando uma pessoa possuidora de determinado bem empresta para outra pessoa mediante a cobrança de um valor pelo período de uso, podemos dizer que os atuais modelos de aluguéis podem ser bons exemplos de arrendamento.

Mas no atual modelo praticado especialmente pelos bancos, o arrendamento é muito mais parecido com um financiamento do que com aluguel.Um bom exemplo é o chamado leasing que muitas pessoas usam para comprar carros, caminhões, máquinas e outros.

O caminho tradicional para comprar uma propriedade de investimento é economizar dinheiro para um pagamento inicial e, em seguida,obter uma hipoteca para cobrir o restante.Mas esse não é o único caminho.

Outra ótima opção de financiamento é fazer parceria com alguém que tenha dinheiro suficiente para um pagamento.Esta é uma estratégia eficaz se você tem um amigo ou membro da família que está interessado em se envolver em investimentos imobiliários, mas talvez não esteja tão interessado no trabalho cotidiano de selecionar inquilinos e receber pagamentos de aluguel.

Nesse cenário,o que geralmente acontece é que um dos parceiros coloca dinheiro e o outro cuida de todo o trabalho real de ser um senhorio.

Arrendamento versus financiamento de imóveis

Pouco conhecido e pouco difundido está o modelo de arrendamento de imóveis, modalidade esta que contrasta com o financiamento habitacional largamente usado pelos brasileiros para adquirir uma casa, apartamento ou outro tipo de imóvel comercial ou residencial.

O arrendamento de imóveis é possível e existe uma modalidade na Caixa chamado Programa de Arrendamento Residencial, leia  o texto explicativo do que é o PAR e quem pode usá-lo.

Então entre o financiamento e o arrendamento o mais comum é o financiamento e isto acontece talvez pelo fato do arrendamento estar disponível em apenas alguns municípios. Leia no texto do link acima.

Diferença entre arrendamento e aluguel

A diferença do aluguel e do arrendamento está justamente no fato do arrendatário ter a opção de comprar definitivamente o bem.No aluguel o locatário também pode comprar a propriedade. Porém, a compra do bem se trata de outra transação, que está fora das cláusulas do contrato de locação.O arrendamento funciona como um aluguel e uma compra ao mesmo tempo.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade