Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir escada de alvenaria ou concreto?

Veja uma série de vídeos mostrando como construir um projeto de uma escada de alvenaria e alguns cuidados que você precisa ter a quantidade de graus, altura e outros. Veja as nossas dicas aplicáveis a quem deseja aproveitar o espaço em baixo de escadas para criar um jardim interno visando dar mais vida ao ambiente e melhorar a estética da local.

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

A construção de uma escada em uma casa pode parecer um processo simples mas não é, existem alguns cuidados no que diz respeito ao projeto da mesma afim de evitar problemas no uso dela. Uma escada de alvenaria é um recurso usado em construções de dois ou mais pavimentos e é importante considerar o comprimento da escada, a quantidade e altura de degraus, o tipo do piso que você irá colocar e para isso você precisa considerar se escada ficará na interna da casa ou na área externa, entre outros.

Veja abaixo uma sequencia de três vídeos mostrando diversos aspectos como o projeto e a execução desta importante obra do seu projeto de casa ou sobrado.

Vídeo 1

Este vídeo mostra diversas informações técnicas de como projetar uma escada de alvenaria considerando o seu comprimento, a quantidade de degraus, a altura correta de cada um deles, a largura da escada, entre outros fatores. Bastante didático este vídeo.

Vídeo 2

Este vídeo mostra como é feita a montagem ou a preparação da escada com madeira antes de fazer a colocação do concreto. Esta etapa é importante porque dará a sustentação para a alvenaria.

Vídeo 3

Este vídeo mostra o aspecto prático de um profissional executando a construção de uma escada, mostrando os aspectos práticos de e algumas dicas de como construir os degraus com o concreto

A construção de escadas de concreto inclui etapas como projeto, preparação de fundação, cofragem de edifícios, colocação de barras de aço de reforço, concretagem, acabamento e cura. A construção de escadas de concreto é uma tarefa difícil que exige que um engenheiro estude todos os aspectos e projete-o e uma mão de obra qualificada para construí-lo.

Projetando Escadas De Concreto

Projetar escadas requer conhecimento sobre aspectos de design e estudo do local. Os fatores que influenciam o desenho das escadas são altura do piso, largura das escadas, profundidade dos tirantes, largura das roscas, espessura das escadas,ângulo das escadas, carga aplicada nas escadas e muitos outros aspectos que exigem um engenheiro qualificado projetar as escadas perfeitas.

Fundação e Suporte para Escadas de Concreto

A base sobre a qual a escada de concreto descansa deve ser construída adequadamente para que as cargas das escadas sejam transferidas para o solo com sucesso e para resistir ao movimento das escadas.

Se o rodapé do edifício estiver presente no início da escada, as barras de aço de reforço podem ser conectadas a elas, o que transferirá as cargas. Se nenhum plinto for encontrado, então uma pequena fundação de concreto ou alvenaria de pedra é construída.

Para apoiar as escadas no topo, que restringe o movimento das escadas é geralmente feito para a viga ou laje do telhado.

Reforço de aço para escadas de concreto

Os degraus de concreto devem ser reforçados com barras de aço, de modo que ele carregue as cargas que sobem as escadas e as transfira para o solo. O número de barras de aço e o tamanho das barras devem ser calculados por engenheiros estruturais, dependendo das cargas que chegam às escadas.

Acabamento de escadas de concreto

Uma vez que a fôrma é removida, as escadas podem ser terminadas em muitos modos conforme a exigência do uso. Pode apenas ser terminado usando o trowel ou o flutuador para dar o revestimento concreto, telhas do cimento, granito pode ser instalado para a melhor aparência. Mesmo tapete ou madeira também pode ser usado para terminar as escadas.

Fonte: https://cimentomaua.com.br/blog/confira-dicas-para-construir-uma-escada-de-concreto/

Jardim embaixo da escada é bom? Quais os cuidados necessários?

O espaço sob as escadas pode ser utilizado com uma variedade de formas fascinantes, e a adição de áreas verdes é uma delas. Caso o espaço embaixo delas permita, você pode criar um encantador jardim embaixo da escada e trazer a natureza para dentro da sua casa!

Um pequeno arranjo de plantas variadas sob sua escada não apenas mudará sua forma de ver o espaço, mas também trará a ele muito bom gosto! Além disso, ajudará a manter sua casa com uma referência de tranquilidade e arte moderna.

Você pode misturar plantas com materiais paisagísticos, como cascalho, pedras e outros itens. Além disso, é possível usar acessórios como lanternas, gaiolas de pássaros ou qualquer coisa que o agrade. Confira formas de otimizar seu espaço usando um jardim embaixo da escada!

Jardim embaixo de escadas

Como posso criar um jardim embaixo da escada na minha casa?

Fazer suas escadas se tornarem objeto de decoração nunca foi tão fácil agora que os jardins interiores cresceram em popularidade! De pedras naturais a terra colorida, há uma série de projetos diferentes que irão adicionar um novo ar e tranquilidade para espaços não antes otimizados, como suas escadas:

  • Você pode usar pallets para criar vasos naturais e belos que podem abrigar diferentes tipos de plantas. Você pode conseguir esses produtos em feiras e supermercados de graça, usando sua criatividade para pintá-los à gosto e revestindo-os para que a terra não vaze.
  • O uso de pedras também pode otimizar muito a bagunça e facilitar a manutenção do jardim! Para isso, use-as em cima da terra de forma que não firam as raízes das plantas e permita que haja pequenos espaços para que ela se desenvolva com facilidade.
  • Você pode também implantar um sistema de irrigação automática, que mantenha as plantas sempre úmidas e prontas para crescer. Para isso, use sprinklers pequenos que sejam ativados diariamente em um horário pré-definido. Eles podem ser encontrados em lojas de construção.
  • É importante para a criação de um jardim neste local que o ambiente receba luz diariamente. Assim, suas plantas se desenvolverão e estarão sempre bonitas!
  • Caso esse não seja o caso, invista em plantas que não precisam de muita luz para crescerem, como a Babosa de Pau, o Antúrio, a Begônia e a Bromélia. Além de serem belas, elas ainda permitem que você não precise se focar tanto na manutenção do seu jardim.
  • O uso de plantas artificiais também pode ser usado, principalmente onde haverá maior dificuldade para irrigar as plantas e também a incidência de luz natural. Mas é preciso tomar cuidado ao usar este tipo de estratégia para não criar um jardim muito artificial e assim perder o valor que ele efetivamente poderá agregar.

Cuidados essenciais para ter um jardim embaixo da escada

Inicialmente, é preciso conhecer suas plantas. Procure manter um padrão de cuidados na hora de plantá-las, investindo em tipos que precisam de cuidados semelhantes. Não misture plantas que precisam de bastante água com plantas que sobrevivem em ambientes secos, por exemplo.

Evite também plantar opções que demandem muita atenção diária. Assim, quando for viajar ou passar um tempo fora de casa, poderá sair sem se preocupar que, quando voltar, algumas delas estarão murchas ou mortas.

Plantar flores também não é uma ideia muito boa para quem quer otimizar os cuidados com o jardim embaixo da escada. Elas costumam durar pouco e podem deixar o jardim feio ao morrer. É importante também saber o tipo de terra favorito de cada uma de suas plantas, apostando em similaridade.

Agora que você já sabe como ter um jardim embaixo da escada, use as dicas acima para criar um espaço diferenciado e bonito, deixando o ambiente com a sua cara e trazendo um novo ar a um espaço que antes parecia sem uso. Boa sorte!

 

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.