Dicas e informações sobre casa e construção

Qual a largura de uma rua ou avenida?

Qual é a largura de uma rua com avenida em uma cidade qualquer? Por que algumas rua são muito estreitas e outras são mais largas ou ainda porque a diferença de uma cidade para outra?

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

Você já notou que as ruas de uma cidade têm larguras diferentes, sendo algumas delas bastante estreitas enquanto outras são bem mais largas? Como entender essas diferenças que é tão comum nas ruas nas cidades brasileiras e quais os critérios que as cidades utilizam para determinar a largura e demais características de uma rua por exemplo?

A resposta a essa pergunta é depende. Existem diversos fatores que precisam ser considerados para entender o porquê de uma rua ser mais larga do que a outra ou uma rua ter um padrão diferente de uma cidade para outra. A rua onde moro tem 9 metros de largura e acredito que seja o padrão atual para as novas ruas da minha cidade, mas vamos considerar os dois fatores que poderiam explicar isso: plano diretor e as ruas antigas.

Plano diretor

De acordo com a Lei 10.257, de 10 de junho de 2001 (Estatuto da cidade), no capítulo III estabelece que as cidades com mais de 20.000 habitantes precisam ter o plano diretor que é aprovado por lei municipal, e é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana de uma cidade. Nele deverão constar, entre outras coisas, os parâmetros para ruas, avenidas, praças, calçadas e outros. Portanto, a largura de uma rua ou avenida poderá ser diferente de cidade para cidade, pois o plano diretor de uma cidade não é o mesmo de outra.

As cidades com menos de 20.000 habitantes não estão obrigadas a ter o plano diretor, exceto quando estiver em situação indicada no capítulo III da referida lei acima. Neste caso, como não há uma regulamentação específica, pode ser que existam ruas ou avenidas com larguras diferentes.

Ruas antigas

O segundo fator que precisa ser considerado são as ruas e avenidas antigas em uma cidade, criadas em uma época onde não havia uma regulamentação específica ou mesmo que houvesse esta regulamentação seria diferente da que existe hoje. Desta forma é muito comum encontrarmos ruas muito estreitas nas regiões mais antigas da cidade, pois foram criadas em uma época não havia tantos automóveis como é hoje e uma necessidade tão grande que temos hoje do tráfico de veículos e pessoas.

Para saber com exatidão qual é a largura de uma via pública deve ter, o correto seria você consultar a prefeitura municipal da sua cidade e informar se a respeito do plano diretor e das regulamentações que o município estabelece para ruas, calçadas e outros espaços públicos. A título de exemplo, coloco aqui um link da Prefeitura de São Paulo que estabelece o padrão para calçada nas ruas do município paulistano.

Estive observando as novas ruas que estão sendo abertas a minha cidade entrar para ver um padrão melhor com ruas bem largas e um padrão interessante de calçada como pode ser visto nessas imagens.

Rua com largura ampla

Calçadas

Na rua da minha casa que fica em uma cidade no interior de São Paulo, a calçada tem três metros de largura. Na minha casa eu fiz um vão central de 1,40 mts que é concretado e 80 centímetros de cada lado que é gramado.

Veja um exemplo na imagem abaixo:

calçada com concreto e grama

Mas esta concepção ocorre pois moro em um condomínio e este modelo de calçada é uma regra do condomínio, apesar de algumas ruas novas próximos daqui também seguir este mesmo padrão e isto em bairro aberto.

Esse padrão de mesclar na calçada concreto com grama é de fato um padrão bastante interessante e certamente deveria ser adotado em todas as cidades de ruas do Brasil. Isso traz muitas vantagens pelo fato de que a área gramada absorve água da chuva, evitando assim de alguma forma que a água se concentre tanto nas ruas, onde surge tanto alagamentos, como acontece em muitas cidades brasileiras.

Também o fato de haver uma área gramada permite que a água penetre no solo, alimentando os lençóis de água subterrânea que é o processo comum e natural que precisa ser respeitado.

Por fim e não menos importante, as calçadas ficariam mais bonitas com área verde mesclado com concreto e tirando um pouco da dureza do excesso de asfalto e concreto que existe em nossa cidade.

Veja mais algumas imagens que fiz no bairro aqui próximo de casa. Essa região esta passando por reformas nas ruas e calçadas:

Novo padrão de calçadas

Mais um exemplo de uma avenida que está passando por reformas:

Novo padrão de calçadas

É preciso lembrar que em outros países há uma preocupação grande com a questão das ruas e aparentemente um planejamento bem melhor do que o que se vê por aqui. São ruas amplas, com calçadas largas e muito, mas muito verde nesses locais.

Veja abaixo um exemplo de uma bela rua no bairro de Mississauga em Torono no Canadá:

Como podem perceber, geralmente as ruas por lá são compostas por uma larga calçada, mas com boa parte dela gramada e uma distância bem grande da construção até a rua, o que garante este respiro. Muitas pessoas gostam do Canadá e Estados Unidos por diversas questões, para mim, uma das coisas que mais me impressiona são as ruas. Como são belas e bem planejadas.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.