Dicas e informações sobre casa e construção

Como contratar um pedreiro para construir sua casa

Veja algumas dicas importantes para quem pretende contratar um pedreiro para a construção de uma casa ou de uma forma, como avaliação do preço, do perfil do profissional e de toda a sua equipe.

Dentre todas as preocupações que você deve ter com a construção de uma casa, a contratação da mão de obra certamente estará no topo da sua lista, isto ocorre por pelo menos dois bons motivos. O gasto com a mão de obra é alto em uma construção e geralmente muitas pessoas têm muitas dificuldades para se relacionar-se com pedreiros, mestre de obras e sua equipe. Você já deve ter ouvido muitas histórias de pessoas que tiveram dificuldades com esses profissionais e, portanto a preocupação na contratação de um pedreiro que seja idôneo é sem dúvida nenhuma algo absolutamente justificável.

Abaixo algumas dicas que poderão ajudar ou pelo menos minimizar o risco de você contratar um pedreiro de forma inadequada.

Avalie o preço

Durante o período em que estiver à procura de um pedreiro para construção da minha casa, conversei com vários e pedi orçamento a alguns, conversei também com diversas pessoas que estavam construindo ou reformando. Os valores variam muito de um profissional para o outro, isto considerando o mesmo padrão de construção, já que os valore que eles cobram depende muito do tipo de casa que será feito. Por exemplo, uma casa térrea tem o valor de mão de obra de menor do que um sobrado, mas mesmo quando eram casas do mesmo padrão havia muita variação de preço de um caso para outro. A dica é pesquisar bastante e nunca fechar contrato com o primeiro pedreiro que você encontrar.

Visite uma casa que ele fez

pedreito mestre de obras construtor

A segunda dica que dou é você visitar pelo menos uma casa que ele tenha feito, isto é necessário pois a qualidade do trabalho de um pedreiro pode variar muito e se você não conhece bem, então é preciso verificar que tipo de produto ele entrega, a qualidade no acabamento, os cuidados com os detalhes na construção, entre outros aspectos. Se você não puder visitar uma obra, tente conversar com uma pessoa que já foi cliente dele para saber como é o seu trabalho. Este cuidado poderá ajudar você a evitar contratar um pedreiro que não atenderá à suas expectativas de qualidade de execução de projeto de casa.

Perfil da pessoa e sua equipe

A terceira dica é você avaliar o perfil do pedreiro e das pessoas que fazem parte da sua equipe de trabalho. Neste caso deve ser levado em conta que você não desejaria colocar dentro da sua casa, ainda que ela esteja em construção, pessoas de má índole ou que apresentem um perfil duvidoso quanto à postura e comportamento ético. Existem casos de pessoas que tiveram muitos problemas com esses tipos de profissionais, embora não podemos generalizar e pensar que isto irá acontecer em todos os casos. O que estou defendendo aqui é você fazer uma análise do perfil dos profissionais, afinal, como em qualquer atividade há pessoas boas e pessoas ruins, temos de analisar bem para não fazer uma contratação errada.

Faça um contrato

Finalmente outra dica importante e quanto ao contrato de trabalho que pode ser celebrado entre as partes. Muita gente não dá importância para este fato e acaba fazendo uma contratação informal, mas o correto é fazer um contrato onde fique especificado quais os valore serão pagos e em quais condições, o que deve ser feito na construção, quais os prazos e as demais condições de trabalho. Um contrato poderá ajudar muito a delinear o andamento do projeto e deixar claro para as duas partes a responsabilidade de cada uma delas e o seu devido cumprimento.

Mantenha uma boa comunicação

Um contrato é útil, mas uma boa comunicação certamente ajudará muito a resolver problemas e sobretudo de evitá-los. Geralmente pedreiros não trabalham com um planejamento debaixo do braço, eles são muito momentâneos e estar constantemente em contato, discutindo, alertando e ouvindo também é fundamental.

Então, mesmo depois de tudo acertado, tenha em mente que o seu papel em acompanhar a obra e contribuir com uma boa comunicação poderá inclusive ajudá-lo no desenvolvimento do seu trabalho.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade