Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir escada de alvenaria ou concreto?

Veja uma série de vídeos mostrando como construir um projeto de uma escada de alvenaria e alguns cuidados que você precisa ter a quantidade de graus, altura e outros.

A construção de uma escada em uma casa pode parecer um processo simples mas não é, existem alguns cuidados no que diz respeito ao projeto da mesma afim de evitar problemas no uso dela. Uma escada de alvenaria é um recurso usado em construções de dois ou mais pavimentos e é importante considerar o comprimento da escada, a quantidade e altura de degraus, o tipo do piso que você irá colocar e para isso você precisa considerar se escada ficará na interna da casa ou na área externa, entre outros.

Veja abaixo uma sequencia de três vídeos mostrando diversos aspectos como o projeto e a execução desta importante obra do seu projeto de casa ou sobrado.

Vídeo 1

Este vídeo mostra diversas informações técnicas de como projetar uma escada de alvenaria considerando o seu comprimento, a quantidade de degraus, a altura correta de cada um deles, a largura da escada, entre outros fatores. Bastante didático este vídeo.

Vídeo 2

Este vídeo mostra como é feita a montagem ou a preparação da escada com madeira antes de fazer a colocação do concreto. Esta etapa é importante porque dará a sustentação para a alvenaria.

Vídeo 3

Este vídeo mostra o aspecto prático de um profissional executando a construção de uma escada, mostrando os aspectos práticos de e algumas dicas de como construir os degraus com o concreto

A construção de escadas de concreto inclui etapas como projeto, preparação de fundação, cofragem de edifícios,colocação de barras de aço de reforço, concretagem, acabamento e cura.A construção de escadas de concreto é uma tarefa difícil que exige que um engenheiro estude todos os aspectos e projete-o e uma mão de obra qualificada para construí-lo.

Projetando Escadas De Concreto

Projetar escadas requer conhecimento sobre aspectos de design e estudo do local.Os fatores que influenciam o desenho das escadas são altura do piso,largura das escadas, profundidade dos tirantes, largura das roscas, espessura das escadas,ângulo das escadas, carga aplicada nas escadas e muitos outros aspectos que exigem um engenheiro qualificado projetar as escadas perfeitas.

Fundação e Suporte para Escadas de Concreto

A base sobre a qual a escada de concreto descansa deve ser construída adequadamente para que as cargas das escadas sejam transferidas para o solo com sucesso e para resistir ao movimento das escadas.

Se o rodapé do edifício estiver presente no início da escada, as barras de aço de reforço podem ser conectadas a elas, o que transferirá as cargas.Se nenhum plinto for encontrado, então uma pequena fundação de concreto ou alvenaria de pedra é construída.

Para apoiar as escadas no topo, que restringe o movimento das escadas é geralmente feito para a viga ou laje do telhado.

Reforço de aço para escadas de concreto

Os degraus de concreto devem ser reforçados com barras de aço, de modo que ele carregue as cargas que sobem as escadas e as transfira para o solo.O número de barras de aço e o tamanho das barras devem ser calculados por engenheiros estruturais,dependendo das cargas que chegam às escadas.

Acabamento de escadas de concreto

Uma vez que a fôrma é removida, as escadas podem ser terminadas em muitos modos conforme a exigência do uso.Pode apenas ser terminado usando o trowel ou o flutuador para dar o revestimento concreto,telhas do cimento,granito pode ser instalado para a melhor aparencia.Mesmo tapete ou madeira também pode ser usado para terminar as escadas.

Fonte:

https://cimentomaua.com.br/blog/confira-dicas-para-construir-uma-escada-de-concreto/

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade