Dicas e informações sobre casa e construção

Principais problemas com vizinhos e como amenizá-los

Cachorros, gatos e afins, limpeza de calcadas, som alto, problemas com muros e outros objetos na divisa. Veja alguns dos maiores causadores de divergências entre os visizinhos

A vida em sociedade tem muitos benefícios, mas também tem os seus problemas, especialmente nas cidades onde as pessoas passarão a adotar um estilo de vida de convivência muito próxima fisicamente e as vezes um pouco distante de fato. Não é incomum encontrando pessoas tendo problemas com vizinhos são os mais diversos motivos, compreender os problemas e encontrar formas de solucioná-los é um caminho que todos deveriam seguir para tornar a vida em sociedade mais agradável para todos. Segue abaixo alguns dos problemas mais comuns envolvendo vizinhos e algumas sugestões para amenizá-los os resolvê-los definitivamente.

Cachorros, gatos e afins

cachorros animais domésticos

As pessoas gostam de animais em casa como um cachorro silva gato, entre outros. Quando esses animais são controlados dentro de casa é uma coisa, o problema começa quando um gato pula no quintal do vizinho ou um cachorro fica latindo a noite toda. Em casos como esses ou similares os animais domésticos podem ser a causa de divergência entre pessoas que moram próximas, afinal se uma pessoa gosta de tê-los outros não.

Eu tive problemas com um vizinho por conta de barulho com os latidos dos cachorros e a situação tornou-se tão insustentável que fui obrigado a me mudar.

Situações como esta podem ocorrer com muita frequência. Há casos de animais soltos que fazem sujeira e bagunça na casa de vizinhos, há problemas de mal cheiro e muitos outros inconvenientes relacionados com ter animais domésticos em casa.

Som alto

O som alto é um dos grandes causadores de divergências entre vizinhos, afinal muita gente abusa do volume tanto em casa, como em automóveis na garagem ou estacionados na frente da casa. Eu já tive muitos problemas com isso e posso dizer que incomoda muito. Tinha um vizinho que o som dele era tão alto que parecia que estava ligado na minha sala.

vizinhos burulhentos som alto

Em épocas de uso fone-de-ouvido em alta, o problema pode ter sua diminuição acentuada, mas não é só o problema com aparelhos sonoros, há muitas pessoas que gritam, falam alto e fazem muita algazarra em casa. Tudo isso pode ser um inconveniente para os vizinhos.

Limpeza de calcadas

As famosas limpezas de calçadas ou a falta dela também traz alguns problemas, afinal uns são zelosos demais com a limpeza e outros muito relaxados, eis a fórmula certa para um possível problema. Árvores na calçada vizinha que não para de despejar sujeira na calçada do outro, entre outras situações deste tipo.

Muros e divisas

A divisa é outro possível. de atrito, quando eu era criança e mora no sítio, lembro das histórias de conflitos que havia devido a divisa entre os sítios ou as fazendas, agora na cidade são os muros ou a falta deles que podem gerar problemas. Muros que invade o terreno alheio, infiltrações, sujeira, falta de conservação ou até a falta do muro onde ele deveria estar são as vezes a pólvora para as confusões.

Outros comportamentos antissocial

Acima relatei alguns, mas há uma diversidade enorme de causas que podem levar um comportamento antissocial a uma discussão ou até um problema maior.

Possíveis soluções

A solução sempre está no meio e nunca nos extremos, ou seja, um pouco de desconfiometro de um lado e um pouco de tolerância do outro geralmente funciona bem. Contudo há casos em que isso não acontece dos dois lados e ai não se resolve. Para quem está na condição de ofendido, o caminho é sempre o mesmo:

  • Conversar com o vizinho e de maneira educada e cordial expor o problema. Repetir esta ação sempre que necessário e sempre que aceitável da outra parte.
  • Propor soluções quando possível.
  • Se não houver diálogo ou não houver resposta satisfatória buscar outras alternativas cabíveis, como as autoridades competentes quando aplicável, como nos casos de som alto, por exemplo.
  • Se a situação for muito complicada as vezes é melhor mudar de endereço, mesmo que isso venha a trazer perdas financeiras e outras, mas as vezes vale a pena o sossego do que um conflito.

Brigar nunca será a melhor alternativa, como diz um velho ditado: é melhor um péssimo acordo do que uma boa briga.

Janelas antirruídos

O problema do barulho é certamente um dos mais comuns e existe um tipo de janela que é antirruído e pode ajudar muito nesses casos. Veja abaixo alguns comentários e opiniões sobre este tipo de janela.


Uma verdadeira maravilha essa invenção. Para quem mora em locais muito barulhentos essa janela é um alívio para nossos ouvidos, para nossa mente. Você pode ter o melhor ambiente dentro de casa, tudo arrumado e organizado, mas se for muito barulhento você se sente incomodado, cansado sem paz. Essas janelas trazem uma sensação imediata de paz, é como se ao fechar a janela gente se sente mais leve. Bendita invenção.

Normalmente não são muito bonitas, elas têm sua função de ser antirruído, mas deixam a desejar no quesito beleza, não colaboram para a decoração do ambiente.

Ana Paula, São João de Meriti - Rio de Janeiro


Eu tinha minhas dúvidas sobre qualidade, se realmente funcionária.

Por morar em uma avenida com muita movimentação de carros, barulhos no período da noite, realmente incrível como as janelas cumpre com o prometido, isolamento acústico perfeito.

Foi instado no quarto a janela e realmente transformou em um lugar muito mais confortável, tranquilo e aconchegante.

Estou muito satisfeita com a janela estamos conseguindo dormir com tranquilidade.

Só tenho q agradecer.

Jacqueline Cardoso, São Paulo


Para quem mora em grandes centros, os ruídos acabam sendo ensurdecedor. Por morar bem no centro, perto de bares, boates e casas de festas e além disso morar em apartamento que o barulho do vizinho acaba fazendo parte do seu dia a dia, acabei me decidindo por adquirir uma janela antirruído, o que facilitou bastante meu dia a dia, ela diminuiu praticamente em 80% os ruídos que antes eram constantes vindo para meu apartamento. Agora, mesmo tendo festa no térreo, consigo dormir plenamente no meu quarto. Até a vida do meu cachorrinho essa janela antirruído melhorou, antes com o barulho dos fogos de artifícios ele sempre se assustava e acabava se machucando, o que já não acontece mais. O design dela é bem moderno, então além de proporcionar conforto ela ainda deixa o ambiente bem mais bonito, ela é para diferentes gostos, possui diferente modelos. Ela tem um preço acessível.

Samara Barboza Lima, Irece-Bahia

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade