Dicas e informações sobre casa e construção

Móveis planejados e adaptáveis para ambientes multifuncionais

Veja alguns vídeos de design de móveis com peças que mudam facilmente e com muita praticidade. Ótima solução para espaços pequenos como apartamentos e casas. Impressionante.

Você já pensou em uma caixa que vira uma mesa, um puff que se transforma em várias cadeiras? Quem sabe uma mesinha que pode ser transformada em uma ampla mesa de jantar para inúmeras pessoas ou ainda um conjunto estofado que pode ser transformado em um beliche?

Sim, tudo isso é possível quando os móveis e objetos de uma casa são planejados para se transformarem de acordo com a necessidade. A justificativa para isso pode ser o fato de termos imóveis cada vez menores e função da falta de espaço para a construção de casas e apartamentos para moradia. Desta forma, destinar um espaço da casa apenas para um sofá pode não ser a melhor alternativa. Se esse sofá for adaptável e assumir outras funções, seria muito bom.

Ambientes multifuncionais

Isto tem um nome: ambientes multifuncionais, onde cada coisa assume mais de uma função. Nos vídeos abaixo você verá algo impressionante com esses móveis planejados, adaptáveis e que podem assumir múltiplas funções em uma casa. Os vídeos são da empresa Resource Furniture de Nova Iorque nos Estados Unidos.

Esse segundo vídeo que mostra outros tipos de móveis adaptáveis para ambientes multifuncionais. Vale a pena ver:

20 DICAS e idéias para móveis e espaços multiusos

  1. Cama armário: Uma cama com certa elevação do chão e com um bom espaço para armários multiusos, é uma excelente ideia para economizar espaço e utilizar bem um móvel.
  2. Estante e mesa: Uma estante com que ao mesmo tempo é uma mesa para escritório ou home office, ao conjugar os dois móveis em um único móvel é possível ganhar espaço e economizar.
  3. Cozinha embutida: Uma cozinha que ao mesmo tempo é uma sala de jantar, integrada e separada ao mesmo tempo. Como é possível? Colocando portas que cubram a pia e área de serviço, quando não estiver utilizando é só fechar as portas.
  4. Mesa de centro com gavetas: Uma bom ideia para dar charme e funcionalidade a sala de estar, a mesa de centro normal com algumas gavetas ou prateleiras para livros embaixo.
  5. Mesa dobrável: Um clássico nos móveis multiuso, já que traz bastante funcionalidade para o ambiente além de ser fácil de transportar. Há modelos que podem ser fixados na parede e assim oferecer mais comodidade, sem contar que não ocupa o espaço do ambiente.
  6. Mesa ou bancada com prateleiras embaixo: Uma bancada é sempre importante em uma cozinha, mas porque não utilizar o espaço embaixo como prateleiras e armários pra guardar outros itens da cozinha?
  7. Mesas que aumentam de tamanho: Bem útil e funcional para quem mora sozinho e eventualmente recebe parentes, é possível ter uma mesa pequena e grande ao mesmo tempo.
  8. Roupeiros e armários para fazer divisórias da casa: Utilizar um roupeiro ou armário alto para fazer a divisão de cômodos pode ser uma boa ideia para ganhar espaço.
  9. Sofá cama: Outro clássico dos móveis multiusos, o sofá cama pode ser dobrado e desdobrado conforme a necessidade e servir as duas funções. Este tipo de sofá pode ser encontrado tanto nos modelos bicama que é um modelo mais simples, como nos modelos retráteis que permite a expansão do estofado, transformando-o em uma cama.
  10. Nichos ou módulos: Os nichos ou módulos são muito versáteis para utilização em vários ambientes. Podem vir em cores vibrantes e dar um design jovem ao local.
  11. Bancada de cozinha mais mesa: Uma mesa com bom tamanho e banquetas que caibam embaixo da mesa bancada, são uma excelente maneira de economizar espaço na cozinha com charme.
  12. TV giratória: Uma televisão que sirva para o quarto e ao mesmo tempo para a sala, é possível? Sim se a estrutura de divisão entre quarto e sala for um painel giratório para TV. É importante considerar que os ambientes precisam ser abertos para que a mesma possa ser girada e vista de ambos os lados.
  13. Mesa de centro + baú: Uma mesa de centro rústica que sirva como baú para guardar diversos pertences parece ser uma boa pedida para economizar espaço e ganhar funcionalidade
  14. Escada + armário: Um armário debaixo das escadas parece ser genial, e é. Já que que um espaço antes completamente inutilizado, virou um excelente espaço para gavetas ou uma estante funcional.
  15. Cama mais closet: Uma cama um pouco mais alta que guarda um closet em baixo? Sim é espetacular. A cama pode ser erguida e em baixo estão as roupas de uso.
  16. Mesa espelho: Outra ideia interessante, uma prateleira grande que pode ser juntada a parede (é flexível) e por baixo tem um lindo espelho que serve para a decoração.

Veja só este interessante vídeo, sobre mesa espelho.

https://www.youtube.com/watch?v=S_P8Y_zfFGU

REFERÊNCIAS

Canal You Tu Be Core 77.  Vídeo. Móveis de economia de espaço projetados por italianos. Acesso em 14/8/19. Link. 

Canal You Tu Be Diycore com Karla Amadori. Vídeo: DIY - MESA & ESPELHO DOBRÁVEL.  Acesso em 14/8/19. Link. 

Pequenos espaços Casa e Jardim - Truques para ampliar 22 apartamentos de 25 a 70 m². Por Casa e Jardim. Acesso em 14/8/19. Link. 

Guia de Decoração Pequenos Ambientes 04. Editado por On Line Editora. Acesso em 14/8/19. Link. 

Onde posso encontrar mais sobre o assunto?

DESIGN - História, Teoria e Prática do Design de Produtos. Por Bernhard E. Bürdek. Acesso em 14/8/19. Link. 

Guia 1001 Dicas Para Quartos & Closets, Volume 1. Por On Line Editora, Decoração On Line Editora. Acesso em 14/8/19. Link. 

Decore sua Casa 24 - Pequenos Ambientes. Por On Line Editora. Acesso em 14/8/19. Link.

Matéria com vídeos: "20+ Móveis multifuncionais que foram feitos para locais pequenos". Site Incrível Club.  Acesso em 14/8/19. Link.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade